Fail: Halo DS

em 03/10/2012

Com mais de 150 milhões de unidades vendidas, o Nintendo DS já pode ser considerado o videogame portátil mais popular da história. O sucesso... (por Jardeson Barbosa em 03/10/2012, via Nintendo Blast)

Com mais de 150 milhões de unidades vendidas, o Nintendo DS já pode ser considerado o videogame portátil mais popular da história. O sucesso é tão grande, que até mesmo as concorrentes resolveram tirar uma casquinha. Entre elas, está a Microsoft, que, mesmo batendo de frente com a Nintendo no segmento de consoles caseiros, sempre manteve uma relação amistosa em outras áreas. E falando em Microsoft, logo vem à mente uma icônica série que ficou devendo uma aparição no Game Boy Advance e no Nintendo DS. Estou falando de Halo. Você sabia que uma versão desse jogo quase deu as caras no Nintendo DS? Descubra isso e muito mais na coluna Fail de hoje.

Halo… DS!?

Licenciar os seus jogos para os portáteis da Nintendo era um negócio sem perdas para a Microsoft. Enquanto a Big N lucrava com mais jogos ajudando nas vendas do Game Boy Advance e do Nintendo DS, a empresa de Bill Gates expandia o seu mercado e atraia a atenção de novos jogadores que estavam restritos a esses dispositivos.

Foi assim que surgiram títulos como Banjo-Kazooie: Grunty’s Revenge, Age of Empires: The Age of Kings e Blue Dragon Plus.

Então, nada impedia a maior franquia da Microsoft de chegar ao Nintendo DS.

A verdade por trás dos rumores

Halo DS sempre foi um rumor constante nos fóruns de discussão. Na verdade, os rumores informavam que o título quase foi lançado para o Game Boy Advance, mas o projeto havia sido cancelado por falta de acordo entre as gigantes Nintendo e Microsoft e, posteriormente, movido para o sucessor do portátil.

No entanto, foi apenas em janeiro de 2007 que o rumor tomou proporções gigantescas.

Foi nesse mês que Matt Casamassina, editor do IGN, afirmou possuir uma versão demo do jogo, criando esperanças em muitos jogadores desavisados. O próprio IGN foi a casa desses novos rumores. Nenhuma imagem ou prova concreta foi apresentada, mas isso não importava para os jogadores mais afoitos, que já aguardavam ansiosos por informações da Bungie, a produtora do jogo na época. O problema é que a Bungie nada declarou, deixando todo mundo na ansiedade por alguns meses.

As imagens do jogo só surgiram em outubro do mesmo ano. A suposta demo se passava na fase Zanzibar, de Halo 2 (lançado para Xbox), e demonstrava uma versão promissora para o pequeno DS.

Mas não demorou muito para que os jogadores descobrissem a verdade a respeito de Halo DS. O sonho acabou em outubro de 2007, quando foi revelado, no blog pessoal de Matt Casamassina, que Halo DS não passava de um mod de GoldenEye: Rogue Agent, shooter da Electronic Arts lançado em 2005 para o Nintendo DS.

O que ninguém esperava era que a Bungie iria se declarar a respeito das imagens, e com uma informação ao mesmo tempo animadora e triste. Segundo eles, Halo DS realmente existiu, assim como uma versão demo (que é, provavelmente, a mesma apresentada por Casamassina), mas tudo não passou de um projeto não solicitado, feito por outra equipe sem relações com a Microsoft ou a própria Bungie. Ou seja, até houveram planos, mas a Microsoft nunca deu o sinal verde.

Final infeliz

O resultado dessa grande pegadinha foi um banho de água fria nos fãs, que até tentaram, em vão, mudar a postura da Microsoft a respeito dessa versão.

Halo DS teria sido uma união inteligente. A série de Master Chief é, sem dúvida, uma das mais rentáveis da atualidade, e o Nintendo DS vendia bastante na época. Porém, é possível enumerar uma série de questões que possam ter impedido o projeto de funcionar, como a capacidade técnica do Nintendo DS, que era bem abaixo do poder do Xbox, e a própria falta de interesse da Microsoft em levar sua poderosa franquia à novas plataformas, o que poderia, consequentemente, enfraquecer a linha de jogos do Xbox 360, que precisava de títulos exclusivos.

Nunca saberemos se perdemos alguma coisa com o resultado dessa história. Por ser um jogo feito para consoles caseiros, a experiência resultante dessa adaptação poderia não ser tão proveitosa, assim como a maioria dos jogos que passam por esse processo.

Os anos de boas relações entre Nintendo e Microsoft passaram. Hoje as duas concorrem diretamente em ambos os segmentos (a Microsoft munida de tablets e smartphones) e não há mais sentido em lançar um Halo para os portáteis da Nintendo. Mas acredite: ainda existem muitas pessoas esperando por esse lançamento. O que nos resta agora é sonhar para que as duas se acertem novamente e, quem sabe, vejamos os exclusivos do Xbox 360 pintando neste lado do muro.

Revisão: Ricardo Bach

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