Top 10: Jogos mais assustadores de Wii

em 31/10/2012

A bruxa está à solta! O Wii começou a se despedir de seus fãs e talvez este seja o último grande Halloween do console, já que o novíssimo Wi... (por Unknown em 31/10/2012, via Nintendo Blast)

cursed_mountain-all-all-screenshot002A bruxa está à solta! O Wii começou a se despedir de seus fãs e talvez este seja o último grande Halloween do console, já que o novíssimo Wii U estará entre nós em míseras três semanas! Parece até mentira que o revolucionário console da Big N chegou ao mercado há seis anos e, para começarmos nossa despedida em clima de Halloween, preparamos um especial dos jogos de terror mais interessantes já lançados para ele.

Em mais uma parceria, eu, Gabriel Vlatkovic, juntamente com meu grande amigo, Thomas Schulze (cujos textos estarão exibidos como citação, em caixas azuis), tentamos reunir o que há de melhor (ou de mais estranho) para o console! Não deixe de participar e dar sua opinião sobre os jogos mais assustadores do console na seção de comentários!

10. Escape from Bug Island

escisland3Você deve estar se perguntando: por que raios esta grande porcaria ficou na lista? A explicação é simples. Bug Island é um dos poucos jogos com essa temática que ao invés de se basear em filmes de terror que realmente servem para assustar o espectador, é na verdade uma homenagem a produções B do gênero. A história do game já diz muito sobre o que esperar: Michelle, uma garota apaixonada por insetos, resolve viajar até uma ilha infestada pelas criaturas para realizar o sonho de sua vida de catalogá-los um a um. É aí que entra o protagonista da história, Ray. Universitário, com os hormônios à flor da pele, o rapaz decide acompanhar Michelle na divertidíssima aventura para que então consiga se declarar ao amor de sua vida. Está satisfeito? Saiba que Ray ainda leva junto seu melhor amigo Mike, só para servir de vela! Mal sabe Ray que Mike também é apaixonado por Michelle, e mal sabem os três que os insetos da ilha farão de tudo para matá-los. A jogabilidade do título é péssima, assim como os gráficos, o som e todo o resto, mas a história é tão comicamente absurda que o game vale uma jogada. Por fim, a grande ironia: ele é cheio de bugs e tem um nível de dificuldade até que razoável. Ainda hoje me pergunto se o nome desse jogo não possui um duplo sentido. Vai saber...

9. The House of the Dead: Overkill

houseofthedeadTudo bem, talvez The House of the Dead não seja a franquia mais horripilante do mundo. Este clássico jogo de tiros com pistolas para Arcade da SEGA se preocupa mais em divertir que matar do coração jogadores desavisados. “Então por que este jogo está na lista, Thomas?” Ora, caro leitor, são zumbis! Ou melhor, centenas de zumbis só esperando para ter seus cérebros destroçados em pleno Halloween. Há alguma data mais propícia para isso? Então chame um amigo, tire a poeira do seu Wii Zapper e vá explodir cabeças de zumbis. A humanidade agradece. (Nota do redator: aproveite o embalo e leia The Walking Dead ou assista a comédia Shaun of the Dead. Esses itens com certeza vão te ajudar a sobreviver caso os maias estejam certos e o apocalipse zumbi realmente aconteça em dezembro deste ano).

8. Fatal Frame 4: Mask of the Lunar Eclipse

image1198Fatal Frame 4 é com certeza um dos melhores títulos lançados para o Wii. Infelizmente o jogo não chegou por estas bandas, o que lhe custou algumas posições no ranking pela dificuldade que temos em adquiri-lo. Desenvolvido pela Grasshopper Manufacture - empresa liderada por ninguém menos que o genial Goichi Suda (o famoso Suda 51), responsável pela excelente franquia No More Heroes - o game tem uma história de arrepiar baseada em fatos reais, gráficos de cair o queixo e clima pavoroso, que proporciona um nível de imersão sem precedentes na série até então. Como de praxe na franquia, você deve explorar ambientes arrepiantes equipado apenas com uma câmera capaz de mostrar onde estão os fantasmas que lá habitam. Apesar de nunca ter sido lançado nas Américas, um grupo de fãs desenvolveu um patch de tradução para o game que pode ser ativado via SD Card, sem necessidade de fazer nenhuma alteração ilegal no Wii. Caso você tenha oportunidade, não deixe de jogar essa maravilha!

7. Manhunt 2

Manhunt 2 Online Impressions Screen_2--screenshot_largeSe você é do tipo que procura conhecer um pouco mais sobre o mundo dos videogames, não ficando preso somente a notícias relacionadas à Nintendo, deve ter ouvido falar bastante da Rockstar. Uma das maiores e mais aclamadas companhias da indústria infelizmente sempre fez um pouco de vista grossa para a Big N, e assim acabamos não tendo acesso a grandes jogos como GTA, Red Dead Redemption e L.A. Noire, todos clássicos que figuram entre os melhores games desta geração. Felizmente o Wii recebeu pelo menos uma versão de Manhunt 2, outra obra excelente da Rockstar.

