Um dos pontos mais fortes da Big N é a sua capacidade de criar personagens carismáticos o bastante a ponto de se tornarem ícones para a indústria. Mario, Link, Samus e Donkey Kong são apenas alguns exemplos. Entretanto, há aqueles que não emplacaram tanto assim, ou que apenas não foram criados para esta finalidade. Estes são os personagens coadjuvantes, os que, apesar de não serem tratados com tanto cuidado como os protagonistas, possuem papel fundamental no desenvolvimento dos games que tanto gostamos, dando um toque especial às suas histórias. Hoje, trataremos desses personagens que muitas vezes são desconsiderados pela maioria.
10. Meta Knight
Misterioso, agressivo e divertido. Meta Knight não pode ser considerado um inimigo de Kirby, e sim um rival que nos momentos de desespero não se importará de se unir à bolota rosa em busca de um bem comum. Líder de um exército e dono de um imenso navio voador, o estranho cavaleiro segue um código de honra muito rígido. O mistério que envolve o personagem torna tudo mais interessante, tornando-o digno de fazer parte deste Top 10.
9. Diddy Kong
O maior parceiro de Donkey Kong é super carismático, divertido e ainda possui habilidades essenciais para as encrencas que o macacão se mete em suas aventuras. O macaquinho é ágil, flexível e possui um jetpack que torna tudo muito mais fácil para os primatas. Como personagem bastante famoso que é, foi reconhecido recentemente ganhando o papel de personagem controlável em Super Smash Bros. Brawl, para Nintendo Wii.
8. Palutena
Apesar de ter retornado aos consoles da Nintendo apenas esse ano, depois de mais de duas décadas sem grandes sinais de retorno, a franquia Kid Icarus voltou com força total no Nintendo 3DS. Com isso, Palutena, a Deusa da Luz, também deu o ar de sua graça, e das formas mais espetaculares possíveis. Ela auxilia Pit em (quase) toda sua jornada, e é tão divertida e sarcástica que faz com que tudo se torne muito mais divertido. Só não conseguiu uma posição melhor porque ainda é muito cedo para saber se sua importância e carisma se manterão nas próximas entradas da franquia.
7.Impa
Na série The Legend of Zelda, Impa já assumiu diversos papéis, sendo todos eles elementos-chave para o desenvolvimento do enredo nosgames. A fiel serva da deusa Hylia, que posteriormente se torna a guardiã da família real de Hyrule, sempre surge com algum truque ou solução nos momentos mais tensos da jornada de Link, sendo talvez sua maior aliada na luta contra Ganondorf e sua corja.
6. Mr. Resetti
Personagem dos mais peculiares, Mr. Resetti surge em Animal Crossing toda vez que o jogador desliga o console sem salvar seu progresso. O personagem é engraçadíssimo, com uma aparição mais engraçada que a outra, rendendo muitas risadas aos habitantes dos pacatos vilarejos do game. Seus sermões são cada vez mais intermináveis, e quanto mais o jogador reseta o game sem salvar, mais transtornado a toupeira ficará com a transgressão do jogador. Simplesmente uma pérola que só poderia ter saído dos estúdios da Nintendo.
5. Yoshi
O dinossauro mais simpático de todos os tempos! Fim de conversa! Brincadeiras à parte, Yoshi é facilmente um dos personagens mais simpáticos e carismáticos da Big N, e, além disso, é muito útil. Mario pode montar em suas costas e avançar pelas fases com muito mais agilidade e segurança. Em Super Mario Galaxy 2, Yoshi ainda é capaz de coletar itens que lhe dão habilidades especiais. O dinossauro ainda foi babá de Baby Mario em Yoshi’s Island e protagonizou alguns games da Nintendo, tamanho seu carisma e aceitação.
4. Adam Malkovich
Pessoa mais marcante na vida da caçadora de recompensas Samus Aran, Adam merece sua posição no Top 10 tamanha a personalidade e coragem inerentes à sua personalidade. Comandante de um esquadrão da Galactic Federation, Malkovich é peça fundamental no passado obscuro de Samus, que o tem como um pai. Com o lançamento de Metroid Other M em 2010, o personagem ganhou bastante destaque, e os motivos pelos quais Samus é uma pessoa tão amarga e solitária foram revelados.
3. Slippy
“Fooooooooooooox, help meeeeee”. Quem nunca xingou e praguejou o sapo mais irritante da história dos videogames provavelmente nunca jogou StarFox ou tem uma paciência de ferro. Slippy é talvez o personagem mais irritante da Nintendo (e isso não é pouca coisa), e toda vez que o animal se manifesta durante as missões da equipe liderada por Fox McCloud, um ódio inexplicável sobe à cabeça dos jogadores. Apesar de insuportável, Slippy é essencial para o esquadrão de Cornéria, já que é um excelente mecânico e grande amigo de Fox. É daqueles personagens que todos amamos odiar.
2. Midna
Considerada por muitos a melhor sidekick já criada na franquia The Legend of Zelda, Midna merece a segunda colocação graças a sua forte personalidade, carregada de sarcasmo e ironia. Boa parte da diversão de Twilight Princess se origina dos excelentes diálogos e situações embaraçosas provocadas pela bizarra e apaixonante criatura. Além disso, diferentemente de Navi e Fi, Midna dá poucas dicas óbvias, falando apenas o que é de fato necessário. Somado a isso ainda há a fortíssima motivação pela qual ela acompanha Link em sua jornada, e assim temos um dos melhores personagens coadjuvantes já criados pela Nintendo.
1. Luigi
Eis o nosso primeiro colocado, e não poderia ser diferente, afinal é o irmão rejeitado do maior ícone dos videogames! Luigi merece estar no topo da lista pelo simples fato dele ser a personificação do que deve ser um personagem coadjuvante: coadjuvante! Até mesmo nos jogos da Nintendo o personagem é tratado como tal por todos, o que torna tudo muito engraçado. O “Mario Verde”, como é chamado em alguns games protagonizados por seu irmão, tem como seu maior charme a desconsideração do mundo por sua pessoa, dando um toque todo especial para suas aparições, principalmente nos RPG das séries Paper Mario e Mario e Luigi. Além disso, Luigi possui uma personalidade extremamente cômica, sendo muito medroso, escandaloso e desastrado. Tais características foram muito bem aproveitadas em Luigi’s Mansion, game em que finalmente o Mario Verde consegue sentir o gostinho de ser protagonista de uma aventura.
E você? Considera outros personagens secundários da Nintendo mais importantes que os citados no nosso Top 10? Não deixe de postar sua opinião abaixo!
Revisão: Jaime Ninice