Darksiders II é um dos títulos já confirmados para o Wii U. Em uma recente entrevista ao site Videogamer, Haydn Dalton, o designer do game, foi questionado a respeito da inovação do GamePad, principalmente se comparado ao SmartGlass da Microsoft, tornando o controle do Wii U menos inovador. Dalton afirmou que gosta da maneira como a Big N usa a tecnologia para levar os jogadores a interagirem de formas diferentes, além de dizer que acha a Nintendo mestre em fazer pleno uso de seu hardware. Confira a declaração a seguir:
Videogamer: Você acha que a tela do Wii U GamePad realmente inova tanto quanto o que o analógico fez? Agora você tem a Microsoft com o SmartGlass e a competição, concorrendo diretamente com a inovação da Nintendo.
Haydn Dalton: Isso faz com que seja mais difícil agora, definitivamente. Porque outras pessoas estão fazendo mais. Eles estão fazendo periféricos que podem ser adicionados às tecnologias existentes ou em tecnologias mais avançadas. A única coisa que a Nintendo é mestre absoluta é em aproveitar seu hardware como ninguém. Se você olhar para qualquer um de seus títulos, onde eles [Nintendo] estão usando as telas sensíveis ao toque do Nintendo DS e coisas assim, eles usam de uma forma bela e criativa, que fazem você pensar como um designer e como um jogador. Apenas coisas simples como encontrar algo com pó em cima e ter que soprar na tela para revelar o que está escrito. São coisas realmente simples como essa, mas eles usaram sua tecnologia de uma forma única e obrigaram o jogador a interagir fisicamente com ele de uma maneira diferente. Há uma magia sobre isso. Eu só compreendo essa magia quando eu estou jogando jogos da Nintendo.
A Nintendo realmente sabe utilizar seus hardwares de forma inovadora em seus games e nossa imaginação só nos faz pensar nas possibilidades com o sucessor do Wii. Entretanto, a concorrência se adiantou e tratou de criar tecnologias para competirem com o Wii U, como o SmartGlass, da Microsoft, e a integração do PSVita com o PlayStation 3, da Sony. Você acredita que o SmartGlass torna o GamePad do Wii U menos inovador?