 

manhunt-2-british-high-court-upholds-banO que temos aqui é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa que alterna momentos de execuções brutais com a mecânica mais stealth e sorrateira de jogos como Splinter Cell e Metal Gear Solid. Quando os sistemas de segurança do asilo Dixmor são desligados, Daniel Lamb e Leo Kasper escapam. O primeiro está desorientado e sem memória, e só quando chega em casa e toma algumas drogas começa a reconstruir o quebra cabeças de sua antiga vida. Mas uma misteriosa organização chamada The Project parece querer a cabeça de Daniel devido ao seu envolvimento no passado com um projeto governamental de lavagem cerebral. Só jogando e atravessando um verdadeiro mar de sangue você descobrirá a verdade por trás dessa grande e assustadora conspiração.

6. Cursed Mountain

cursed_mountain_091Imagine só: seu irmão desapareceu numa expedição até uma montanha localizada no Himalaia e conhecida por ser amaldiçoada. Seu amor por ele faz com que você, sozinho, vá procurá-lo. Esta é a premissa de Cursed Moutain. Lançado sem muita pretensão pela Deep Silver, desenvolvedora do recente fenômeno de marketing Dead Island, o game é bastante perturbador e utiliza muito mais o terror psicológico do que aquela festa de zumbis vindo na sua direção. Cursed Mountain pode ser considerado, em suas devidas proporções, o Eternal Darkness de Wii. O game conta com uma jogabilidade excelente, que faz uso inteligente dos sensores de movimento do Wii. Por exemplo: para derrotar seus inimigos, você deve realizar uma espécie de “exorcismo” usando tanto o Wiimote quanto o Nunchuk. Os controles não são muito precisos, mas mesmo assim o título é bastante divertido. Para fechar, o clima perturbador de toda a aventura, com influências diretas da mitologia Hindu, garantirá que seu Halloween seja aproveitado da maneira certa.

A volta dos que não foram!

sadness-nibris-wii-screenshot-big_528x297Infelizmente alguns interessantes títulos aguardados para o Wii ficaram apenas na promessa. Estamos falando de Sadness, Winter e The Grinder. O primeiro, e talvez mais esperado, foi anunciado lá no começo da vida do revolucionário console da Nintendo. Criado pela desconhecida Nibris, ele seria um game de terror psicológico em preto e branco. O jogo se passaria um pouco antes da Primeira Guerra Mundial e contaria a história de Maria Lengyel, uma aristocrata polonesa cuja missão seria proteger o filho dos perigos do mundo após um acidente que lhe custou a visão. A Nibris provocou grandes expectativas com este titulo, mas ele nunca viu a luz do dia, já que nenhuma desenvolvedora se interessou pela distribuição do game.

screen_Winter-01-e1284425415743Winter, o segundo survival horror abandonado para Wii estava sendo desenvolvido pela n-space, produtora de títulos excelentes como o peculiar Geist, para GameCube. O jogo contaria a história de Mia, uma garota que acorda após uma grande tempestade de neve sem se lembrar de nada que aconteceu. Em sua aventura pela sobrevivência, ela descobriria que não estava sozinha. O título prometia utilizar os controles do Wii de forma revolucionária e estabelecer um novo padrão ao gênero. É uma pena que nenhuma empresa viu potencial no projeto, que acabou sendo arquivado.

s38492_wii_5Por último, temos The Grinder. Desenvolvido pela High Voltage Software, criadora da franquia The Conduit, o game prometia ser o Left 4 Dead nintendista. Os gráficos apresentados eram muito bonitos, a jogabilidade parecia rápida e fluida e o título muito promissor. A High Voltage prometia um modo online bastante robusto e adorava dizer que este seria o game mais hardcore do Wii. Como todos sabemos, a empresa muito falou e pouco cumpriu; vide Conduit que, apesar de não ser um jogo ruim, está longe de tudo que foi anunciado. A desenvolvedora nunca mais citou o projeto, o que nos leva a crer que ele foi cancelado.

5. Resident Evil: Darkside Chronicles

resident-evil-the-darkside-chronicles-wallpaperQuando o primeiro título da série Chronicles chegou ao Wii, a maior parte da crítica e dos jogadores gostou do esquema de tiros sobre trilhos. Surpreendentemente o game acabou sendo bem menos polarizante entre os fãs que o polêmico Resident Evil 5, entrada principal da série para PlayStation 3 e Xbox 360. Desse modo, quando Darkside Chronicles foi anunciado o jogo já estava ganho para a Capcom e todos adoraram lembrar algumas das mais clássicas aventuras da série, recordando acontecimentos marcantes sob um novo ponto de vista. A fina ironia é que se a cronologia principal da série Resident Evil vem sendo criticada por fãs antigos devido ao abandono quase completo do gênero survival horror, as duas empreitadas com o selo Chronicles acertaram em cheio no tom, mesclando tiros sobre trilhos com puro terror de sobrevivência.

