Perfil: Necromorphs (Dead Space)

em 02/11/2012

Esqueça zumbis, vampiros, lobisomens ou qualquer outro monstro horrível do terror. A ficção pode criar criaturas muito mais terríveis do q... (por Unknown em 02/11/2012, via Nintendo Blast)

Tenha medo... Muito medo!

Esqueça zumbis, vampiros, lobisomens ou qualquer outro monstro horrível do terror. A ficção pode criar criaturas muito mais terríveis do que seus piores pesadelos. E é nesse lugar obscuro da imaginação humana que nasce um dos monstros mais terríveis do mundo dos jogos eletrônicos: os necromorphs. Respirem fundo e preparem-se para conhecer as mais diversas formas desses seres bizarros e terríveis que habitam as profundezas do espaço no universo de Dead Space.

No espaço, ninguém pode ouvir o seu grito

Tecnicamente, os necromorphs podem ser definidos como seres feitos de corpos reanimados dos mortos, transfigurados em formas horrendas devido a uma infecção de origem extraterrestre. E além de causar sustos e complicar a vida do corajoso engenheiro espacial Isaac Clarke, (ou de Nathan McNeill em Dead Space: Extraction, um título da franquia exclusivo para o Wii) eles têm como único propósito o que toda “espécie” que quer sobreviver tem: espalhar a infecção e criar mais corpos para manter esse ciclo de terror.

Sai prá lá, bicho feio!

Uma vez que o vírus toma conta do hospedeiro morto, o processo de transformação dos cadáveres é extremamente rápido e violento. As funções celulares entram em colapso (alterando até mesmo o DNA), os ossos são quebrados e as carnes e vísceras são retorcidas e recombinadas em novas formas (eca!). A força descomunal desses monstros se deve, em grande parte, aos seus órgãos vitais e intestinos, que tornando-se supérfluos à sobrevivência da criatura, transformam-se em músculos que aumentam sua força.

Agora a coisa fedeu...

O tecido rosado e grudento que cobre seu corpo garante à maioria dos tipos de necromorphs a capacidade de aderir a qualquer tipo de superfície. Além disso, sua estrutura corporal e metabólica é tão adaptada a ambientes hostis, que o monstro é capaz de sobreviver em qualquer local, inclusive o vácuo do espaço. Por esse motivo, eles podem sobreviver a perdas massivas de sangue ou golpes mortais, sendo possível matá-los apenas através do desmembramento das partes de seus corpos.

Não é bem claro se os necromorphs possuem algum tipo de nível de inteligência, ou mesmo consciência. Na maior parte do tempo, eles são ferozes e agressivos contra qualquer ser que possa lhes representar ameaça, exibindo um comportamento animal instintivo. Alguns tipos costumam apenas perambular pelos cantos em busca de alvos para contaminar e outros até podem preparar armadilhas e ciladas para atrair suas vítimas à morte certa. Ou seja, são seres que ninguém gostaria de ter por perto.

Bem na cabeça!

O terror assume uma nova forma

Existem tantos tipos de necromorphs, quanto roupas diferentes no guarda-roupa do Mario. Desde os mais assustadores que fazem você sentir um arrepio só de ouvir seus gemidos terríveis vindos de algum lugar, até os mais bizarros que, apesar de não amedrontarem muito, não devem ser subestimados.

Todo cuidado é pouco  Atire primeiro, pergunte depois

Isaac encontrará vários desafios pelo caminho ao longo de sua jornada e os necromorphs são, de longe, o obstáculo mais difícil. Saber quais armas utilizar e aprender o padrão de comportamento de cada um desses monstros é essencial para manter-se vivo e são nesse pesadelo real. Como a maioria dos necromorphs podem ser eliminados via desmembramento, o clássico Plasma Cutter deve dar conta do serviço, mas contra inimigos mais ferozes outras armas do arsenal do nosso herói fazem-se necessárias.

