Top 10: Os maiores system sellers do Nintendo Wii

em 05/07/2012

Em 19 de novembro de 2006, chegava às prateleiras dos Estados Unidos o Nintendo Wii. Trazendo mais dúvidas do que certezas, o novo console t... (por Jardeson Barbosa em 05/07/2012, via Nintendo Blast)

Em 19 de novembro de 2006, chegava às prateleiras dos Estados Unidos o Nintendo Wii. Trazendo mais dúvidas do que certezas, o novo console tinha como objetivo reverter o “fracasso comercial” dos últimos dois consoles da Big N. Com uma proposta completamente original e ousada, a Nintendo tentou mostrar ao público que o novo modelo de controle, o Wii Remote, funcionava, e que a resolução SD do console não seria um problema. Que o Wii foi um verdadeiro sucesso todo mundo sabe, porém, para que tudo terminasse assim, foram necessários diversos jogos capazes de utilizar o hardware limitado, mas inovador, do novo console, conseguindo chamar a atenção do público para a nova proposta. E será sobre dez desses jogos que falaremos no Top 10 de hoje.

“System seller”, ou “killer game/app”, é um termo comumente utilizado na indústria dos videogames para se referir a jogos que são (de certa forma) responsáveis pela venda de consoles. São jogos como Super Mario Bros. (NES), Tetris (GB), Pokémon Gold/Silver (GBC) ou Final Fantasy VII (PS), capazes de fazer com que os consumidores adquiriram um console novo, primariamente, apenas para jogá-los.

10. The Legend of Zelda: Twilight Princess

Não há como negar o potencial deste game na venda de consoles. Twilight Princess é, acima de tudo, um “The Legend of Zelda”, e só isso já é o suficiente para impulsionar as vendas de qualquer hardware. Mas este jogo é tudo aquilo que os fãs esperavam desde “Majora’s Mask” (lançado em 2000); um título sério e maduro, diferente das últimas três instalações da franquia. Ciente do potencial do game, a Nintendo o lançou exatamente no mesmo dia em que lançou o Wii e adiou a versão do GameCube em um mês, forçando os mais apressadinhos a adquirirem o novo console. Twilight Princess vendeu mais de 6 milhões de cópias apenas no Wii (contra certa de 1,5 milhão no GameCube), provando que a tática funcionou melhor do que o esperado.

9. Virtual Console

Ok, o Virtual Console não é um jogo, mas com certeza foi um grande impulso na corrida vitoriosa do Wii. Virtual Console é um canal que surgiu no Wii (e hoje se expande para os demais consoles da Big N) como forma de distribuição de games lançados no passado e que só estavam disponíveis em suas versões originais ou emuladores. A ideia é deveras inteligente. Nos últimos anos a demanda desse tipo de game vem crescendo bastante, e, levando em conta o enorme catálogo da Nintendo nos consoles anteriores, seria até burrice não criar um meio para que esses games pudessem voltar a ser vendidos. A ideia deu tão certo que já existem, hoje, jogos de diversas plataformas no canal, como Mega Drive ou TurboGrafx-16. Não dá para negar que muitos saudosistas deram preferência ao Wii apenas por esse “detalhe”, que faz toda a diferença.

8. Just Dance

Todo mundo gosta de dançar, certo? Provavelmente a resposta é não, mas mesmo quem nunca foi adepto de um “rebolado” não conseguiu resistir a Just Dance. Antes do Wii, os jogos de dança e ritmo não formavam um gênero muito popular nos videogames caseiros , mas isso mudou em 2008, quando a Ubisoft percebeu o potencial do Wii Remote e lançou o game que é, hoje, um dos principais títulos da 7ª geração de videogames.

