Iwata fala sobre os futuros Zelda e Mario, ceticismo com o Wii U e a filosofia da Nintendo

em 29/11/2012

Em uma recente entrevista ao site IGN , Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, respondeu inúmeras questões. Entre os temas abordados esta... (por Alex Sandro de Mattos em 29/11/2012, via Nintendo Blast)

"Eu já disse: você só saberá o que é o Wii U quando tiver um em mãos"
Em uma recente entrevista ao site IGN, Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, respondeu inúmeras questões. Entre os temas abordados estavam os próximos títulos das séries Mario e Zelda, a filosofia da empresa em não usar o termo "sucesso", o ceticismo que a Big N sofre antes do lançamento de seus consoles, a ausência de um sistema de conquistas e a parceria com third parties. Confira as declarações de Iwata:

"Eu sempre e estritamente digo aos empregados da Nintendo a nunca usarem o termo "sucesso" para descrever nosso próprio desempenho. Se chamamos um resultado qualquer de nossos esforços de "sucesso"... nós poderíamos aplicar o sucesso como padrão para futuros projetos, e acabaríamos não tentando fazer o melhor ou não fazer algo que é de uma natureza muito diferente."
"A Nintendo visa criar algo melhor do que já está presente no mundo. Acreditamos que isso pode acontecer ao criar algo sem precedentes. Desde o Game & Watch e NES, todos os hardwares da Nintendo foram desenvolvidos de forma consistente com essa filosofia. No final, tudo depende do tipo de oportunidades maravilhosas de entretenimento que uma plataforma de hardware pode oferecer. Nossos esforços estão apenas começando e nós continuaremos nos empenhando."
"...aí eu apareci e DS e Wii
venderam mais que picolé de
cogumelo em Desert Hill"
A Nintendo optou por seguir a linha da inovação e, assim como o Wii, focou-se nas novas possibilidades de jogabilidade envoltas do controle, desta vez com o GamePad do Wii U. Obviamente, quando algo novo é lançado, há uma mesclagem de ansiosidade e ceticismo por parte do público e crítica. Assim como aconteceu com o DS e o Wii, ele ressaltou a importância de testar o novo console a fim de compreender a nova experiência de entretenimento:
"As novas interfaces de usuários que a Nintendo criou muitas vezes enfrentam opiniões céticas antes de um lançamento de hardware, mas acabaram se tornando, de fato, padrões da indústria. É um desafio transmitir atrações que são difíceis de entender, a menos que você realmente tenha em mãos e experimente. É, especialmente, assim com o Wii U, porque ele possui um potencial de entretenimento sem precedentes."
Iwata também comentou sobre as reclamações de usuários na demora para baixar atualizações para novos aplicativos no console e disse que a Big N continuará a expandir a experiência dos usuários com avanços e melhorias:
"Pessoalmente, acho que os usuários deveriam ser capazes de utilizar todas as funções do console assim que ele abre a caixa. Então, eu sinto muito pelo fato dos compradores do Wii U terem a experiência de atualização, que leva muito tempo e pelos serviços não estarem disponíveis no lançamento do hardware."
O presidente da Nintendo chegou a comentar as duras críticas de que a Nintendo ainda continua "cega" em oferecer experiências como, por exemplo, a ausência de Achievements e Trophies, os sistemas de conquistas presentes no Xbox 360 e PlayStation 3, respectivamente. Para Iwata, oferecer uma nova proposta com o Wii U é o objetivo e a arma para isso é o Miiverse:
"Nós não achamos que oferecer os mesmos recursos que já existem em outras comunidades online seria a melhor proposta para os jogadores mais experientes. A Nintendo deu uma grande atenção para a dinâmica de pessoas que jogam videogames juntas na mesma sala. Com o Wii U, pensamos em expandir este conceito em salas separadas que se conectam online. O Miiverse é uma comunidade online dedicada aos videogames que representa um esquema social único que nunca existiu."
Como acabar com esse zumbi?
Tome vergonha cara e pare de usar essa pistola mequetrefe!
Certo, mas e os nintendistas que tanto almejam as franquias da empresa no 3DS e no Wii U? Afinal, é sempre com um novo título de Mario e Zelda que a Nintendo explora e demonstra as capacidades de seus hardwares. Iwata explica:
"À medida que desenvolvemos uma nova plataforma de hardware, sempre nos perguntamos coisas como: 'que maneiras os criadores dos novos Zelda e Mario esperam fazer com isso?' Mas nós vamos anunciar as datas de lançamento do novo Zelda 3D e jogos do Mario no futuro, porém, esse não é o momento ideal para eu indicar quando vamos fazer esses anúncios."

Próximos Mario e Zelda?
Esse Question Block diz tudo
Então, você pode imaginar que a ausência de franquias da Big N pode prejudicar o Wii U. Mas para Iwata, o apoio de third parties e, mais do que isso, a participação conjunta da Nintendo, tem se mostrado fundamental:
"Nossos softwares first party sozinhos não são suficientes para agradar aos diferentes gostos de todos os fãs de jogos. A decisão da Nintendo, que irá publicar dois jogos da Platinum Games, é uma resposta a esse desafio. Eu posso afirmar que eles [third parties] estão mais ativos do que nunca e estamos explorando inúmeras maneiras de colaborar com outros editores e desenvolvedores"
As parcerias da Nintendo com outras empresas tem se mostrado interessante. Como Iwata citou, graças a publicação da empresa nos jogos da Platinum Games, 101 Wonderful e Bayonetta 2 são exclusivos do console. Além disso, vimos a Big N ser a publicadora de Ninja Gaiden III: Razor's Edge na América; permitir que personagens e itens das séries Mario e Zelda apareçam em Scribblenauts Unlimited, graças a uma parceria com a Warner; a utilização de vestimentas de personagens de suas franquias nos lutadores de Tekken Tag Tournament 2: Wii U Edition; e a Namco Bandai que está trabalhando com Masahiro Sakurai no próximo Smash Bros. Uma grande mudança, já que estamos falando da Nintendo.

Por fim, Iwata foi questionado sobre as vendas e a percepção do público nesse início de vida do Wii U, já que nessa primeira semana, as vendas do novo console não superaram as do Wii no mesmo período. Para o presidente da Nintendo, é um desafio enorme, pois a Big N já fez isso antes:
"A maioria das pessoas tinham opiniões céticas em relação ao potencial do Wii como uma máquina de jogo. Exatamente a mesma coisa pode ser dita do DS. Estes são típicos exemplos de viés, onde, apenas após perceberem que essas máquinas tinham vendido além de suas expectativas, as suas memórias foram reescritas."
Portanto, só nos resta esperar e vivenciar as escritas do Wii U.


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