Então, a seguir seguem os principais tipos de necromorphs encontrados na série, com suas características e algumas dicas importantes para lidar com cada uma dessas aparições horrendas:

  • Slashers

A hora do terror começa O Slasher é provavelmente o primeiro tipo de necromorph que o corajoso Isaac enfrenta. Esse ser desfigurado possui ossos em formato de foices no lugar dos braços e com elas é capaz de rasgar qualquer carne. Eles são rápidos e mortais, então é sempre bom estar com a arma na mão quando avistar um, porque mesmo atingido ele ainda pode rastejar atrás de seu alvo. Algo interessante é que ao longo, se tiver sorte, Isaac pode utilizar os braços desses monstros como armas poderosas através do poder da kinesis.

  • Infectors

Disseminando a infecção

Esses monstros voadores são extremamente rápidos e utilizam suas asas para pairar e segurar suas vítimas. Fazendo jus ao seu nome, eles adoram propagar o vírus mortal e infectar cadáveres. São eles os responsáveis por criar necromorphs a partir de tecido morto. É quase impossível abatê-los enquanto estão atacando um corpo no chão, mas como eles tendem a evitar carne viva, ao largarem sua presa é simples estourá-los com alguns tiros, isso é claro, se eles não o virem como uma ameaça.

  • Cysts

Esses pequeninos podem dar trabalho

Eles parecem gigantescas bolas infectadas com espinhos, que são ativados quando algum alvo se aproxima. Por isso, é bom não chegar muito perto dessa criatura e acertá-la à distância para evitar maiores problemas.

  • Leapers

O horror pode surgir de qualquer lugar

Os Leapers possuem uma longa cauda com um ferrão no final, ao invés de pernas. Eles rastejam por paredes e tetos (o que significa susto na certa!). São rápidos, ágeis e ainda conseguem desviar de alguns tiros. Pisões e o uso da stasis pode atordoar esses bichões, dando oportunidade para desmembrá-los.

  • Pregnants

Uma gravidez nem um pouco desejada

Como o nome já diz, os Pregnants (gestantes, em inglês) têm uma barriga inchada carregada de pequenos Swarmers. Portanto, muito cuidado na hora de mirar, porque se estourar sua barriga, além de ter de se livrar dos Swarmers, terá que lidar com um Pregnant rastejante louco para atacar.

 

  • Packs

Pequenos horrores

Lidar com um ou dois desses monstrinhos em um combate corpo a corpo é relativamente fácil. Mas, se você se deparar com um grupo deles em torno de você, mate-os rapidamente! Como eles são extremamente rápidos, fugir não é a melhor saída e incinerá-los é sempre uma boa solução.

 

  • Puker

Vomitando a morte

Ao vê-los, mantenha distância. Essas aberrações com a face derretida disparam jatos de uma gosma corrosiva e altamente letal na direção do alvo. Além disso, ainda podem disparar uma gosma pegajosa que retarda os movimentos da vítima. Ataques de longe são ótimos para neutralizar esses monstros terríveis.

  • Swarmers

Crias malignas!

São seres pequenos e rastejantes que costumam se locomover em enxames na direção do alvo. Fica difícil mirar neles para destruí-los com precisão e quando um grudar em você, não receie em arrancá-lo à força e esmagá-lo antes que ele cause um verdadeiro estrago.

  • Spitters

Mais horror!

Ele é uma variação do Slasher, mas possui um ataque à distância devastador. Para matá-lo, valem as mesmas táticas utilizadas contra os Slashers, mas lembre-se de que cuidado nunca é demais ao lidar com qualquer tipo de necromorphs, especialmente este.

 

 

  • Lurkers

Terror infantil

Quando você imaginava que o vírus não poderia criar nenhuma criatura mais horrível do que as vistas anteriormente, eis que surge o Lurker. Esses bebês infectados possuem tentáculos nas costas e lançam farpas venenosas por eles quando percebem alguma ameaça. E justamente sua maior fonte de ataque é seu ponto vulnerável, então corte seus tentáculos rapidamente para eliminá-lo!

 

  • Guardians

As paredes tem olhos, ouvidos e muito mais...

Esses necromorphs de forma muito humanoide sempre aparecem grudados em paredes com tentáculos aterrorizantes saindo de seus interiores. Seus golpes são tão mortais que apenas um deles é capaz de matar sua vítima, o que significa que correr não é a melhor escolha. Além disso, ele ainda é capaz de vomitar coisas de seu estômago direto no chão, então é bom tomar cuidado e arrancar seus tentáculos antes que ele possa atacá-lo novamente.