Just Dance foi o primeiro jogo third-party a emplacar de verdade no Wii, vendendo mais de 1 milhão de cópias apenas nos dois primeiros meses. O game fez tanto sucesso que a série ganhou diversos spin-offs e continuações no Wii, além de ter sido “copiado” por outras produtoras. O primeiro jogo da série vendeu cerca de 7 milhões de cópias, enquanto Just Dance 2 e Just Dance 3 já chegam, cada um, a 10 milhões. Outros jogos de dança, como “Michael Jackson: The Experience” e “Abba: You Can Dance”, também foram lançados pela Ubisoft no Wii e juntos formam um sucesso que já ultrapassa as 30 milhões de cópias vendidas, demonstrando que o Wii é o console preferido dos apreciadores de jogos de ritmo.

7. Super Mario Galaxy

É Mario. Sem mais delongas, esse é o personagem que mais ajuda a vender consoles no mundo. Se o NES fez sucesso, tudo é por causa de Mario. E isso se repetiu em praticamente todos os consoles da Big N daí em diante.

No Wii não foi diferente. Apesar de Super Mario Galaxy não ser o maior best-seller do console, não tenha dúvida de que muita gente só resolveu comprar o novo console da Nintendo quando conheceram esse jogo aqui. Super Mario Galaxy elevou a série a um outro patamar, ganhou diversos prêmios, mostrou que o Wii tem potencial gráfico sim, senhor, e vendeu mais de 10 milhões de cópias. O sucesso foi tão grande que, dois anos depois, foi lançada uma sequência direta do game que, claro, repetiu o sucesso e fez a alegria de muita gente.

6. Super Smash Bros. Brawl

A série Super Smash Bros. já havia demonstrado seu potencial no GameCube, quando Melee ajudou a levantar as vendas do console 128-bit da Nintendo. Com o Wii a história se repetiu, ao menos em parte.

Desta vez o console da Big N vendia como água, mas isso não foi um empecilho para o sucesso de Brawl, que já vendeu mais de 10 milhões de cópias. Uma das características de Super Smash Bros. é a enorme quantidade de fãs fiéis à série, capazes de comprar um console novo só para aproveitarem o jogo, que faz o maior sucesso em campeonatos e jogatinas mais sérias. O sucesso da série é tão grande, que já tem gente pensando em comprar o Wii U só por causa do próximo game da série, que ainda está em produção.

5. New Super Mario Bros. Wii

É Mario novamente. Se Mario Galaxy fez muito sucesso com a crítica, New Super Mario Bros. Wii fez o dobro do sucesso com o público.

Desde Super Mario World que não tínhamos um side-scroller inédito de Mario nos consoles caseiros da Nintendo, mas o desejo dos fãs saudosistas foi atendido em 2008, com o lançamento de New Super Mario Bros. Wii. A versão para Wii do game que fez o maior sucesso no DS não era simplesmente um remake, como muita gente acreditava, e chamou a atenção por sua jogabilidade precisa e o multiplayer local para até quatro jogadores, que mais tarde virou um “padrão” no gênero. As mais de 25 milhões de cópias vendidas demonstram que New Super Mario Bros. Wii é um system seller de peso e a Nintendo, ciente disso, já prepara versões para o 3DS e para o Wii U. É mole?

4. Wii Play

Wii Play é um jogo controverso. A maior parte dos críticos reclamou da qualidade dos minigames e do acabamento do game. Mas contrariando a tudo e a todos, essa expansão da série “Wii” se tornou uma das mais populares e foi um dos fatores cruciais para o sucesso do Wii nos dois primeiros anos.

Os mais diversos mini-games de Wii Play se destacam por utilizarem o Wii Remote de forma inteligente. Graças ao apelo “social”, o game acabou virando febre entre os menos acostumados com videogames, garantindo a fama de casual para o novo console da Big N. Em pouco tempo, Wii Play já havia se tornando o jogo mais vendido do Wii (desconsiderando os jogos que acompanham o console em bundles), sendo superado apenas alguns anos depois por Mario Kart Wii. Atualmente, Wii Play já superou a marca de 28 milhões de cópias vendidas.

3. Mario Kart Wii

Desde que surgiu no SNES, a série Mario Kart sempre foi a responsável por diversos “system sellers” na história da Nintendo. Mario Kart 64, por exemplo, foi, ao lado de Super Mario 64, um dos responsáveis do sucesso inicial do console 64-bit, que foi lançado com pouquíssimos games. Com Mario Kart Wii a história não foi muito diferente. Enquanto o novo jogo de corrida da turma do Mario não tinha como obrigação “salvar” (ou sustentar) o novo console da Nintendo, ele fez um sucesso nunca antes visto em nenhum jogo da série.

