Acendendo a chama olímpica
Esmagar botões ganhou outro significado com o lançamento de Track & Field para arcades em 1983. O hit da Konami veio com a intenção de cobrir os Jogos Olímpicos de Los Angeles, que ocorreram em 1984, cuja febre durou por muitos anos.
Se você não conhece, ou não se lembra de Track & Field, aí vai um breve histórico do jogo. Lançado no Brasil sob o nome de Hyper Olympic, o jogo esportivo da Konami também foi uma febre nos fliperamas brasileiros nos anos 1980. O título é um dos pioneiros na reunião de vários esportes e foca, principalmente, nas modalidades de corrida, pulo e arremesso. O sucesso foi tão grande que o jogo foi relançado diversas vezes, do Atari 2600 ao Xbox 360. Uma das versões mais populares é, sem sombra de dúvida, a lançada para o NES em 1987, que, obviamente, se aproveitou dos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul e garantiu até mesmo uma sequência exclusiva para o console da Big N no ano seguinte.
A versão para NES ficou conhecida como “o jogo quebra botões”. Isso porque o gameplay de Track & Field se baseia, primariamente, no apertar frenético de botões.
O maior destaque de Track & Field no NES está nos aspectos técnicos. A versão para o console da Nintendo é a mais fiel aos arcades e pode-se até dizer que houve uma melhoria nos gráficos e áudio do jogo.
Corra, salte, arremesse!
Os esportes da versão para NES podem variar de acordo com a versão do cartucho. As versões mais recentes possuem, ao todo, oito eventos (dois a mais que nos arcades), onde alguns jogos bem difíceis, como “Hammer throw”, foram excluídos e outros, como “Archery”, inseridos.
- 100 meter dash (100 metros rasos)
É uma modalidade simples (e bem fiel), com o único objetivo de chegar até o fim dos 100 metros dentro de 14 segundos. Para isso, é necessário apenas que o jogador pressione o botão ‘A’ do controle do NES o mais rápido possível.
- Long jump (Salto em comprimento)
É bem simples também. Aqui, o objetivo é correr até a linha limite e saltar. Para ser qualificado, o jogador deve saltar, no mínimo, três metros. Os controles são um pouco mais complicados. Para correr, é necessário, novamente, o ataque massivo ao botão ‘A’. A qualquer momento, o jogador pode pular pressionado o botão direcional para cima, mas é necessário uma certa precisão para que o pulo ocorra no momento certo.
- 110 hurdles (110 metros com obstáculos)
“110 metros com obstáculos” é uma variação da prova “100 metros rasos”. O objetivo é correr 110 metros, em, no máximo, 15 segundos, desviando de obstáculos. Os controles são basicamente os mesmos das provas passadas.
- Javelin throw (Lançamento de dardo)
Essa prova é uma variação de “Salto em comprimento”. O jogador deve correr até uma determinada linha e, de lá, atirar uma vara que deve alcançar no mínimo 65 metros. Os controles são exatamente os mesmos.
- Skeet shooting (Tiro ao alvo)
“Skeet shooting” é uma das provas originais da versão para NES. Diferente de todas as modalidades anteriores, o gameplay não se baseia em apertar os botões rapidamente, e sim em precisão. Para acertar os alvos, o jogador deverá apertar um dos botões de ação exatamente quando os alvos passarem por uma das duas miras. Essa é uma das provas mais difíceis, já que são necessários 2400 pontos (cada alvo vale 100 pontos) para que o jogador seja qualificado.
- Triple Jump (Salto triplo)
“Triple Jump” também é uma prova muito difícil, exigindo rapidez e precisão. O objetivo dessa prova é correr até uma linha que demarca o limite e lá realizar três pulos seguidos. Para que o jogador seja qualificado é necessário que os três pulos resultem em, no mínimo, 13 metros.
- Archery (Arco e flecha)
Essa é mais uma das provas originais. Em “Archery” o jogador deverá acertar, com flechas, um alvo em movimento. Cada local do alvo acertado vale uma determinada quantidade de pontos e são necessários 2500 pontos para que o jogador seja qualificado. Para essa prova, é preciso bem mais que apenas agilidade. Antes da execução, o jogador definirá a velocidade do vento (que influencia diretamente na prova) e, ao atirar cada flecha, é determinado ainda o ângulo em que ela chegará no alvo, que depende do quanto o jogador pressiona o botão de ação.
- High jump (Salto em altura)
“High jump” é a prova mais difícil. A modalidade consiste em correr e pular, de costas, sobre um poste horizontal. O difícil é que, além de uma boa velocidade, você precisará passar pelo poste sem encostar nele. É necessário um salto de apenas 2 metros e 26 centímetros de altura, ou seja, apenas um salto bem sucedido.
Duas décadas depois e ainda em forma
Track & Field é fantástico. Até mesmo eu, que detesto jogos esportivos, consigo me divertir bastante com esse clássico da Konami. A versão original fará 30 anos em 2013, mas ainda é muito divertida. A versão para NES também envelheceu muito bem e ainda é uma boa opção de jogo para se divertir com a família ou amigos.
O modo multiplayer para dois jogadores é o grande destaque do jogo. Não há como não se divertir competindo contra um amigo. A busca pelos recordes pode ser incessante e, acredite, ainda existem pessoas no mundo quebrando recordes desse jogo nos dias atuais.
Infelizmente, a Konami nunca se interessou em relançar o jogo no Virtual Console, então o único jeito de reviver o clássico é através do NES, do Game Boy (em uma versão não tão interessante) ou no Nintendo DS, na coletânea Konami Classics Series: Arcade Hits.
O sucesso do jogo impulsionou o lançamento de diversas sequências. As mais famosas são Track & Field 2 (NES), que falha ao deixar os personagens e cenários caricatos de lado em busca de um (falso) realismo; Nagano Winter Olympics '98 (N64); International Track & Field 2000 (N64), que retorna às origens no que diz respeito as modalidades esportivas e New International Track & Field (DS), que traz de volta o visual cartunesco e os clichês do primeiro jogo.
Track & Field é um jogo recomendado para todos. A precisão dos controles, o visual agradável até para os padrões atuais, a trilha sonora empolgante (que inclui até mesmo a clássica Chariots of Fire do Vangelis) e a jogabilidade divertida e inovadora (para a época) tornaram esse título um clássico inabalável que ainda consegue encantar os jogadores.
Revisão: Ricardo Bach