Fail: Nintendo Knitting Machine (NES)

em 14/09/2012

Existem muitos acessórios estranhos para consoles de videogame. Pedaços de plástico em formato de raquetes, karts infláveis, bonecos de pelú... (por Bruno Grisci em 14/09/2012, via Nintendo Blast)

nes knitExistem muitos acessórios estranhos para consoles de videogame. Pedaços de plástico em formato de raquetes, karts infláveis, bonecos de pelúcia. A Nintendo cria os seus desde o princípio, e o NES já contava com um jogador robótico para auxiliar aqueles interessados em... empilhar discos. Mas se você acha o Wii Vitality Sensor uma ideia esquisita, não sabe que em 1987 a empresa planejava fabricar uma máquina de tricô para o NES.

Now you are knitting with power!

A CES, Consumer Eletronics Show, é uma das maiores e mais importantes feiras de eletrônicos do mundo, ocorrendo anualmente na cidade norte-americana de Las Vegas. Ao contrário do que diz a sabedoria popular, nem sempre o que acontece em Vegas fica em Vegas, e na edição de 1987 do CES os games eram um dos destaques, com a Atari mostrando seus computadores pessoais e o NES há menos de um ano no mercado americano.

Como podemos ver neste fragmento de notícia do jornal Los Angeles Times da época, a Nintendo tinha planos curiosos envolvendo um novo acessório para o seu console.

TRICOTE UMA, NINTENDO: o estande da Atari pode ter sido o mais movimentado no Hall do Centro de Convenções do Ocidente, mas a fabricante japonesa de jogos Nintendo juntou uma multidão em uma demonstração de tricô.

 

Tricô por computador? Sim, tricotadores podem jogar fora aquelas agulhas. Passando o fio através de um acessório semelhante a um tear que interage com o sistema de entretenimento da empresa, o usuário pode tricotar blusas de malha, luvas, meias - nomeie aqui - com padrões. E sem mais contagem de linhas. O computador faz tudo.

 

"Nós estamos mostrando isso para recebermos o feedback do mercado", disse Gail D. Tilden, gerente de publicidade. "Estamos usando tecnologia de entretenimento para atrair uma base mais ampla." – Martha Grooves para o Los Angeles Times, 12 de janeiro de 1987

revolução industrialIsso mesmo, a Nintendo cogitou lançar uma máquina de tear que seria conectada ao NES e permitiria a criação de diversas malhas com várias estampas desenhadas pelo próprio “jogador”. Sabemos mais sobre esta curiosa invenção graças a Howard Phillips, empregado da Nintendo, que publicou a imagem do que seria um anúncio da Knitting Machine.

Como consolo pelo fracasso do upload da brochura AVS (Advanced Video System) ... Eu dou-lhes ... NES Knitting Machine - Sr. A (Arakawa) pediu-me com apenas 30 minutos de antecedência para dar ao Presidente da Toys R Us Charles Lazarus uma demonstração ao vivo. Provavelmente uma das minhas menos genuinamente entusiasmadas demos ;) - Howard Phillips

Como já foi citado anteriormente, o objetivo era apenas avaliar a resposta do mercado a essa ideia, e Howard foi escolhido para apresentar o acessório ao presidente da Toys R Us, uma das maiores redes de lojas de brinquedos dos EUA. Considerando que nunca mais se ouviu falar da Knitting Machine, as reações não devem ter sido as mais entusiasmadas.

Contudo, esta história é interessante por mostrar como desde o princípio a Nintendo sempre esteve preocupada em criar produtos que atingissem os mais variados públicos, não apenas o “jogador padrão”. Se nos surpreendemos com avós jogando Wii nesta geração, é porque não prestamos atenção suficiente na história da empresa.

nintendo knitting machine

Você está olhando para a Nintendo Knitting Machine.

 

Não é um jogo, não um brinquedo, não é algo que uma jovem garota pode superar em três ou seis meses ou mesmo um ano.

 

É uma máquina que interage com o poderoso Nintendo Entertainment System para realmente tricotar blusas: e não apenas um ou dois padrões, mas uma infinidade de modelos diferentes e únicos.

 

A Nintendo Knitting Machine é apenas mais um exemplo do pensamento inovador que mantém a Nintendo na vanguarda da tecnologia de vídeo. E seus clientes na beirada de seus assentos.

 

É claro que provavelmente deveríamos mencionar que nenhum outro sistema de videogame oferece algo remotamente semelhante. Mas por que alfinetar a concorrência?

Está chateado por jamais ter a oportunidade de tricotar em um NES? O jogo I am a Teacher: Super Mario Sweater, lançado no Japão para o Famicom Disk System em 1986, mostra como seria usar a Knitting Machine.

I am a Teacher: Super Mario Sweater

Em todo caso, enquanto não recebermos um “Knitting Machine U” você ainda pode fazer aquele suéter de Mario ou gorro de Link com as próprias mãos, basta um pouco de dedicação e força de vontade.

suéter

Revisão: Bruna Lima

Siga o Blast nas Redes Sociais
Bruno Grisci
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).