Muito popular na década de 90, Tiny Toon Adventures era um desenho animado muito divertido, inspirado nas aventuras dos Looney Tunes. Com o sucesso, vários jogos foram produzidos, sendo que o SNES recebeu duas aventuras. Wacky Sports Challenge foi o segundo game da série lançado para o console, consistindo em uma mistura de esportes olímpicos e mini-games no estilo Mario Party, contando com o humor e carisma característicos da série.
Uma competição insana
O metido e rico Valentino Troca-Tapa decide fazer uma competição, sendo o prêmio a incrível quantia de um milhão de dólares. Perninha, Lilica, Plucky e Roy Corrói decidem participar, sonhando alto com as possibilidades oferecidas pela premiação. Com Presuntinho, como apresentador e guia, a competição começa. Como era de se esperar, os eventos são malucos e bagunçados, assim como as aventuras que os personagens costumam participar.
Após escolher um dos personagens, que apresentam atributos idênticos, os jogos começam. A progressão é simples: uma competição é proposta e existe uma pontuação mínima a ser alcançada para se classificar para a próxima fase. O desafio Começa tremendamente fácil e vai ficando mais difícil com o desenrolar do jogo.
Do levantamento de peso ao arremesso de sorvete
Como o nome implica, os esportes são bem malucos, sendo que alguns eventos mal dá para chamar de esporte. São treze modalidades, como as clássicas levantamento de peso, salto com vara e lançamento de disco, além de mini-games exclusivos, como arremesso de sorvete, bungee jump e chicken dash. Todos os jogos apresentam alguma característica única ou caótica, algo tirado direto do desenho. Na corrida de obstáculos, por exemplo, é praticamente impossível terminar o percurso sem cair nas inúmeras armadilhas espalhadas pelo cenário. Já no arremesso de sorvete, o desafio é conseguir acertar os alvos em sequência e sem errar, enquanto alvos e sorvetes voam pela tela.
A jogabilidade na maioria das vezes consiste em apertar botões freneticamente, fazendo os participantes correrem ou guardarem forças para lançamentos. Algumas modalidades exigem estratégia e controles um pouco mais complexos. Em chicken dash (corrida de galinhas), o objetivo é correr e parar o mais próximo possível da beira de um penhasco, tendo como dicas, algumas placas pelo percurso. No birdman contest, o participante, devidamente equipado com asas artificiais, acompanha um avião ao mesmo tempo que coleta balões que valem pontos e destrói a mansão de Valentino Troca-Tapa no final do percurso com um voo rasante. Variedade é o que não falta.
A melhor característica de Wacky Sports Challenge é o modo multiplayer. Este é um dos poucos jogos que oferecem suporte ao acessório Super Multitap, permitindo até quatro jogadores simultâneos. Na verdade, acaba que o modo multiplayer é a melhor opção para aproveitar o game, já que a resistência oferecida pelos personagens controlados pelo computador é baixa, mesmo no nível mais difícil.
Jogando até amanhecer
Em uma era sem Mario Party, Tiny Toon Adventures: Wacky Sports Challenge era um dos games que reinava nas reuniões de amigos. A jogabilidade simples, mas variada e divertida, aliada aos belos gráficos e temas musicais característicos da série animada, fazia com que fosse difícil largá-lo. E vocês, recomendam esse game?
Revisão: Luigi Santana