"O GamePad é o melhor controle que a Nintendo já fez para FPS. Este é o melhor controle que a Nintendo ofereceu para jogar games hardcore."
Em Aliens: Colonial Marines, Pitchford explicou que o GamePad poderá ser utilizado como um rastreador, além de uma tela de mapa. O presidente da Gearbox ainda disse que gosta da capacidade do Wii U em permitir que se jogue na tela do controle e que a tecnologia do novo console da Nintendo é diferente da proporcionada pela Sony com a combinação PS3 + PSVita e o SmartGlass, da Microsoft:
"Com o Wii U, a Nintendo se comprometeu com isso. É direto, rápido e imediato. O SmartGlass e Vita apresentam a mesma ideia, mas não tem o mesmo comprometimento da Nintendo. Claro que há coisas que você pode fazer em todos os três, sem impacto negativo, entretanto, por causa do comprometimento da Nintendo, algo feito no Wii U pode não funcionar tão bem no SmartGlass ou no crossplay entre o PSVita e o PlayStation 3."
O uso do GamePad no Wii U proporcionará a mesma experiência para todos os proprietários do console pois, diferentemente do crossplay entre o Vita e o PS3 (no qual o portátil pode ser usado como um controle nos jogos) e o SmartGlass (que basicamente funciona mais como uma segunda tela no X360), os recursos não são opcionais e estão à disposição de todos.