Foram mais de 30 milhões de cópias vendidas e, por mais incrível que pareça, o jogo vende bem até hoje. Só pra ficar mais fácil de entender, esse não é apenas o jogo mais vendido da última geração (desconsiderando os jogos que acompanham os consoles), é o jogo mais vendido da história. Mario Kart Wii se tornou um dos jogos mais importantes da Nintendo na venda de Wiis e, graças a isso, passou a ser disponibilizado em um bundle que incluía um Wii com Wii Remote, uma cópia do game e um Wii Wheel, um sucesso instantâneo.

2. Wii Fit

Uma das características mais controversas do Nintendo Wii é sua biblioteca de games. Enquanto gamers mais tradicionais reclamam da falta de títulos mais “hardcore”, ou qualquer outro termo que você quiser colocar aqui, os novatos e menos acostumados com videogames puderam, finalmente, ter em casa um console que (em tese) agradasse a família toda.

Entre esse grupo de não-gamers estão os usuários do Wii Fit. O jogo, desenvolvido pela própria Nintendo, distorceu o conceito de games e trouxe, para a sala de estar, uma bateria de exercícios físicos que, além de proporcionar uma vida mais saudável, consegue ser divertida e inovadora, quebrando um velho estigma que relacionava videogames a sedentarismo. Foi com essa proposta que o Wii Fit e a Wii Balance Board (acessório que acompanha o game) se tornaram verdadeiros sucessos. Numa época em que cuidados com a saúde estão tão na moda, fica fácil perceber que muita gente só comprou o Wii para aproveitar essa gama de games, que vem se expandindo. Wii Fit Plus, Zumba Fitness e My Fitness Coach são apenas alguns dos títulos que se aproveitaram da premissa de Wii Fit, que já vendeu mais de 20 milhões de cópias. A Wii Balance Board, por sua vez, já ultrapassou a marca de 30 milhões de unidades vendidas, quebrando, inclusive, recordes mundiais.

1. Wii Sports

Quando o Wii foi lançado, nenhum jogo utilizou tão bem os novos controles como Wii Sports. O game, que vinha junto com o console, se tornou um sucesso instantâneo, trazendo, para frente das TVs, pessoas de todas idades, inclusive aquelas que nunca tinham experimentado um videogame antes.

Wii Sports pode ser considerado o jogo fundamental para o sucesso do Wii e, por causa disso, impulsionou um forte movimento na indústria, criando um novo gênero e sendo copiado por diversas desenvolvedoras. É graças a Wii Sports, também, que o Wii Remote pode ser considerado um verdadeiro sucesso. Wii Sports é o jogo mais vendido de todos os tempos (incluindo os jogos que acompanham os consoles), com quase 80 milhões de cópias vendidas. O sucesso do game também impulsionou a criação de uma sequência, Wii Sports Resort, que introduziu o Wii Remote Plus e já vendeu quase 30 milhões de cópias.

O Top 10 de hoje reforça a força do Wii junto ao segmento casual. Games únicos, que proporcionaram diversas novas experiências, foram a fórmula do sucesso desse console que já chega perto das 100 milhões de unidades vendidas. Muita gente pode ver isso como algo negativo, mas é interessante perceber que uma área tão poderosa era tão pouco explorada antes da chegada do Wii, e isso já nos permite imaginar o quanto iremos descobrir com o Wii U. Daqui a alguns meses o Wii deixará os holofotes de vez, dando espaço ao novo console da Big N, mas não dá para negar que ele foi o responsável pelas principais mudanças de direção ocorridas na última geração e isso será refletido no futuro, não importando como ele será. E você? Comprou o seu Wii por causa de algum jogo em específico? Dê a sua opinião nos comentários. E fique ligado no N-Blast para mais matérias sobre esse console tão importante.

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.