  • Exploder

Esse saco não é tão bonito quanto parece

Eles parecem prontos para a festa quando aparecem carregando um gigantesco saco luminoso em uma das mãos. Porém, eles não estão nem um pouco a fim de comemorar: caso a vítima se atreva a destruir o saco, ele explodirá ferindo mortalmente o oponente. Portanto, melhor atacar de longe e com muito cuidado para evitar lesões sérias a sua saúde.

  • Crawlers

Porque caminhar é muito mainstream

Você pode até ficar com pena desses pobres bebês mutantes desfigurados, mas quando um deles explodir na sua frente espalhando uma gosma letal, certamente sua opinião mudará. Crawlers andam de cabeça para baixo e carregam barrigas inchadas pela infecção, então melhor usar a stasis para desacelerá-los e destruí-los à distância antes de pensar em um ataque direto.

 

  • Dividers

Dividindo e conquistando

O sistema de defesa desses necromorphs é bem sofisticado. Quando atacado, seu corpo se divide em partes menores que partem para atacar o alvo. Como esses pedaços são rápidos, é preciso estar bem alerta para não ser atacado desprevenido por qualquer canto, por uma dessas pequenas aberrações.

 

 

  • Nests

Terrores múltiplos

Esses necromorphs imensos de três braços possuem pontos vulneráveis de coloração amarela. O único problema é que por esses pontos eles podem disparar projéteis perigosos. Tiros certeiros podem destruir seus pontos vitais e matá-los na mesma hora, mas se a mira não for precisa, será necessário desmembrar braço por braço para se livrar dessa praga espacial.

 

 

  • Brutes

Esses monstros são realmente enormes e podem ser intimidantes. Mas, ao lembrar que seus ombros e joelhos são seus pontos fracos, eles deixam de ser tão aterrorizantes. São alvos ótimos para descarregar stasis, especialmente para impedir que lancem terríveis projéteis contaminados de seus ventres.

O medo em sua forma mais brutal!

  • Stalker

Esse aqui não é bobo não!

Ele pode ser considerado o mais inteligente entre os necromorphs. Ataca geralmente em grupos flanqueando sua presa por todos os lados. Ele é silencioso e costuma se aproximar de seu alvo lentamente, o que torna difícil percebê-lo antes que um ataque mortal seja evitado. Diferentes dos outros monstros de sua espécie, seu corpo é formado por restos de animais e sua tática de ataque consiste em permanecer escondido, correndo em investida quando avista uma ameaça. A melhor maneira para se livrar desse horror ambulante é andar próximo às paredes quando perceber a aproximação de um deles e arrancar seus membros rapidamente para terminar o serviço.

Existem ainda outros tantos tipos de necromorphs que Isaac irá encontrar em sua missão no espaço. Mas em geral, a regra máxima do jogo para derrotar esses monstros permanece: desmembrá-los. E caso ele se depare contra um inimigo que não seja tão fácil de retalhar, eles normalmente terão um ponto de fraqueza que com alguns tiros certeiros pode ser destruído. Vale lembrar também que utilizar a stasis para desacelerar necromorphs rápidos, ou mesmo grupos deles, é sempre útil para poupar munição, vida e uma morte nem um pouco agradável de se ver.

Jogos em que aparecem: Dead Space (PC, PS3, Xbox), Dead Space 2 (PC, PS3, Xbox), Dead Space: Extraction (Wii)

Eu gosto de abraços, mas isso já é demais!

Os necromorphs certamente são as criaturas mais horrendas, assustadoras e mortais que qualquer jogador já teve a infortúnio de encontrar. Seus gemidos e gritos de dor na escuridão do espaço tornam a experiência de jogar qualquer capítulo da série Dead Space em um verdadeiro tormento (especialmente se for à noite). E encarnando Isaac, o jogador precisa ser corajoso enquanto o engenheiro tenta resolver os mistérios que cercam essas bestas infernais ao mesmo tempo em que ele luta para sobreviver em meio a um pesadelo que parece não ter fim.

Revisão: Catarine Aurora

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).