4. Dead Space: Extraction

Dead-Space-Extraction-WiiA franquia Dead Space é outro exemplo de sucesso em plataformas concorrentes que até então não tinha dado as caras na Nintendo. O primeiro e o segundo jogo da série são bem assustadores e investem forte no terror espacial, passando aquele climão legal da série Alien do Ridley Scott. Sabe, “no espaço ninguém pode te ouvir gritar” e tudo mais? Então. Curiosamente, o caminho para trazer a série ao mundo da Nintendo também foi através do terror dos tiros em cima de trilhos (sério, quantos outros jogos nesse estilo ainda iremos listar?), e mais uma vez o resultado acabou dando bastante certo e gerando um dos melhores games do console. Todo o horror físico e psicológico da saga marca forte presença em Extraction, e o roteiro criativo vai deixar você o tempo inteiro na ponta da cadeira.

3. Fragile Dreams: Farwell Ruins of the Moon

fragile-wii-425x297Não se trata de um survival horror, mas sim uma experiência tão intimista e sombria que merece esta posição em nosso top 10. Desenvolvido pela Tri-Crescendo exclusivamente para Wii, o game conta a história de Seto, um garoto que se vê sozinho em um mundo pós-apocalíptico e busca respostas sobre o que aconteceu. Ao longo de sua jornada o rapaz encontrará diversos fantasmas espalhados pelas ruínas das cidades exploradas durante a aventura, o que torna o ambiente do game ainda mais propício para o Halloween. Com jogabilidade interessante, trama envolvente e clima de isolamento pouco visto na história dos games, Fragile é um dos títulos mais atípicos do Wii e merece ser jogado por todos os fãs do console.

2. Resident Evil 4: Wii Edition

resident-evil-4-wii_52Admita, você esperava Resident Evil 4 nesta lista! Todos sabem que o jogo já foi lançado até para micro-ondas e que se Shinji Mikami, criador da franquia, fosse cumprir a promessa que fez nos tempos de GameCube ele teria comprometido a cabeça de suas próximas quinze gerações. Mas e daí? Resident Evil 4 levou a franquia a um novo patamar, revolucionou a jogabilidade dos games de tiro em terceira pessoa e ainda introduziu uma nova forma de assustar os jogadores: a tensão de nunca estar sozinho! A jornada de Leon em busca da filha sequestrada do presidente dos Estados Unidos é um dos melhores jogos de todos os tempos. A versão do clássico lançada para Nintendo Wii é a melhor de todas: tem os excelentes gráficos apresentados no GameCube e todos os extras contidos no disco do game lançado para PlayStation 2. Como se não bastasse, a jogabilidade foi adaptada à combinação Wiimote + Nunchuk, tornando-a mais precisa e imersiva. Resident Evil 4 não é só um diferencial no gênero survival horror como também um marco em toda a indústria. Tudo isso somado ao fato do Wii ter a sorte de possuir a melhor versão do game já vale esta posição no ranking. Imperdível!

1. Silent Hill: Shattered Memories

161564895_640O estilo survival horror já foi um dos mais populares da indústria de videogames mas nos últimos anos, assim como os adventures de computador, acabou perdendo espaço. Talvez seja o seu ritmo lento que não satisfaça uma geração sedenta por shooters e jogos casuais de fácil acesso, ou talvez a fórmula tenha simplesmente se desgastado, mas o fato é que o survival horror como o conhecemos está sumindo do mapa. E é exatamente por isso que foi tão legal ver a Konami trabalhando duro em Silent Hill Shattered Memories para resgatar o gênero.

 

86041777Graças a um grande roteiro, direção primorosa e design exemplar das fases, Shattered Memories é um game verdadeiramente arrepiante que consegue deixar o jogador na ponta da cadeira o tempo inteiro. Todas as reviravoltas da trama o deixam o tempo inteiro questionando a própria sanidade, pequenas decisões de diálogo alteram o mundo a sua volta e mais importante, na hora de enfrentar inimigos mortais suas únicas armas são as próprias pernas! E veja bem, você não vai usá-las para chutar ninguém, mas sim para correr o mais longe possível! Arrepiante, memorável e intrigante, Silent Hill Shattered Memories é um daqueles títulos que todo nintendista que se preza deveria jogar. Só não se esqueça de deixar pelo menos uma luz acesa na sala para não pagar mico com os sustos, hein?

Colaboração: Thomas Schulze

Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.