Numa verdadeira história de queda e superação, Ansem demonstrou no decorrer da série ser um dos personagens de psicológico mais variável, sendo constantemente influenciado pelo mundo a sua volta e por seus próprios desejos, variando entre a vontade de conhecer mais o mundo que o cerca e o impulso movido a vingança por aqueles que o destronaram. Mas para entender o porquê de tais mutações, talvez tenhamos de viajar um pouco no tempo e conhecer a sua história.
Aviso: O texto a seguir contém revelações sobre o enredo (spoilers). Leia por sua conta e risco.
O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Não, pera.
Outrora, em tempos de paz e sem a existência dos Heartless e Nobodies que iriam assolar a vida dos nossos protagonistas, Ansem era o soberano da cidade da luz, Radiant Garden, onde governava com benevolência e bondade (Kingdom Hearts: Birth by Sleep - PSP). O sábio constantemente se confinava em seu castelo buscando modos de tornar mais segura a cidade para ele, para seu povo e para seus cinco queridos aprendizes: Braig, Dilan, Even, Aeleus e Ienzo. Nomes familiares? Talvez não agora, mas aguardem.
No decorrer da aventura dos aprendizes de Mestre Eraqus contra Mestre Xehanort, Ansem ficou isolado em sua cidade com seus aprendizes, sem imaginar o que iria acontecer com ele depois. Após o confronto final no Cemitério das Keyblades, Xehanort (agora no corpo de Terra) é encontrado pelo sábio, porém este não guarda nenhuma de suas memórias antes da transição de corpos. Ansem resolve acolher o rapaz, totalizando agora seis aprendizes que os auxiliam em suas pesquisas.
Com o decorrer dos anos, o soberano passou a temer a escuridão que parecia crescer dia a dia no coração das pessoas, e tinha medo de que isso acabasse consumindo a cidade de Radiant Garden eventualmente. Com isso, o sábio passou a desenvolver um estudo sobre as trevas no coração com a ajuda de seus aprendizes, testando suas teses no coração de Xehanort – na expectativa de que isso acabasse por despertar as memórias do rapaz. Com o suporte de Ienzo, Ansem construiu um laboratório na parte subterrânea do castelo para desenvolver melhor sua pesquisa. Porém, os aprendizes começaram a fazer experimentos desumanos, algo que o sábio não aprovava, ele até ordenou o encerramento dos estudos, mas o sábio sabia que era tarde demais; estava claro que os experimentos haviam afetado Xehanort e ele começava a ter uma atitude sombria, o que era uma péssima notícia considerando a latência do rapaz a habilidades sobre-humanas.
A tristeza de ver o seu propósito corrompido começou a afetar o soberano mas com a visita do rei de Disney Castle, Mickey, seu pesar começou a ser aliviado. Infelizmente, a calmaria durou pouco. Xehanort estava usurpando o nome de seu mestre e escrevendo os “Ansem Reports”, algo como um diário de bordo, sob o título do sábio. Isso ocorreu pouco tempo antes da tempestade recair sob Radiant Garden: os seis aprendizes foram longe demais nas pesquisas, mergulharam nas trevas e foram consumidos por ela e separando assim seus corpos de seus corações. Enquanto Xehanort deu a vida para duas entidades, um Heartless (conhecido por Ansem, o Perseguidor das Trevas) e um Nobody (Xemnas), os outros aprendizes deram vida aos que seriam conhecidos como Organization XIII; Braig tornou-se Xigbar, Dilan criou Xaldin, Even deu a luz a Vexen, Aeleus criou Lexaeus e Ienzo tornou-se Zexion. O erro do sábio então veio assombrá-lo, e Ansem foi arrastado para a Realidade das Trevas, onde começou a ser consumido pelo ódio e pelo desejo de vingança.
Na escuridão e sozinho, o sábio começou a escrever sobre a sua experiência para preservar a própria sanidade, e lá resolveu abandonar o seu nome usurpado pelo aprendiz, assumindo a identidade de DiZ (“Darkness in Zero”) e mudando suas vestimentas, para ocultar sua identidade. Diferente dos seus aprendizes, que se deixaram consumir pela escuridão, DiZ aprendeu a controlar as trevas e achou um modo de fugir de seu confinamento, alojando-se em Twilight Town para se recuperar, e aproveitou para assistir de camarote os esforços de Sora e Mickey para deter os planos do Heartless de seu antigo aprendiz, Xehanort (Kingdom Hearts – PS2).
Após os eventos do primeiro embate contra Xehanort, DiZ invadiu a segunda base de operações da Organization XIII, Castle Oblivion, onde começou a arquitetar seu plano de vingança. Para isso, o sábio passou a guiar Riku para fora da Realidade da Escuridão e o trouxe para o castelo, auxiliando-o a vencer as trevas em seu coração (Kingdom Hearts: Chain of Memories – GBA). Usando de seus poderes, DiZ assume a forma de Ansem, o Perseguidor das Trevas, e encara o jovem cavaleiro da Keyblade, porém este vê através do disfarce. DiZ então revela-se como a voz que o guiou pelo castelo, e o ajuda a superar a essência de Xehanort que ainda habita em seu coração.
Depois de todos os eventos no castelo, o sábio se reúne com Rei Mickey e Riku, onde decidem que não devem mais revelar suas presenças e devem agir debaixo dos panos. Assim, DiZ presenteia os dois com mantos da Organization XIII, auxiliando em seu objetivo de manter-se ocultos. Quando vão se despedir, DiZ questiona Riku sobre o caminho que ele vai escolher, o da luz ou das trevas, onde Riku surpreende com a resposta de que seguiria o meio-termo. “O caminho do crepúsculo em direção à noite”, o sábio refere-se, mas o cavaleiro o corrige: “O caminho do alvorecer”.
