Esquenta E3 2012: Os melhores momentos da Big N na Big feira de games

em 22/05/2012

Recordar é viver. E como estamos a poucas semanas de distância de mais uma edição da E3, a maior feira de videogames do mundo, nada mais jus... (por Thomas Schulze em 22/05/2012, via Nintendo Blast)

miyaRecordar é viver. E como estamos a poucas semanas de distância de mais uma edição da E3, a maior feira de videogames do mundo, nada mais justo que relembrarmos os momentos de maior sucesso que a Nintendo teve no evento. De fãs histéricos ao nascimento de novas formas de jogar, reviva conosco os momentos de triunfo da gigante dos games.

A importância de fazer bonito na E3

Espera, você não sabe direito o que é a E3? 1 – Em que planeta você vive?; 2 – Bem, vamos lá: a Electronic Entertainment Expo, carinhosamente chamada de E3 pelo mundo inteiro, é a maior feira de videogames do planeta. Absolutamente todas as companhias, executivos, designers e pessoas influentes da indústria de jogos eletrônicos estão presentes anualmente, revelando os consoles e games que estaremos jogando ao longo do ano; 3 – Veja o vídeo aqui de cima. Note como a propaganda é legal e tenta (e consegue) te animar a conhecer o novo console. Isso é o coração da E3, apresentar novidades e procurar animar o jogador.

e3Assim, não é surpresa alguma que sempre role uma competição saudável entre as principais empresas durante a feira. O sucesso no ano está diretamente relacionado ao seu desempenho na conferência em que são anunciadas as principais novidades da empresa. Exatamente por isso, todos os jogadores e a mídia especializada tornam esse momento o mais concorrido de todos. Se você não mostra jogos e produtos superiores aos dos rivais na conferência, será impiedosamente massacrado, e os jogadores olharão com ceticismo os próximos meses. Por outro lado, faça uma conferência memorável e veja suas ações subirem às alturas e os jogadores fazendo fila de madrugada para comprar os jogos repletos de expectativa!

Este ano, a feira rola em Los Angeles, entre os dias 5 e 7 de junho. E como não podia deixar de ser, nós da Nintendo Blast estaremos lá cobrindo a feira e trazendo todas as novidades quentinhas para vocês! Mas, enquanto o espetáculo não começa, pegue minha mão e vamos juntos relembrar alguns dos melhores momentos que a Nintendo protagonizou na feira:

Nasce um novo modo de jogar (Momento 2006)

Shigeru Miyamoto aparece com traje de gala e empunha um estranho objeto que mais se assemelha a um controle de televisão. Então ergue as mãos como um maestro prestes a reger sua orquestra e… para nossa surpresa, é exatamente isso que ele faz! Balançando o controle como uma batuta, o mago dos games conduz magistralmente o tema de Legend of Zelda, executado por uma legião de bonecos fofinhos com feições humanas, que nós viríamos a conhecer como Miis.

motomaestroHoje é engraçado notar que essa imponente e embasbacante apresentação acabou dando origem ao controverso Wii Music, jogo que costuma servir como argumento dos detratores do Wii. Mas pode ter certeza que, na E3 de 2006, o mundo inteiro estava babando com a possibilidade do controle de movimento, e aquilo que nos era mostrado parecia ser o melhor jogo da história!

A plateia olhava incrédula para o telão enquanto novos jogos e novas maneiras de jogar eram apresentadas sem rodeios. Jogos de corrida em que o controle era segurado na horizontal como um volante; eventos esportivos em que o joystick sem fio era segurado como uma raquete, um taco de golfe ou de beisebol; aventuras repletas de ação nas quais era possível mover seus braços e ver uma espada na tela copiar seus movimentos.

Mas o mais importante em toda a conferência era a promessa de quebrar barreiras e colocar pessoas de todas as idades e sexos para jogar juntas. Criar um mundo em que a experiência de jogar videogames pode ser compartilhada por absolutamente todos. Diga o que quiser sobre o Wii e seu legado, o fato é que em 2006 o novo console da Nintendo começou a entrar para a história e a redefinir para sempre o mercado de games.

Nossa, o Mario é real! (Momento 1996)

joystickA E3 ainda era novinha em folha, estava em sua segunda edição no distante ano de 1996, e ninguém sabia ao certo o que esperar. A Nintendo, que não é boba nem nada, aproveitou a ocasião para apostar no potencial da feira e chocar a audiência com seu novo console, o Nintendo 64. Mais importante, nos entregou a primeira aparição do Mario em três dimensões. E que aparição foi essa! Ver o rotundo encanador italiano tomar vida em três dimensões pela primeira vez foi simplesmente… emocionante.

