Top 10: O que jogar nas férias de julho

em 17/07/2012

Julho é um mês muito especial para a maioria dos brasileiros. É a época das férias escolares e muita gente aproveita pra viajar e se diverti... (por Jardeson Barbosa em 17/07/2012, via Nintendo Blast)

Julho é um mês muito especial para a maioria dos brasileiros. É a época das férias escolares e muita gente aproveita pra viajar e se divertir muito. Mas há também aqueles que não gostam de viajar (ou não podem) e que acabam curtindo as férias com seus hobbies prediletos como filmes, livros ou, claro, jogos. Se você, até essa altura do campeonato, ainda não decidiu o que jogar nas férias, não se preocupe. O Nintendo Blast dará dez dicas super legais para todos os gostos e para os mais variados consoles (que não foram necessariamente ordenadas de “melhor para o pior”, que fique claro). Corra, porque agosto já está logo ali.

10. Pikmin 2: New Play Control! (Wii)

Não consegue entender todo o alvoroço em cima de Pikmin 3? Pois agora é a hora de recuperar o tempo perdido e conhecer uma das melhores obras do mestre Miyamoto. E para isso, que tal começar por Pikmin 2? O segundo game da série é um jogo de estratégia em tempo real. Nele você controlará o Capitão Olimar (e o Capitão Louie), que por sua vez deverá comandar um exército de Pikmin – pequenas criaturas coloridas – em um planeta distante (e muito familiar…), enfrentando criaturas diversas e coletando tesouros, que, no fim, serão utilizados para pagar as dívidas da Hocotate Freight, empresa para qual ele trabalha. Apesar da premissa simples, Pikmin 2 é um jogo muito divertido, que evolui, de maneira agradável, todas as mecânicas do primeiro jogo da série. Com a versão New Play Control! lançada para Wii, não há desculpa para não conhecer ou não voltar a jogar este clássico contemporâneo.

9. F-Zero GX (GC)

Os jogos de corrida podem não estar entre os favoritos dos Nintendistas, mas este aqui merece a sua atenção. Lançado em 2003 para o GameCube, F-Zero GX é simplesmente um dos melhores jogos do gênero já lançados. Se você ainda não o conhece (o que não quero acreditar), agora é um ótimo momento. Corridas futuristas, uma trilha sonora soberba e um visual impressionante são a fórmula do sucesso do único F-Zero produzido pela ex-rival Sega. O jogo nunca foi relançado, o que é uma pena, no entanto, sua versão original pode ser jogada nos antigos modelos do Wii utilizando a retrocompatibilidade.

8. The World Ends With You (DS)

Na última geração, o Nintendo DS foi a casa da maioria dos RPGs japoneses. Por questões financeiras, a maioria das desenvolvedoras resolveu apostar no portátil para jogos deste gênero. Entre a enorme quantidade de bons títulos, encontramos The World Ends With You, game da Square-Enix que extrapola os limites do portátil e prova para o mundo que os JRPGs não estão mortos. Neste jogo, você não encontrará castelos, princesas ou qualquer outro clichê deste gênero, e sim uma história atual com um visual impressionante e um conjunto de personagens carismáticos. O jogo, produzido por Tetsuya Nomura (de Kingdom Hearts), possui controles difíceis e enredo cativante.

7. Pokémon Conquest (DS)

Lançado no mês passado, Pokémon Conquest vai te levar para um passeio através da história do Japão. O mais novo spin-off da série Pokémon consegue a proeza de inserir todos os principais elementos do universo dos monstrinhos de bolso no universo de Nobunaga's Ambition de uma forma bem harmoniosa. O game é recomendado tanto para fãs de Pokémon, quanto para fãs de jogos de estratégia. Apesar de curto, este jogo é uma opção divertida para as férias, principalmente se você está com o seu Nintendo DS meio encostado, ou se ainda não pôde comprar um Nintendo 3DS.

6. Resident Evil Revelations (3DS)

Depois do desastre que foi Resident Evil Gaiden para o Game Boy Color, ninguém mais tinha esperanças em relação a um jogo inédito da série de Survival Horror para os portáteis da Nintendo. Bem, as coisas mudaram. O Nintendo 3DS mostrou tudo do que era capaz, abrindo espaço para que a série Resident Evil pudesse se instalar de vez nos portáteis. Revelations é o primeiro game da série para o novo portátil (e único, até o momento) e utiliza a mesma engine de Resident Evil 5, o que garante o visual belíssimo. Além disto, este game possui uma característica que já estava perdida nos últimos “Resident Evil”: o terror de sobrevivência. Se você ainda não o experimentou, sabia que ele possui o melhor dos dois mundos da série e consegue ser fiel aos jogos lançados para os consoles. Quem disse que as férias não podem ser assustadoras?

