Pokémon World Championships 2012: Os resultados do campeonato mundial de Pokémon

em 01/09/2012

Quem acompanhou esse campeonato viu um americano fazer história. Pois Ray Rizzo sagrou-se campeão na categoria Masters, a mais difícil, de ... (por Unknown em 01/09/2012, via Nintendo Blast)

Quem acompanhou esse campeonato viu um americano fazer história. Pois Ray Rizzo sagrou-se campeão na categoria Masters, a mais difícil, de Pokémon pela terceira vez consecutiva. Durante os dias 10, 11 e 12 de agosto, aconteceu no Havaí o Pokémon World Championships 2012. Foi a primeira vez que ocorreu uma edição do torneio fora dos EUA. Durante o evento, treinadores do mundo inteiro puderam se encontrar e batalhar por seus respectivos países. O Brasil estava representado por onze jogadores, todos disputando na categoria do Card Game, TCG. Acompanhe o que aconteceu na ilha paradisíaca.
As lutas do torneio eram divididas em três categorias, observando o limite de idade, para não acontecer de um jogador de oito anos ter que encarar um de 21 anos. As categorias eram:
  • Junior Division: Nascido em 2001 ou depois;
  • Senior Division: Nascido entre 1997 e 2000;
  • Masters Division: Nascido em 1996 ou antes;

Para participar do torneio você tinha duas oportunidades: ou recebia um convite, caso obtivesse uma boa colocação no torneio nacional de seu país, ou  participava de um campeonato lá mesmo no Havaí, o Last Chance Qualifier. Esse torneio garante sua vaga no mundial e é uma oportunidade para jogadores de outros países, como o Brasil, que não possuem um torneio oficial organizado pela Nintendo. Se você estiver curioso sobre as regras, esse arquivo contém o regulamento oficial utilizado pela Nintendo.
Aqui está o vídeo contendo toda a cerimônia de abertura do campeonato:
Para comemorar o evento, a Nintendo lançou mais um modelo de skin para a C-Gear. A imagem exibida era a logo do evento, com o Pikachu abraçando uma das máscaras tradicionais da cultura local. Para garantir a sua, basta logar na sua conta do Global Link e digitar a senha: WCSCGEAR2012. Lembrando que ela só estará disponível até o dia seis de setembro!
Aproveitando o lançamento de Pokémon Black 2 & Pokémon White 2, a Nintendo incluiu um ótimo recurso no jogo. Para quem não acompanhou as notícias, ou ainda não teve a oportunidade de jogar a versão japonesa, há uma nova construção, o Pokémon World Tournament. Qual é a graça desse lugar então? Lá você poderá lutar contra os times dos campeões mundiais desse ano. Muito simples, em breve a empresa colocará os times que foram usados nas finais e você poderá testar seu desempenho contra eles! Os fãs do TCG também serão agraciados com Decks comemorativos, replicando as cartas usadas nas finais das três categorias. O lugar também não era nada humilde, a foto abaixo mostra uma das humildes piscinas do hotel:

Além de poder comprar vários itens ligados à série em uma loja disponibilizada no evento, um dos momentos mais especiais para os fãs foi poder tirar uma foto e ganhar um autógrafo dos criadores da série, Tsunekazu Ishihara, Junichi Masuda e Shigeki Morimoto. Os desenvolvedores disponibilizaram uma tarde inteira para atender a todos os presentes.
Shijeki Morimoto e Junichi Masuda esperando para atender mais um fã!
Ainda foi disponibilizado um Pikachu especial para o evento, que surpreendentemente pode aprender o TM Fly!
Depois do desastre que ocorreu no ano de 2011 no Japão e que diminui drasticamente o número de participantes japoneses no evento, nesse ano pudemos contar com um número significativo de representantes daquele país.
Passadas muitas batalhas, os campeões foram se destacando em batalhas emocionantes. Aqui estão os nomes:

Trading Card Game (TCG)

  • Masters: Igor Costa (Portugal);
  • Senior: Chase Moloney (Canada);
  • Junior: Shuto Itagaki (Japão).
Ao contrário do VGC, nessa categoria não houve uma hegemonia norte-americana. Durante todo o torneio, as partidas eram muito equilibradas e havia representantes de vários países. Acompanhe uma entrevista com os jogadores aqui.

Video Game Championship (VGC)

  • Masters: Ray Rizzo (USA);
  • Senior: Toler Webb (USA);
  • Junior: Abram Burrows (USA).

    O grande destaque dessa categoria, e com certeza de todo o evento, foi a conquista de Ray Rizzo como tricampeão mundial! A primeira vez que Ray ganhou o campeonato foi quando o mesmo ainda estava disputando a categoria Senior, quando existiam apenas as categorias Masters e Senior. Suas duas últimas conquistas foram na categoria Masters. Os organizadores do evento realizaram uma curta entrevista com cada um dos campeões. Se você estiver curioso, leia aqui.
    Se você está curioso quanto às batalhas, esse site conseguiu catalogar as lutas das finais e algumas batalhas de destaque. Particularmente achei muito didática esta luta, principalmente o segundo round da final da categoria Masters, que ocorreu entre Ray Rizzo e Matteo Gini (Itália). Outro fato curioso é que esses dois participantes também fizeram a final do ano passado.
    O evento foi bem intenso, e quem acompanhou as batalhas pela internet pôde perceber características muito comuns nos times. Os jogadores tentavam inovar o máximo possível com os pokémon , apresentando movesets não convencionais para surpreender o adversário, mas mesmo assim, vimos muitos pokémon comuns a todos os times. Cresselia, Thundurus e Scizor eram vistos em praticamente todas as batalhas. Sempre temendo os dragões, um dos tipos mais comuns era o steel, e no Top 8 vimos uma variedade imensa desse tipo, desde o já citado Scizor, passando por Metagross, Bisharp e até Heatran. Surpreendente também era a quantidade de shinys entre os times. Meu único pokémon shiny, uma Rapidash, ficaria muito envergonhada no meio de tantos pokémon poderosos.

    Não vá embora Pikachu!

    No final desse artigo, deixamos também a cerimônia de encerramento do evento. Preparem-se para o ano que vem, pois o evento já foi marcado, e será realizado no Canadá. Nos vemos em Vancouver em 2013!
    Revisão: Catarine Aurora/ Jaime Ninice
    Siga o Blast nas Redes Sociais

    Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
    Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).