Por favor, perdoem o autor por relatar uma experiência pessoal aqui, mas não posso evitar. Lembro-me como se fosse ontem o dia em que fui na minha locadora favorita com meus pais, esperando alugar um ou dois jogos de Super Nintendo para curtir o final de semana. Enquanto passo os olhos por Harvest Moon e Donkey Kong Country, ouço uns estranhos “Waaa… wuhuuu.. iiihaaa!”. Viro-me e vejo no televisor da locadora o meu personagem favorito de todos os tempos dando piruetas no ar. Congelo e esqueço de todo o mundo a minha volta por minutos, imerso naquele novo e colorido mundo. Simplesmente inacreditável. Pura magia tomando forma em frente a meus olhos. Se isso foi tão marcante pra mim, um simples garoto vendo o jogo na locadora da esquina, não consigo nem imaginar como deve ter sido surreal para os sortudos que viram o game em primeira mão na conferência da E3.

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Pra você que ainda não jogava videogames na época, pode ser difícil entender exatamente o choque que o novo estilo de jogo, implantado por Super Mario 64 e o inovador controle do Nintendo 64, gerou na audiência. Conceitos como controle de câmera, e a existência no joystick de botões dedicados exclusivamente a um acerto do ângulo de visão foram um choque para os jogadores acostumados aos simplórios games de plataforma da época. Se você pensar que a estrutura de Super Mario 64 ainda serve de esqueleto para os jogos de plataforma tridimensionais, fica fácil entender a importância histórica do momento de revelação do game na E3.

Kicking ass com o Reggienator (Momento 2004)

Reggie-Fils-AimeReginald “Reggie” Fils-Aime era apenas o “humilde” vice-presidente executivo de vendas e marketing da Nintendo. Até a conferência a conferência de 2004, quando que ele passou a ser conhecido como “O cara”, o Reggienator, nosso homem de ação!

Para compreender exatamente o porquê da ascensão de Reggie ser tão marcante é preciso ter em mente que a Nintendo, desde sempre, é uma empresa muito família, que nunca foi adepta da propaganda mais agressiva. Lembra dos anos 90, quando o slogan da SEGA era “Genesis does what Nintendon’t?” Pois é, a Nintendo sempre foi mais passiva que agressiva na guerra dos consoles. Até o Reggie, isto é.

Em sua primeira aparição pública, Reggie chegou mandando na lata: “My name is Reggie. I’m about kicking ass. I’m about taking names. And we’re about making games!” Numa tradução livre, “Meu nome é Reggie, estou aqui pra chutar traseiros e pegar seus nomes. E nós estamos aqui para fazer jogos!” Wow, não dá pra ser muito mais imponente que isso, não é?

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Neste exato momento foi dada a largada para uma nova fase na vida da Big N. Não por acaso, com a nova atitude de Reggie a Big N foi lentamente caminhando de volta ao seu lugar de direito como a maior vendedora de consoles do mundo. Hoje, é difícil pensar em Nintendo sem associá-la ao carismático rosto do grande chutador de bundas Reggie Fils-Aime.

A empolgação dos fãs com o novo Zelda (Momento 2004)

midnaO ano de 2004 não foi exatamente o de maior sucesso de vendas da Nintendo, e a empresa ainda buscava um modo de retomar a liderança do mercado de videogames. The Legend of Zelda: Twilight Princess dificilmente figura em listas como o game favorito dos fãs de série. Como explicar, então, que o momento mais marcante da Big N na E3 tenha sido justamente a revelação deste jogo, neste contexto?

Alguns momentos da vida simplesmente dispensam explicações lógicas. Às vezes o sentimento coletivo de paixão acaba falando mais alto que a razão, e todas as vozes se unem para expressar seu amor. Como uma torcida de futebol inflamada pelo gol de seu time, os fãs da Nintendo berravam a cada vez que Link aparecia no telão da feira, que revelava as primeiras imagens de Twilight Princess. Ao fim do vídeo, quando Shigeru Miyamoto apareceu portando um Hylian Shield e uma Master Sword, então, o campeonato estava ganho. Completa catarse coletiva.

triforceAh, você não acredita em mim? Acha que estou exagerando quando falo da empolgação das pessoas? Pois bem, veja o vídeo aqui de cima. Nunca, nunca na história da feira algo foi recebido com tamanho furor. Definitivamente, o ano de 2004 ficou marcado na história da Nintendo na E3.

E os momentos que ainda serão escritos? (O melhor está por vir!)

reggieSerá que a conferência da Nintendo deste ano entrará para a história com mais um momento inesquecível? O Wii U vai marcar nossas vidas do mesmo modo que seus predecessores? Que games vão levar os fãs à loucura? Fique ligado na cobertura da E3 aqui no Nintendo Blast para descobrir essas respostas. Até lá, por que não registra nos comentários sua expectativa para a feira, ou relata algum momento favorito que tenha ficado fora da lista?

Revisão: Vitor Tibério


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