O Contra-ataque da Escuridão
Com seu plano começando a entrar em execução, DiZ passa a perseguir Roxas para uni-lo novamente a Sora, e incumbe Riku de buscar o Nobody. Enquanto isso, o sábio vai até Naminé e pede que transfira as cápsulas nas quais Sora, Donald e Goofy estão dormindo para o seu laboratório em Twilight Town, assim mantendo-os seguros. Riku executa as ordens como planejado mesmo tendo de se entregar a escuridão, mostrando a DiZ o tamanho de sua devoção a Sora, o que acaba por aliviar um pouco o sentimento de vingança que dominava o antigo soberano (Kingdom Hearts: 358/2 Days – DS).
Com Roxas capturado, DiZ o prende em uma Twilight Town simulada em computador para ficar sob observação até o momento de se unir com Sora (Kingdom Hearts II – PS2). Os planos do sábio vão bem enquanto Roxas e Sora se fundem, mas começam a frustrá-lo no momento em que o cavaleiro parte em seus próprios objetivos distante de Riku ou Mickey, o que acaba por comprovar que o coração não é algo que possa ser compreendido totalmente. Visto esse problema, DiZ encontra-se novamente tendo de contar somente consigo mesmo.
Ao se infiltrar na base da Organization XIII, o sábio ganha conhecimento dos planos de Xemnas: recolher corações para criar o seu próprio Kingdom Hearts. Com essa ciência, ele constrói uma máquina capaz de digitalizar o Kingdom Hearts artificial, máquina denominada “Kingdom Hearts Encoder”. Com a ajuda de Mickey, ambos escalam através de The World That Never Was até um local mais apropriado para ativar a máquina e, no decorrer, o sábio revela sua identidade para o Rei de Disney Castle. Alegando que era somente sua a responsabilidade de parar a organização que nasceu em seu laboratório, DiZ está disposto a ir até o fim em sua vingança que ele chama de justiça. A máquina é ativada e começa a absorver o grande coração, mas o poder contido nele é grande demais para ser controlado. A máquina se sobrecarrega e DiZ faz o máximo possível para conter o poder, mas tudo que conseguiu foi preservar a vida de seus companheiros. A máquina explode e leva embora a influência de Ansem, o Perseguidor das Trevas sob Riku, e DiZ desaparece.
Felizmente, o sábio não havia morrido; a explosão o enviou novamente a Realidade das Trevas, porém mais debilitado que da primeira vez. Preso lá e tendo suas memórias e sua sanidade sendo consumidas lentamente, finalmente o sábio ganha uma companhia: Aqua. A aprendiz de Mestre Eraqus passa a ser sua companheira, a quem ele confia a informação de que Sora havia salvo o mundo duas vezes, e de que ele iria conseguir tirar os dois dali. Isso se confirmaria pois, antes do cavaleiro acordar, Ansem escondeu informações em sua memória sobre como salvar a todos que estão conectados ao seu coração. É... Parece que a saga dos cavaleiros da Keyblade está caminhando em direção ao clímax, mas só poderemos saber isso nos próximos jogos.
Conhecimento é Poder
Ansem é um personagem que se mostrou bipolar em toda a série: começou de uma forma, se tornou outra e retornou a primeira mais recentemente. Como Ansem, o Sábio, mostra-se um homem de postura respeitosa, de certa idade, trajando um jaleco sobre roupas sociais. Já como DiZ, sua vestimenta é deveras complexa para ocultar a sua identidade; composta principalmente de bandagens e vestes de cores escuras variando entre preto e vermelho, com alguns detalhes em amarelo. A única característica que está presente em ambas as versões é o cachecol, que somente muda de cor (vermelho como Ansem, preto como DiZ).
Quanto a sua personalidade, Ansem sofreu uma das maiores transformações no decorrer da trama. Como soberano era benevolente, justo e sempre focado no bem geral de sua terra, porém como DiZ, focou-se somente na vingança e não poupou esforços para concretizar seu objetivo de eliminar a Organization XIII. É incrível ver o que a raiva pode fazer com alguém, que era puro e se tornou insensível. Realmente, o coração é algo que não pode ser totalmente compreendido.
Já suas habilidades são um mistério, já que nunca foi revelada toda a extensão de suas capacidades. Foi demonstrado que ele tem pleno domínio sobre as trevas, sendo capaz de criar os Corridors of Darkness (meio de transporte que se utiliza de portais abertos na escuridão existente entre os mundos), também se mostrando poderoso o suficiente para manipular a escuridão interna no coração de alguém. Além disso, foi capaz de defletir facilmente um ataque de Riku com o uso de um escudo de trevas. Ansem também é capaz de mascarar a própria forma, como demonstrou ao se transformar no Perseguidor das Trevas em Castle Oblivion. Infelizmente, ainda não se sabe o quão poderoso ele é, nem se um dia veremos isso.
Conclui-se que a escuridão pode tanto ser uma arma como ser uma forca. Mesmo aquele que tanto estudou o uso das trevas acabou sendo corrompido por ela, deixando-se levar por impulsos humanos como a vingança e a retribuição. Talvez isso seja uma lição para nós não brincarmos com certas coisas como o coração, pois os sentimentos vão muito além do que qualquer máquina ou qualquer cérebro possa computar. Infelizmente, Ansem aprendeu isso da pior forma, tendo de abandonar o seu título de “sábio”.
Revisão: Lucas Oliveira