Um dos compositores mais importantes, capaz de fazer frente a grandes nomes da indústria de trilha sonora de videogames, Norihiko Hibino é consagrado atualmente por toda a sua trajetória; desde os primeiros passos como compositor da série Metal Gear Solid até em grandes apresentações pelo mundo e seus projetos e negócios no ramo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse grande nome do mundo da Game Music!
Uma longa caminhada
A história de Norihiko Hibino começa em 1973, mais precisamente no dia 3 de setembro, quando de seu nascimento na cidade de Osaka, uma das cidades mais antigas e populosas do Japão. Aos quatro anos de idade inicia os estudos musicais com aulas de piano, prática tradicional na infância, porém, ao completar 9 anos se afasta por um tempo de sua aulas de música.
Seu interesse pela música jazzística surge com o tempo, e, a partir do entusiasmo por conjuntos musicais, bandas e variações do jazz, conhece os instrumentos de sopro. Hibino participa então de uma famosa banda de jazz, em que deveria tocar Tuba, o qual logo aprende. Também aprende a tocar guitarra por influência de um grande ídolo, o cantor Shogo Hamada. No entanto, foi com o saxofone que se identificou e posteriormente obteve sucesso. Motivado pelo timbre e flexibilidade do instrumento, aprende a tocá-lo sozinho e vai aperfeiçoando-se ao longo do tempo.
Norihiko Hibino ingressa na a Universidade de Osaka, graduando-se em 1996 no curso de Ciências Humanas, se opondo às inclinações que vinha obtendo na área musical. Durante este período continua a praticar suas investidas sonoras, participando ao piano da orquestra de sua universidade, e em várias Big Bands, onde mostra toda a sua virtuosidade como solista ao sax. Hibino ganha vários prêmios como o 1º lugar no “25th Yamano big band jazz festival” e a mesma colocação também na “1st Tenpozan big band competition”. Premiações tão bem vindas que o alavancam para a carreira profissional na música.
Após o término de sua faculdade, ingressa na conceituada Berklee College of Music, no curso de composição em jazz, onde estuda com George Garzone, Bill Pearce e Greg Hopkins. Extensivamente estuda também “film scoring” e “synthesider programming”, ambos cruciais em sua carreira.
Pequeno interlúdio
Com pretensões de seguir uma carreira independente e mesmo para fazer valor aos seus aprendizados, Hibino segue para Kansas, onde se concentra em uma longa e tribulada carreira musical. Lá participa de shows em rádios, programas de televisão e até festivais, como no “Kansas city international Jazz Festival”. Cria também sua própria banda e utiliza diversos aplicativos - como Protool, Adobe Pemiere - além da interpretação ao Sax, para lançar seus discos solo: “Voices from Heaven”, “Now I’m Here to Hear”, publicados pela sua própria gravadora, a Boylstone Records. Nesses álbuns, mostra-se conhecido então pelo seu estilo jazzístico, com sonoridades belas e sofisticadas.
Parcerias e ascensão profissional
Ao longo de sua vida, Hibino foi um grande instrumentista, além de importante compositor, capaz de chamar a atenção de quem ouvisse um de seus trabalhos. Quando volta para o Japão, em 1999, é contratado pela Konami, grande produtora na área do entretenimento eletrônico de então.
Trabalhou inicialmente, junto com o compositor Kazuki Muraoka, em Metal Gear: Ghost Babel (GBC), transcendendo as limitações técnicas do console para criar uma atmosfera musical única e especial. O trabalho de Hibino chamou tanto a atenção do produtor Hideo Kojima que, no ano de 2001, este o colocou para trabalhar junto do compositor cinematográfico Harry Gregson-Williams em um dos jogos que mais ganhou prestigio pela composição de Hibino: Metal Gear Solid 2: Songs of Liberty; reunindo no mesmo pacote toques de espionagem e ação. Entre outras produções dentro da Konami, se destaca pela trilha sonora do game Zone of the Enders, mostrando sua versatilidade em criar músicas para variados tipos de jogos.
Durante este período, ainda lança alguns discos solo sob sua antiga marca, como “Sharp Sounds”, “I Surrender All” e “Harario”, porém todos sem grande exposição. Após longo tempo trabalhando pela indústria, Hibino ganha fama ao ser reconhecido por seu estilo jazzístico, com elementos sinfônicos, eletrônicos e metalizados, que ele mesmo descreve como “metalized symphonic jazz”. Outras características o incluem no foco de elementos centrais, utilização de instrumentos étnicos e orquestrais, capturas de sons acústicos e naturais e sonoridades abstratas.
Saindo da Konami, em fins do ano de 2004, Hibino se dedica ao trabalho freelancer. Por obter grande sucesso e reconhecimento como compositor, principalmente nas músicas vocais, como a de seu último trabalho em Metal Gear Solid 3: Snake Eater – premiado pelo tema de abertura na Game Audio Network Guild 2005 -, é convidado para participar de projetos envolvendo animes, remixes, arranjos para vários games, entre outros. Contudo, a continuação no envolvimento com a série Metal Gear continua sendo seguida, por vezes em aberturas e algumas faixas, e em outras até como diretor.
Novos e atuais rumos
Em 2005, Hibino funda a GEM Impact, empresa focada na composição e arranjos para diversos jogos, requisitada, além das produtoras, por artistas J-Pop e diretores de filmes e animações. O trabalho desta nova empresa envolve o contrato com diversos artistas para utilização em seus projetos além de promover entre seus compositores o pensamento musical global.
Seu sonho em participar de grandes orquestras e de bandas se concretiza ao entrar para um famoso grupo, a banda The Outer Rim. Formada por músicos experientes, é, muitas vezes, utilizada na interpretação de composições da GEM Impact, além de diversos shows mundo afora. Em 2007 organiza o evento “Hyper Game Music Event 2007”, trabalhando ao lado do compositor Akira Yamaoka, e juntamente com a banda The Outer Rim, criando sons únicos e de estilo diferenciado.
Por seu inglês fluente e grande homem dos negócios que se tornou, Hibino participa de muitas intermediações envolvendo sua empresa e estabelecimentos que possui, como a “Central Tokyo jazz bar Vanilla Mood Roppongi”, o instituto vocal de jazz “Megurogawa Studio”, sua nova gravadora “GEM Impact Records”, e a “Hibino Sound Therapy Lab”, um centro de estudos e de gravação envolvendo efeitos acústicos e espirituais, novas experiências sonoras e seus efeitos no ser humano.
Norihiko Hibino é um cara versátil e expoente em vários conceitos musicais, e isto se mostra ao longo de sua carreira até hoje. Em recente entrevista a um site nacional, confirma seus compositores preferidos: Kogi Kondo, da série Mario e Zelda, e Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger, Chrono Cross, Sands of Destruction).
Continua na produção de álbuns solo, como Gentle Love(2009), e já integrou inúmeros projetos, como a Video Games Live, em que esteve presente no Brasil no ano de 2009. Atualmente participa da produção de grande parte dos títulos de peso que aparecem no mercado, o que já exige bastante dedicação e envolvimento. Um verdadeiro contribuinte para toda a cena de trilha sonora de videogames no mundo!
Todos os trabalhos de Norihiko Hibino podem ser conferidos neste site: http://www.norihikohibino.com/new/index.php/profile/67-norihiko#top
Revisão: Leandro Freire