O Marketing da Nintendo Geração por Geração - Final

em 01/10/2012

Como vimos na última edição desta matéria , ao longo dos anos 90 a Nintendo deu continuidade de um estilo de marketing voltado aos seus di... (por Gustavo Rocha em 01/10/2012, via Nintendo Blast)

Como vimos na última edição desta matéria, ao longo dos anos 90 a Nintendo deu continuidade de um estilo de marketing voltado aos seus diferenciais tecnológicos e, principalmente, no uso cada vez mais eficaz de seus personagens em grandes jogos. A partir de agora vamos entrar em uma época de imensa criatividade, que você provavelmente teve a chance de conferir - o marketing nas eras GameCube a Wii e, de quebra, ainda confere um pouco do que está acontecendo no mercado publicitário da Nintendo atualmente. Here we go!

Arsenal intensificado


2001 foi um grande ano para os fãs da Nintendo, pois nele foram lançados dois dos mais divertidos consoles da empresa: Game Boy Advance e GameCube.
Por ser o primeiro portátil de 32 bits, a Nintendo não mediu esforços para tornar o GBA popular  e conseguiu, de uma forma digamos que um pouco “nonsense”, criar uma campanha que estimulasse o conceito de diversão + portabilidade, como você pode conferir nessas propagandas.


Esse estilo de advertise se manteve inclusive com a chegada do Game Boy Advance SP (modelo com design alterado, luz interna e bateria recarregável), quando as propagandas se tornaram mais surreais.


Com o GameCube, um dos grandes concorrentes do PlayStation 2, da Sony, a publicidade foi aplicada de uma forma diferente. Todo o conceito dessa vez seria aplicado ao design diferenciado do console - em formato de cubo. A ideia era expressar o quanto de diversão poderia ficar dentro de um cubo, e as propagandas expressam bem isso. Confira!




Claro que para ambos os consoles foram feitos também diversos anúncios relacionados a jogos específicos, como a de Metroid Prime que você conferiu acima, e uma campanha impressa pra lá de atrativa do GBA, com o título constante de “Quem é você?”. O apelo visual das peças foi tão grande que eu mesmo me vi obrigado a comprar Final Fantasy I & II: Dawn of Souls só por causa do dragão que estava na foto. Confesso que não me arrependo da compra.

Diversão para todos


Após alguns poucos anos de espera, em 2004, o primeiro console portátil touchscreen e com tecnologia Wi-Fi do mercado é lançado - o Nintendo DS, portátil com design muito parecido com o dos clássicos Game & Watch.

Através dele, a Nintendo decidiu dar seus primeiros passos em busca do público casual, principalmente por ser um console completamente interativo.
Sendo um produto de diferencial muito bem aplicado, o DS foi um sucesso absoluto de vendas para a Nintendo  e conseguiu ser uma grande força para a identidade da marca, que agora passaria a ser vista como “a empresa que tem jogos para todos”. E isso se intensificaria ainda mais com a chegada, em 2006, do mais novo aparato de diversão da empresa: o Nintendo Wii.

O primeiro console criado exlusivamente para atender não apenas os gamers nintendistas, mas principalmente o público casual, o Wii foi um sucesso absoluto de vendas em seus primeiros anos. Infelizmente, por não possuir um hardware tão poderoso (em comparação com os concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3), o Wii acabou perdendo um grande espaço no mercado de games, especialmente após a chegada do Kinect para Xbox 360.
Mesmo assim, seu diferencial tecnológico foi muito bem aplicado pela Nintendo enquanto lhe foi possível, e assim como os conceitos criativos usados na publicidade dele foram absurdos.


Sempre de olho no presente e no futuro


Segundo todo o histórico do marketing mundial (e também sob o olhar de Philip Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing  conhecido como “o pai do marketing") sempre olhar para o futuro e ficar atento a todos os acontecimentos emergentes é essencial para uma empresa obter sucesso no mercado.

Pensando por esse lado, podemos discutir um pouco sobre o que a Nintendo pensa sobre isso. Pois ao mesmo tempo em que ela sempre possuiu visão para o futuro e sempre aplicou esta visão em seus produtos, ela parece também ficar muitas vezes estacada no presente. Um exemplo disso é o próprio Nintendo Wii, que apesar de possuir um conceito completamente futurista (controle de movimentos), ficou para trás e percebeu que seu hardware era ultrapassado em comparação às concorrentes.

Agora também percebemos uma possível falha com o Wii U, que possuirá um poderio gráfico inferior ao dos seus futuros concorrentes - o Xbox 720 e PlayStation 4 (supostos nomes dos consoles). Não que isso seja um grave problema, até mesmo porquê ainda falta um bom tempo para os novos consoles concorrentes chegarem e, no universo dos games (especialmente no da Nintendo), gráficos nem sempre é o quesito mais importante.
Mas, por mais que usar a interatividade através do controle tablet seja algo bastante promissor, esse diferencial será o suficiente para suprir as novas tendências do mercado tecnológico?

De qualquer forma, por mais que arriscar previsões seja legal, teremos que aguardar a chegada do Wii U para tirar melhores conclusões. Mas, enquanto isso, fiquem com mais algumas propagandas, dessa vez do atual console portátil mais adorado do mundo, o 3DS.


Possivelmente o melhor comercial da Nintendo que já vi.

Então é isso pessoal, terminamos o especial sobre o marketing da Nintendo. Você gostou das propagandas? Tem alguma preferida? Ou alguma opinião e crítica sobre o futuro da empresa? Comente!
                                                                                       Revisão: Thyago Coimbra Cabral

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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