Blast Test: The Amazing Spider-Man (3DS)

em 22/06/2012

Filmes de super-heróis estão aparecendo no cinema mais do que mulheres em liquidação no shopping. Mas, brincadeiras à parte, a Marvel, respo... (por Alex Sandro de Mattos em 22/06/2012, via Nintendo Blast)

Teias sairão da tela em 3D (isso se você quiser e conseguir jogar o game...)Filmes de super-heróis estão aparecendo no cinema mais do que mulheres em liquidação no shopping. Mas, brincadeiras à parte, a Marvel, responsável por inúmeros desses heróis, trabalhou duramente com eles para lançar o filme Os Vingadores e, com o sucesso do mesmo, uma sequência é quase (ou já é) certa. Uma das possibilidades do próximo filme é a aparição do Homem-Aranha e para isso, a Marvel aposta no longa The Amazing Spider-Man para elevar a atenção do herói. Mas e a versão nos games? Será que o jogo realmente vale a pena no 3DS?

Teias em 3D!


Para que os jogadores pudessem testar o jogo antes do lançamento, uma versão demonstrativa foi disponibilizada gratuitamente no eShop. Essa versão ocupa 1001 blocos do cartão SD e pode ser executada dez vezes apenas, diferentemente de outras demos. Uma diferença é que você não pode reiniciar a demo ao terminá-la. Será preciso sair do aplicativo e executá-lo novamente no menu do console.
Acabou a teia.. FUUUUuuuuuu...
E a primeira coisa que você vai notar são os gráficos. Mas não com bons olhos. Cenários poucos inspirados e repetitivos desapontam quem realmente esperava mais do jogo. O 3DS pode fazer muito mais do que o apresentado na demo de The Amazing Spider-Man. Algumas partes dos cenários são simplesmente toscas, como planos de fundo que mais parecem papelão e efeitos que até o bom e saudoso Nintendo 64 fazia melhor. Talvez, uma das poucas salvações seja o design do próprio Homem-Aranha.

Mas, ao ignorar o fator visual você pode começar a jogar, ou a se irritar com uma câmera que atrapalha na maior parte do tempo. Se por um lado a ideia dos produtores era a de deixar a câmera livre e de total controle do jogador para visualizar o cenário de vários ângulos, na hora dos combates ela é falha. Você pode controlá-la utilizando o D-pad, que é muito interessante quando o jogador está à espreita na parede, se preparando para o ataque. Para diminuir o estrago, é possível pressionar os botões L e R simultaneamente para centralizá-la atrás do herói.
"Deixa eu me equilibrar no seu ombro, meu chapa!"

É hora do Rush!


Mas a demo não é de todo ruim. Um dos pontos fortes é a jogabilidade. O combate contra os inimigos é bem intuitivo e a resposta é rápida. O botão Y serve para atacar, o A para lançar teias e o B para saltar. Durante os combates aparece na tela quando é necessário apertar um botão para realizar uma sequência de golpes, tornando-os dinâmicos. Isso pode te render pontos de XP (experiência) que, ao preencher uma barra, permite que você realize vários upgrades. Infelizmente, na versão demo, esta opção está bloqueada.

Mas o ponto forte do gameplay é o novo sistema de combate, chamado de Web Rush. Esse sistema é ativado ao pressionar o botão X. Assim, movendo o Circle Pad, você pode analisar pontos do cenário no qual o Homem-Aranha pode parar. Um cursor aparecerá nos locais indicados, mas você pode se refugiar em qualquer ponto do cenário.
As câmeras são ótimas... nas animações...  O que é isso? Essa é uma quadrilha organizada até no estilo das roupas...
Com o Web Rush, o jogador poderá interagir também com objetos do local. Por exemplo, no início da demo, se você mirar no gigante lustre no centro do salão, o herói o derrubará sobre o inimigo, garantindo XP extra. E se você mirar nos inimigos, dependendo da cor do cursor, o Aranha irá realizar uma ação variada. Caso o cursor fique laranja, ele golpeará o adversário, e, se ficar lilás, enrolará o inimigo inteiro em uma teia e o levará para o teto da área.

O jogo também busca utilizar algumas características específicas do 3DS. O efeito tridimensional é notável, mas pouco faz a diferença. A touch-screen serve como opção para esquivar (basta pressionar o respectivo ícone) e para anular o modo Web Rush. O giroscópio do portátil é usado ao ativar a câmera do herói para fotografar alguns objetos no cenário, afinal Peter Parker ainda é um fotógrafo.
Metapod... é você!? Se aparecer sangue na tela se esconda e... mas aranhas têm sangue??

Não é tão “Amazing” assim...


Por mais que haja itens colecionáveis e batalha contra um chefe, a pouca variação parece deixar a demo entediante. Mesmo o sistema de combate, que é interessante, não salva o jogo de seus problemas. O game completo promete conteúdo desbloqueável, diferentes níveis de dificuldade (que parece não variar muito, pois o herói não possui uma barra de energia) e áreas abertas para serem exploradas.

Indicado apenas para fãs mais fervorosos, entretanto, as chances de se desapontar com o título são grandes. Se você não achou a demo tão “espetacular” assim, afinal jogos baseados em obras cinematográficas raramente são destacáveis, o jeito é ficar com a opção de gastar dinheiro apenas com o filme nas telonas, pois nos games o Homem-Aranha parece tropeçar nas próprias teias.
Colocamos essa imagem apenas para humilhar o gráfico do jogo.
Revisão: Jaime Ninice

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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