A volta dos que não foram
Para quem desconhece, Rayman é o mascote da Ubisoft, famosa desenvolvedora de games francesa. O jogo homônimo do personagem, que foi lançado para o PlayStation One em 1995, fez muito sucesso e gerou destaque para a empresa. Não é à toa que a Ubisoft é respeitada: entre suas principais séries estão Assassin’s Creed, Just Dance, Splinter Cell e várias outras. Mas Rayman estava quase esquecido, fazendo apenas o papel de coadjuvante nos jogos da série Raving Rabbids.
Mas Origins trouxe Rayman de volta ao destaque. As versões para consoles de mesa foram um tremendo sucesso entre os gamers e crítica e, após sete meses do lançamento para essas plataformas, o 3DS recebe sua versão. Mas será que a volta do personagem sem braços e pernas a um portátil da Nintendo é interessante?
Uma nova dimensão
A versão demo de Rayman Origins no eShop ocupa exatamente 397 blocos no cartão SD. Assim como outras demos disponibilizadas anteriormente, você poderá executar a versão trinta vezes antes da mesma expirar. Logo no início, percebe-se que a configuração de controles é simples e totalmente funcional. Você pode utilizar tanto o Circle Pad quanto o direcional digital para controlar Rayman. Os botões A e B são utilizados para saltar ou planar (se mantiver o botão pressionado). Para golpear os inimigos, você pode usar tanto o X quanto o Y, e para correr, basta segurar o R ou o L.
Nesta demo, é possível jogar em três fases diferentes e logo notamos que o visual nos remete à versão dos consoles de mesa, inclusive o animado e agradável áudio. Tudo está lá, na telinha do 3DS. O efeito tridimensional do portátil é totalmente perceptível: ao pegar os Lums, seres amarelos espalhados pelas fases, nota-se que eles “saem” da tela, assim como alguns inimigos quando são golpeados.
Com o efeito ativado, é visível a profundidade do cenário em relação à Rayman, assim como as plantações que ficam em primeiro plano. A tela inferior quase não foi utilizada, pois apenas mostra uma linha do mapa da fase, e os locais onde você encontrou as moedas de Lums e os Electoons, os seres cor-de-rosa que estão aprisionados.
Entretanto, nem tudo são flores. Um detalhe que pode atrapalhar durante o gameplay é o tamanho do Rayman. O personagem ficou minúsculo demais na tela do 3DS. É importante ressaltar que a própria Nintendo havia feito testes com Super Mario Galaxy 2 no portátil tridimensional e não tinha gostado do resultado final, em razão do encanador ter ficado pequeno na tela do portátil.
Em alguns momentos é possível notar slowdowns, principalmente quando você liberta os Electoons e aparece a tela de premiação. Passa a ligeira impressão de que a Ubisoft comprimiu a versão do Wii, aplicou efeitos 3D e colocou no portátil.
Fase a fase
Como dito anteriormente, a demo de Rayman Origins tem três fases:
- Swinging Caves
- Playing in the Shade
- Shooting Me Softly
Vale a pena?
Ao passar as fases, você ainda pode tentar o modo Time Trials, ou seja, chegar até o final de cada uma antes do tempo estipulado. Por mais que Rayman esteja pequeno na tela e haja alguns slowdows, o game vale e muito a pena. Se você já jogou a versão de Wii ou de outros consoles, as únicas novidades que Rayman Origins no 3DS vai proporcionar são o efeito tridimensional do portátil e a possibilidade de jogá-lo a qualquer momento e lugar.
Se você ainda não jogou, esta é uma boa oportunidade para aproveitar um dos melhores e mais belos jogos 2D dos últimos anos. Rayman Origins chegará ao 3DS no dia 5 de junho.
E você? O que achou da demo? Se interessou pelo game? Conte-nos!
Revisão: Alberto Canen