Nunca se falou tanto em poder de hardware como nos tempos atuais. O primeiro questionamento referente a um novo console seja ele, portátil ou de mesa, é seu poder de processamento. Essa discussão é antiga e as empresas tinham que se superar e se virar com o que tinham para driblar os problemas técnicos. Na época do Nintendo de 64 bits, a forma de otimizar o desempenho do console foi o Expansion Pak, lançado em 1998.
Expandindo as coisas
O Nintendo 64 foi para sua época extremamente poderoso, possuía um poder técnico invejável. Sua GPU (unidade de processamente gráfico) era capaz de criar efeitos como fumaça, luz e transparência e texturas diversas. Porém o console possuía vários problemas: o primeiro e mais comentado era a terrível decisão de manter o cartucho como mídia do console e a sua fraca memória RAM, sendo somente 4mb.
Para quem não sabe, a memória RAM é a principal responsável pelo desempenho. Nesta memória são transferidos os arquivos dos jogos. Imaginem o cartucho de jogo como um HD, esse HD transfere de forma temporária os arquivos para a memória RAM que inicia um processo de leitura das informações junto da GPU e outras unidades internas.
O Expansion Pak dobrava a RAM do console, ou seja, o processamento tornava-se baseado numa memória RAM de 8mb! Em outras palavras, a velocidade de leitura e escrita dobravam. Ele era colocado numa gaveta na face superior do console, no lugar do Jumper Pak, acessório que acompanhava o console.
Mais modos de jogo, maior definição…
Adicionar 4mb de memória abriu a possibilidade do console rodar jogos como Star Wars: Rogue Squadron ou StarCraft 64 em uma resolução melhor, 640 x 480 pixels. No caso de StarCraft 64, haviam estágios extras ao utilizar o acessório. Nesses exemplos o uso do acessório é opcional, caso o jogador quisesse desfrutar de jogos com melhor qualidade gráfica.
Em alguns jogos, a necessidade de utilização do acessório era agravada. No caso de Perfect Dark, que além de possuir modos de jogo inéditos para o acessório, ainda tinha alguns problemas relacionados a taxa de frames no modo multiplayer. Logo na caixa fica clara a necessidade do acessório para que haja uma experiência de jogo plena.
No Japão o jogo protagonizado pela bela Joanna Dark foi vendido em um bundle com o acessório.
Veja o comercial de Perfect Dark:
Só foram lançados dois jogos que tornaram a utilização do acessório totalmente obrigatória, Donkey Kong 64 e The Legend of Zelda: Majora’s Mask. Ambos utilizaram os 4mb adicionais para trazer gráficos mais sofisticados do que os apresentados até então para o console. As maiores diferenças notadas nesses jogos são os efeitos mais refinados, cores mais vibrantes e cenários mais ricos em detalhes em comparação a outros jogos do sistema.
Donkey Kong 64, lançado junto ao acessório em 1999, foi um sucesso comercial e vendeu 5,27 milhões de unidades pelo mundo, conforme dados disponibilizados pelo VGChartz. Logo o jogo foi o principal responsável pelo sucesso do acessório e também de Majora´s Mask, lançado um ano depois, esse por sua vez vendeu 3,36 milhões de cópias pelo mundo.
Wii Motion Plus ou Circlepad Pro do 64?
Se fossemos pensar na Nintendo administrativamente e preenchêssemos um C.A.R. (técnica de seleção, a sigla significa: contexto, ação e resultado. Basicamente verifica as ações passadas e pressupõe que essas se repetirão no futuro) a Nintendo seria muito bem sucedida quando o assunto é originalidade na criação de acessórios. Claro que por outro ponto de vista, verificamos que a Nintendo lança acessórios para que possa preencher lacunas do design de seus videogames, o que muitas vezes parece não ser o mais acertado quando visto de forma mais ampla. E quando vemos o contexto do Nintendo 64 e seus componentes de ponta para a época, a ação de criar o Expansion Pak demonstrou um calcanhar de Aquiles do console e o resultado foram dois jogos best seller do mesmo. Nesse caso foi uma decisão até bastante elegante da Nintendo. Mas nem sempre a mesma terá essa sorte.
A Nintendo está lançando um novo console que precisa desde o primeiro momento convencer como produto. Este precisa amalgamar características que o tornem completo para que não haja a necessidade de nenhum acessório tapa buraco, como foi o Expansion Pak.
Afinal, a memória de 4mb que vinha com o console não era suficiente para aproveitar todas as possibilidades dos demais componentes de hardware.
E você? Teve um Expansion Pak e aproveitou os jogos do Nintendo 64 de forma otimizada? Conte-nos suas experiências!
Revisão: Mateus Pampolha