Arsenal intensificado
2001 foi um grande ano para os fãs da Nintendo, pois nele
foram lançados dois dos mais divertidos consoles da empresa: Game Boy Advance e
GameCube.
Por ser o primeiro portátil de 32 bits, a Nintendo não mediu
esforços para tornar o GBA popular e
conseguiu, de uma forma digamos que um pouco “nonsense”, criar uma campanha que
estimulasse o conceito de diversão + portabilidade, como você pode conferir
nessas propagandas.
Esse estilo de advertise se manteve inclusive com a chegada do Game Boy Advance SP (modelo com design alterado, luz interna e bateria recarregável), quando as propagandas se tornaram mais surreais.
Claro que para ambos os consoles foram feitos também
diversos anúncios relacionados a jogos específicos, como a de Metroid Prime que
você conferiu acima, e uma campanha impressa pra lá de atrativa do GBA, com o
título constante de “Quem é você?”. O apelo visual das peças foi tão grande que
eu mesmo me vi obrigado a comprar Final Fantasy I & II: Dawn of Souls só
por causa do dragão que estava na foto. Confesso que não me arrependo da compra.
Diversão para todos
Após alguns poucos anos de espera, em 2004, o primeiro
console portátil touchscreen e com tecnologia Wi-Fi do mercado é lançado
- o Nintendo DS, portátil com design muito parecido com o dos clássicos Game
& Watch.
Através dele, a Nintendo decidiu dar seus primeiros passos
em busca do público casual, principalmente por ser um console completamente
interativo.
Sendo um produto de diferencial muito bem aplicado, o DS foi
um sucesso absoluto de vendas para a Nintendo e conseguiu ser uma grande força para a
identidade da marca, que agora passaria a ser vista como “a empresa que tem
jogos para todos”. E isso se intensificaria ainda mais com a chegada, em 2006,
do mais novo aparato de diversão da empresa: o Nintendo Wii.
O primeiro console criado exlusivamente para atender não
apenas os gamers nintendistas, mas principalmente o público casual, o Wii foi
um sucesso absoluto de vendas em seus primeiros anos. Infelizmente, por não
possuir um hardware tão poderoso (em comparação com os concorrentes Xbox 360 e
PlayStation 3), o Wii acabou perdendo um grande espaço no mercado de games, especialmente
após a chegada do Kinect para Xbox 360.
Mesmo assim, seu diferencial tecnológico foi muito bem
aplicado pela Nintendo enquanto lhe foi possível, e assim como os conceitos
criativos usados na publicidade dele foram absurdos.
Sempre de olho no presente e no futuro
Segundo todo o histórico do marketing mundial (e
também sob o olhar de Philip Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing
conhecido como “o pai do marketing")
sempre olhar para o futuro e ficar atento a todos os acontecimentos emergentes
é essencial para uma empresa obter sucesso no mercado.
Pensando por esse lado, podemos discutir um pouco sobre o
que a Nintendo pensa sobre isso. Pois ao mesmo tempo em que ela sempre possuiu
visão para o futuro e sempre aplicou esta visão em seus produtos, ela parece
também ficar muitas vezes estacada no presente. Um exemplo disso é o próprio
Nintendo Wii, que apesar de possuir um conceito completamente futurista
(controle de movimentos), ficou para trás e percebeu que seu hardware era
ultrapassado em comparação às concorrentes.
Agora também percebemos uma possível falha com o Wii U, que possuirá
um poderio gráfico inferior ao dos seus futuros concorrentes - o Xbox 720 e
PlayStation 4 (supostos nomes dos consoles). Não que isso seja um grave
problema, até mesmo porquê ainda falta um bom tempo para os novos consoles
concorrentes chegarem e, no universo dos games (especialmente no da Nintendo),
gráficos nem sempre é o quesito mais importante.
Mas, por mais que usar a interatividade através do controle tablet
seja algo bastante promissor, esse
diferencial será o suficiente para suprir as novas tendências do mercado
tecnológico?
De qualquer forma, por mais que arriscar previsões seja
legal, teremos que aguardar a chegada do Wii U para tirar melhores conclusões.
Mas, enquanto isso, fiquem com mais algumas propagandas, dessa vez do atual
console portátil mais adorado do mundo, o 3DS.
Possivelmente o melhor comercial da Nintendo que já vi.
Então é isso pessoal, terminamos o especial sobre o marketing da Nintendo. Você gostou das propagandas? Tem alguma preferida? Ou alguma opinião e crítica sobre o futuro da empresa? Comente!
Revisão:
Thyago Coimbra Cabral