Dessa vez não é o PETA e nem o Pachter, mas sim o Enough Project, um grupo que luta contra o genocídio e crimes contra a humanidade. O grupo afirmou que a Nintendo é a única empresa de tecnologia que não se esforçou para identificar se utiliza minerais de áreas de conflito e de abusos de direito, como por exemplo, o que ocorre no Congo. O Enough Project classificou a Big N com uma nota zero pela recusa de reconhecer se o problema se aplica aos seus produtos.
Em sua defesa, a Nintendo afirmou que como uma empresa global, leva a sério a responsabilidade social e espera que os parceiros façam o mesmo. Em um comunicado ao CNN, canal de notícias americano, a Nintendo disse que terceiriza a fabricação e a montagem de todos os seus produtos e que, portanto, não está envolvida no fornecimento de matérias-primas utilizadas.
Sasha Lezhnev, o Enough Project, disse ao canal que a “Nintendo é a única companhia que, basicamente, recusa reconhecer o problema ou demonstra que estão fazendo algum esforço para resolvê-lo. E isso após dois anos de tentativas de entrar em contato com eles”.
As outras empresas que também tiveram uma classificação baixa foram a Canon, Nikon, Sharp e HTC.
Via Eurogamer / My Nintendo News