Há algumas semanas, analisamos Liberation Maiden, primeiro
título do Guild01, coletânea lançada no Japão pela Level-5 e idealizada por
grandes nomes da indústria. O game é, provavelmente, um dos melhores
disponíveis no eShop do Nintendo 3DS. Pouco tempo depois, o segundo título foi
lançado. Aero Porter é um jogo bem mais simples que a contribuição de Suda 51
para a coletânea. Criado por Yutaka Saito, desenvolvedor de jogos como o
consagrado Seaman (DreamCast) e o Odama, o inovador pinball lançado para
GameCube, o título é focado na administração de um aeroporto por meio de uma
bizarra simulação de um bagageiro. Será que a ideia é boa ou é tão idiota como
parece?
Simplicidade complexa
A primeira coisa que deve ser dita nesta análise é que este
jogo não é para qualquer um, mas, caso você se interesse, está com sorte, já
que este é um dos games mais viciantes disponíveis no eShop. O funcionamento do
título é o seguinte: as duas telas do portátil são ocupadas por vários andares
de esteiras circulares e coloridas, sendo que cada uma representa um voo saindo
do seu aeroporto. Conforme o tempo vai passando, malas de cores correspondentes
às esteiras vão caindo no andar mais alto e ficam girando sobre sua esteira. Cabe
a você levá-las ao local correto para que o avião possa partir com todas as
bagagens corretas. Parece complicado? E é mesmo! Para levar as malas ao lugar
correto, você deverá utilizar os dificílimos controles do jogo: R para criar
rampas para baixo e L para rampas para cima. Sim, é só isso! No entanto, o jogo
exige tanta concentração para que essa tarefa seja realizada que você mal
perceberá que só está apertando dois botões. Isso porque diversas malas de
cores diferentes devem ser conduzidas simultaneamente, de forma que deve-se
estar atento a todas as esteiras e malas que lá se encontram. Ao finalmente
juntar malas da cor correta na esteira correspondente, você deve embarcá-las
para que o avião siga sua viagem.
Isso é o que você verá o tempo todo... |
Para complicar ainda mais, os voos devem sair nos horários
agendados, ou seja, caso você não consiga carregá-lo a tempo, a partida será
cancelada e você deverá pagar uma multa. Contudo, o jogo também recompensa aos
que conseguem carregar vários aviões de uma vez, com combos que multiplicam sua
pontuação e sua grana. No meio de toda essa bagunça, ainda caberá a você
detectar ameaças e malas suspeitas, dar prioridade para aviões particulares (como
o de um político importante, por exemplo) e até abastecer suas esteiras com
combustível para que elas não parem de girar. No decorrer das missões, você
será presenteado com habilidades que facilitam o progresso, como a capacidade
de apagar as luzes em determinadas esteiras para economizar combustível e
outras regalias. Mas não pense que isso tornará a tarefa muito mais fácil. O
foco do título é desafiar o jogador e levá-lo aos seus limites de concentração!
O que importa é a jogabilidade!
O maior desafio é não embarcar malas erradas |
Como já dito, todo o jogo se passa nas esteiras de bagagem
do aeroporto, de forma que não há muito a se falar da qualidade gráfica do
game. É tudo muito simples e cru, de maneira que nem efeito 3D o título possui
- apesar de que você nem teria tempo de perceber, já que estaria muito
concentrado tentando levar aquela mala rosa ao andar mais baixo sem levar a
azul, a verde e a laranja juntas. Mas isso não quer dizer que o título seja
ruim ou mal acabado. Ocorre que o visual é completamente compatível com a
proposta, sendo algo simples e funcional. O jogo também praticamente não possui
músicas, estando limitado aos efeitos sonoros que tentam emular um aeroporto.
Apesar da simplicidade, o visual até tem seu charme, mesmo que este seja o
ponto mais fraco do pacote.
Simulador sem estímulo
Do nosso primeiro avião a gente nunca esquece! |
Talvez o maior problema de Aero Porter seja a falta de
compromisso com seu próprio objetivo. Isso porque o jogo se vende como um
simulador, mas ao mesmo tempo não leva sua própria proposta a sério, já que
depois de algumas poucas missões, você é liberado para apenas bater seus
recordes, deixando de lado o dia a dia do seu aeroporto. Para alguns isso pode
até ser bom, já que é inegável a diversão proporcionada ao tentarmos superarmos
a nós mesmos. No entanto, ao fazer isso o jogo foge da sua proposta e, a
evolução do aeroporto é interrompida repentinamente e o propósito do título
muda.
Aero Porter é um jogo muito competente, e, considerando que
faz parte de uma coletânea com mais três títulos, pode ser considerado também
muito completo. No entanto, sua complexidade pode afastar alguns e o desvio de
seu próprio gênero pode diminuir muito o fator replay para outros. Além disso,
este é um jogo que exige concentração, não possui visuais bacanas e nem o
efeito 3D é aproveitado. Caso você consiga relevar tudo isso, temos um dos
jogos mais desafiadores e viciantes do eShop. Recomendado, mas não para todos.
Prós
- Viciante e complexo;
- Preço acessível;
- Proposta inovadora.
Contras
- Gráficos simples;
- Sem efeito 3D;
- Mudança de foco pode afastar jogadores.
Aero Porter – eShop/Nintendo 3DS – Nota final: 7,5
Visual: 5,5 | Som: 5,5 | Jogabilidade: 8,0 | Diversão: 8,5
Revisão: Alex Sandro