O cavaleiro das trevas tem interpretações das mais variadas seja na tv, no cinema, nos quadrinhos e nos jogos. Batman é um dos poucos personagens dos quadrinhos que se adaptou extremamente bem a qualquer meio de comunicação (se não for o único). Batman do Futuro (Batman Beyond, nome original em inglês) é uma série televisiva de 52 episódios e um filme (que deu nome ao jogo desta matéria) que foi ao ar entre 1999 e 2001. Como será que o jogo se saiu?
Os cabelos brancos chegam
Bruce Wayne, o eterno Homem Morcego, em Batman do Futuro, está velho e treina um novo Batman, o jovem Terry McGinnis, que com ajuda de uma versão atualizada da armadura de Batman enfrenta vilões poderosíssimos.
Em, O retorno do Coringa, Terry é deixado fora do caso Coringa, pois Bruce considera ser muito arriscado para o jovem Batman, mas Terry não aceita as ordens de Bruce e vai atrás do vilão e enfrenta um grande grupo de capangas.
O filme foi considerado um dos melhores do Batman já lançados. De fato, o filme é muito bem desenhado e com uma história simples (e muitas vezes clichê), mas que funciona muito bem com o público, que possui elementos que realmente justificam as escolhas e ações das personagens, como no exemplo em que Bruce não permite que Terry vá atrás do Coringa por temê-lo.
O retorno do Batman foi mais legal
Para quem conhece Final Fight é fácil assimilar que tipo de jogo se trata. Você tem uma câmera que lhe apresenta uma visão 2D, porém com movimentação 3D (onde pode-se mover em oito eixos) e desafia todos os inimigos que vierem pela frente. O jogo já começa mal pois apresenta um estilo de game extremamente ultrapassado, e por mais esforço que o jogo faça, Batman do Futuro não deixa de parecer ter vindo diretamente do passado. Batman Returns lançado em 1993 para o Super Nintendo parece ser um jogo centenas de vezes mais robusto que esse que foi lançado em 2000.
O game nem mesmo tenta trazer variedade e repete exaustivamente eventos durante todo o jogo. Como por exemplo, vá por um caminho encare dezenas de inimigos que no final deixarão cair uma chave que te leva para o caminho correto.
Depois deve-se enfrentar um chefe, eles são o respirar de criatividade do jogo. São todos os vilões que Terry enfrenta no filme, agora modelados de forma horrenda por gráficos sem qualquer detalhismo.
Outro grande problema está relacionado a inteligência artificial, os inimigos só te atacarão caso você chegue muito próximo deles. Mesmo eles estando na mesma tela que você, eles não atacarão a menos que se aproxime.
O cinto de utilidades
Para que possa vencer Coringa e seus capangas, durante o jogo Batman possui alguns truques. A armadura pode ajustar o estilo de combate conforme a necessidade do jogador. A escolha correta do estilo de combate pode determinar o sucesso ou o fracasso durante os estágios. Sendo eles:
- Standart
O estilo Standart permite que o jogador escolha entre três armas, sendo elas Batarangs, um Nunchaku e uma clava.
- Nimble
Com esse estilo o jogador pode planar com as asas do homem morcego. Permite ao jogador executar um pulo duplo e um chute aéreo bem poderoso. Além de ter os atributos mais balanceados entre Attack, Defense e Jump.
- Offensive
Voltado aos combos (se é que pode-se chamar de combos) onde há a possibilidade de desferir chutes e socos poderosos.
- Defensive
Possibilidade de usar um escudo para defender-se de golpes e tiros.
No início do estágio é possível escolher somente um dentre os quatro, porém, durante a partida é possível coletar letras. Cada uma representa um estilo de combate. Dessa forma, durante as partidas, o jogador poderá alterar em tempo real a forma de combater os inimigos.
O problema é que independente do que o jogador escolha, as possibilidades apresentadas são muito limitadas. Não há um sistema de combos, somente chutes e socos aleatórios. O jogo em momento algum estimula a estratégia nos combates. Com excessão dos chefes.
Quesitos técnicos extremamente mal desenvolvidos
O que dizer de um jogo que apresenta uma única “música”? Falo sério, somente uma o jogo inteiro? Isso se é que pode-se considerar um riff de guitarra uma música. Pode-se considerar esse jogo um dos mais pobres no quesíto trilha sonora já criado no mundo dos jogos, ao ponto de até parecer piada.
Os gráficos também são fraquíssimos. Animações pouco detalhadas e com movimentações patéticas, cenários extremamente lineares e feios.
Nada mais que um jogo baseado em filme
O fato é que Batman do Futuro: O retorno do Coringa é um exemplo claro de jogo que se baseia em filme. Pouquíssimo tempo para desenvolvimento e polimento das idéias implementadas.
Uma pena porém, que um jogo baseado em um dos melhores filmes do Batman tenha sido tão fracassado. E você, jogou esse game em seu Nintendo 64? Conte-nos suas experiências!
Revisão: Jaime Ninice