5. The Legend of Zelda: Majora’s Mask (N64/Virtual Console)

Nas últimas semanas só se fala em Majora’s Mask. Depois que o mestre Miyamoto declarou que um remake do game é uma possibilidade, todo mundo começou a imaginar como ficariam as aventuras de Link por Termina em HD (ou com melhores gráficos no 3DS). O fato é que este game é um dos “Zelda” mais estranhos de todos os tempos, e não pense que isso é algo negativo. Nesta aventura, que dura apenas 3 dias, Link deve derrotar Skull Kid, que está sob o controle da “Majora’s Mask”, e salvar o reino de Termina, que está ameaçado pela queda da Lua. Vale a pena jogar Majora’s Mask, mesmo para quem já o terminou diversas vezes (como eu).

4. Mario Kart 7 (3DS)

É Mario Kart. Nem é preciso explicar muita coisa aqui. Mario Kart 7, diferente das demais opções da lista, não possui um enredo sério ou um gameplay inovador, mas nem por isso deixa de ser uma ótima opção de jogo para as férias. O ótimo multiplayer, as novas pistas, a customização dos carros e os personagens mais carismáticos dos videogames marcam bastante pontos para este game. Se você gosta de curtir um jogo com os amigos, gosta de disputas online frenéticas ou apenas quer curtir algo nas férias sem muito compromisso, a dica também é Mario Kart 7.

3. Metroid Prime Trilogy (Wii)

Um é bom, três é melhor ainda. Metroid Prime Trilogy reúne os dois games da série Prime lançados no GameCube com o único lançado no Wii. Para quem ainda não experimentou a série Prime, estes jogos se passam entre os eventos de Metroid (NES) e Metroid II (GB) e narram a aventura de Samus em uma perspectiva de primeira pessoa. A ideia, que podia ter dado errado, deu muito certo e colocou a novata Retro no mapa. Encontrar o jogo “Metroid Prime Trilogy” não será uma tarefa fácil, já que o game foi distribuído em edição limitada, mas você pode conferir a série separadamente. Todos os três jogos foram lançados para o Nintendo Wii e os dois primeiros ainda podem ser jogados em suas versões para GameCube, utilizando a retrocompatibilidade do console.

2. Xenoblade Chronicles (Wii)

Quem acompanhou a Operation Rainfall pela internet sabe o quão foi importante quando a Nintendo of America decidiu lançar Xenoblade Chronicles no continente americano. E se você faz parte do grupo de pessoas que não entende o porquê de tanta gente ter se mobilizado para trazer o game para cá, as férias podem ser um bom momento para descobrir isso. Xenoblade Chronicles é um RPG com mecânicas tradicionais japonesas, e já pode ser considerado um dos melhores JRPGs da 7ª geração (não que haja muita concorrência). Mesmo com gráficos simples, o game prova que o Wii pode sim abrigar games mais complexos. Se você procura um jogo duradouro, surpreendente e que saia do lugar-comum dos jogos do Wii, Xenoblade Chronicles é esse jogo.

1. Super Mario Sunshine (GC)

Passar as férias jogando um game em que a temática gira em torno das férias? Parece algo bom para mim, ainda mais quando esse jogo é estrelado pelo encanador mais famoso do mundo. Super Mario Sunshine é, sem sombra de dúvidas, um jogo muito subestimado. A maioria das pessoas talvez nem o tenha jogado, principalmente por causa da impopularidade do GameCube. Se esse é o seu caso, a dica é aproveitar as suas férias para conferir as férias de Mario e se surpreender com um dos melhores jogos da 6ª geração. Dá para curtir o jogo à moda antiga (no próprio GameCube) ou utilizando a retrocompatibilidade do Wii.

O Top 10 de hoje não tem o intuito de enumerar os dez melhores jogos para as férias, e sim sugerir dez grandes games que você talvez possa curtir durante este mês de julho. No entanto, é claro que a decisão final é totalmente sua e é ela que gostaríamos de ver aqui. Quer sugerir algum título que você adorou e que acha que o mundo inteiro deveria jogar também? Dê a sua opinião nos comentários.

Revisão: Ricardo Bach


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.