Que o efeito 3D do Nintendo 3DS é interessante, disso ninguém discorda. Além disso, é um dos grandes atrativos do portátil, entretanto, é preciso ressaltar que ele não é o principal. E quem confirma isso é o próprio Shigeru Miyamoto. Quando questionado pela revista EDGE em uma recente entrevista, Miyamoto comentou que “
o efeito 3D se tornou algo comum”. Confira alguns trechos da declaração:
“Eu acho que quando começamos, nós estávamos focando muito no visor 3D estereoscópico, no uso do efeito. E eu acho que era um ponto central para os jogadores e para nós que criamos o software.”
“Olhando um ano atrás, agora percebemos que o 3D é algo mais comum, não extraordinário. Chegamos a uma abordagem mais natural.”
“Agora nós usamos [o efeito 3D] quando é apropriado e talvez não usamos quando não é necessário. Desse modo, estamos lidando com o 3D de uma forma mais natural”
Isso pode explicar o fraco desempenho do 3DS após o lançamento. Talvez a Nintendo tenha superestimado que apenas o 3D atrairia o público, enquanto que o interesse dos jogadores era com a experiência do efeito aplicado nos jogos. Porém, agora com novos títulos e funcionalidades, o 3DS vem se firmando cada vez mais no mercado. Mas será que seria interessante a possibilidade de lançar novos games sem o efeito 3D no portátil?