Future Blast: Kirby no Wii U

em 09/09/2012

A Nintendo e seus fãs estão passando por um momento de transição, seja pelo ainda recente Nintendo 3DS, ou pela expectativa em torno do no... (por Aurelio em 09/09/2012, via Nintendo Blast)

screen_seeyouonwiiu-Kirby-ControllerA Nintendo e seus fãs estão passando por um momento de transição, seja pelo ainda recente Nintendo 3DS, ou pela expectativa em torno do novo console de mesa da Big N, o Wii U. Junto a um novo console, revelam-se novos conceitos que aos poucos vão tomando conta da mente dos jogadores. A melhor forma de divulgar tais novos conceitos é com jogos que extraiam todo o potencial tecnológico de um novo console.

Kirby, nossa querida bolota rosa, sempre recebe jogos nas plataformas Nintendo. Alguns seguem fórmulas tradicionais, como Kirby´s Adventure (NES) e o recente Kirby´s Return to Dream Land (Wii), alguns são mais ousados como o excelente Kirby’s Epic Yarn (Wii) e alguns são inovadores, como os incríveis Kirby Canvas Monster_Flame_KirbyCurse (DS) e Kirby Mass Attack (DS).

Kirby tem um portfólio de jogos extenso. Se formos analisar um a um, percebemos que Kirby é uma franquia que serve como palco para várias experimentações, alterando constantemente seu estilo. Então como Kirby será apresentado para o público no Wii U?

Usando e abusando da jogabilidade assimétrica

Tentem imaginar Kirby´s Epic Yarn e seus cenários de lã, largecheios de zíperes, botões e laços. Imaginaram? Agora imaginem que um dos jogadores empunha o Wii U Gamepad enquanto outro controla Kirby pelo cenário utilizando um Wiimote. O jogador poderá na tela de toque do Gamepad abrir zíperes somente arrastando seu dedo sobre a tela ou costurando uma ponte para que assim seu companheiro passe com segurança sobre um abismo, por exemplo.

Ou ainda, tentem imaginar um cenário todo amassado, o jogador com Gamepad em mãos aponta o controle para tela e faz movimentos circulares como se estivesse passando roupa com um ferro, ou pensem no mesmo conceito utilizando-se da tela de toque, aumentando ainda mais a imersão com o cenário do game.

KirbysEpicYarn_915Screens_05--article_imageKirbysEpicYarn_915Screens_11--article_image

O resultado seria similar ao que já vimos de Rayman Legends, onde o jogador com o Gamepad pode manipular alguns elementos dos cenários somente com o toque ou utilizando o sensor de movimento do controle.

Com toque de game portátil

Kirby nasceu nos portáteis, isso para alguns pode explicar a natureza simples do game. Seria interessante pegar o feeling dos games portáteis mais atuais da franquia e tentar transportar para um video game de mesa.

kirby-canvas-curse-20050614011633701Kirby-Canvas-Curse

Imaginem agora Kirby Canvas Curse, o game atingiu a excelência na jogabilidade devido o excelente uso da tela de toque do Nintendo DS. O segredo para o sucesso do jogo foi utilizar-se da tecnologia da tela para tornar o game mais frenético. O jogador deveria ser rápido para desenhar os traçados que conduziam Kirby pelos cenários e ainda estar atento aos inimigos para que possa atordoá-los ou roubar seus poderes. Com o Wii U Gamepad essa sensação seria totalmente possível de ser transportada e ainda poderiam ser incluídos controles utilizando o giroscópio do Gamepad para facilitar a condução da bolota rosa pelos cenários do game.

massattackreview1A fórmula foi repetida e melhorada em Kirby Mass Attack. Talvez, repetir a fórmula de jogabilidade que somente utiliza a tela de toque no Wii U Gamepad possa ser uma excelente escolha para demonstrar o potencial dessa função em games para consoles de mesa.

Kirby com interatividade e gula

Kirby-1Um conceito que está se tornando cada vez mais comum nos games, para qualquer plataforma, é a interatividade com o mundo online. Seria interessante jogos como Kirby´s Return to Dream Land, que possuem um apelo maior ao multiplayer, possibitarem que os jogadores possam jogar em modo cooperativo online, utilizando-se de chat por voz e quem sabe até com vídeo.

Parece óbvio, mas mesmo o Nintendo 3DS possuindo uma ótima rede online, que abriga servidores refinadíssimos como os de Kid Icarus: Uprising, New Super Mario Bros. 2 não possui modo cooperativo online. Então, tendo um histórico que não é a favor da Nintendo, esse tipo de suposição se torna comum em qualquer futuro jogo para os consoles da companhia.

Vale ressaltar também a possibilidade de existir algum ranking online ou algo parecido. Pensem no conceito das moedas de New Super Mario Bros. 2, só que dessa vez, em vez de moedas fossem contabilizados os oponentes que Kirby suga na jogatina.

Kirby64FireSwordCom tal conceito em mente, seria interessante que, ao ingerir os inimigos, Kirby não se transforme imediatamente, ficando a encargo do jogador escolher na tela de toque os poderes que Kirby iria utilizar durante os estágios, podendo inclusive combinar poderes como em Kirby 64. A tela do gamepad portanto, se tornaria o estômago da bolota rosa. Os inimigos que não fossem utilizados seriam contabilizados no ranking online.

Essa característica exigiria uma dose de estratégia similar ao Kirby´s Block Ball (GB), e conhecimento dos estágios, aumentando consideravelmente o fator replay do suposto game. Outra característica interessante seria limitar o i_30453número de inimigos que Kirby poderia manter em seu estômago, quanto mais ele come, mais pesado fica e aos poucos vai perdendo agilidade ou até mesmo, devido ao peso, a habilidade de voar, dificultando um pouco as coisas.

Enquanto não chega

Repito que Kirby é uma franquia de muitas faces, que sempre altera suas mecânicas e é palco para inúmeras experimentações. Por mais que alguns conceitos ditos neste texto sejam inéditos na série Kirby, todos eles são baseados e limitados pelo que já conhecemos do Wii U, e suas características únicas e do legado que Kirby mantêm nas plataformas da Big N.

Creio que não conhecemos quase nada do potencial do Wii U e de tudo que os desenvolvedores podem fazer com o controle em conjunto com o 01controverso poder de hardware do novo console.

Por enquanto, lembremos do passado com os games da bolota rosa disponibilizados no eShop do 3DS e no Wii que, em 16 de setembro, recebe Kirby's Dream Collection, em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, com direito a recorde mundial!

Muitos aplausos para o Kirby, que literalmente nos suga há 20 anos para o mundo dos sonhos. E você, já pensou nas possibilidades de um jogo da bolota rosa no Wii U?

Revisão:Mateus Pampolha


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.