Imagine um jogo de corrida com os carros das principais marcas japonesas: Mazda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Honda, Daihatsu e Skyline; e um acessório exclusivo (na época) que simulava um volante
, apenas com um encaixe do Wii Remote, satisfazendo tanto os fãs de games de corrida convencional até os que prefiram mais adrenalina. Qual foi a primeira coisa na qual você pensou? O GT Pro Series, - produzido pela Ubisoft e a MTO - , foi considerado uma inovação, sendo lançado exclusivamente para o Nintendo Wii, já que o console não possuía nenhum jogo de corrida até o momento.
No entanto, mesmo com esses diferenciais citados acima, o gráfico Cel shading que dava o efeito de desenho animado, e os mais de oitenta carros licenciados especialmente para o Wii, o game ainda não conseguiu alcançar o “Nitro” nas vendas.
Assista ao Trailer e ao final do texto dê sua opinião:
Do Championship ao Drift
O GT Pro Series garante a satisfação de todos os tipos de gamers. Para os que preferem a corrida convencional, no estilo “carreira”, em que a missão é abrir novas telas, comprar carros, peças melhores e cuja dificuldade nas pistas é maior, existe o “Championship”. Já para os que funcionam na pressão e com horário cronometrado há o modo “Time Attack”, aos que gostam de competição entre amigos tem o “Versus”, em que até quatro jogadores podem participar ao mesmo tempo, e claro, para os amantes de fortes emoções e de viver perigosamente há também o “Drift Mode”. Neste último, para que se possa aproveitar bastante os drifts, existem três faixas especiais que ajudam a deslizar de um lado para outro.
O “modo carreira” inclui quatro circuitos: Green Field, Urban Circle, Downtown Street e Heights Mountain, desbloqueados conforme o jogador vai passando pelas fases. Agora fica um pouco confuso de entender, mas nada complicado, visto que o jogo em geral é muito simples. Em cada circuito você encontra vários eventos, sendo uma série de três corridas diferentes para cada evento, totalizando 36 eventos distintos. Alguns carros são específicos para determinadas pistas e modos de corrida e sua pontuação varia de acordo com a colocação no campeonato, sendo somada ao final da terceira e última corrida. O vencedor é aquele que finalizar com o maior total de pontos e ao mesmo tempo conseguir desbloquear novos itens e pistas.
Quando o Wii Remote vira volante
Com o Wii Remote acoplado ao volante, o jogo sai do convencional controle por botões de comando. O acessório permite reproduzir a simulação de um volante de carro, sendo uma ideia de fato muito criativa e singular. No entanto o volante não é muito sensível ao Wii Remote e nem aos movimentos do jogador, ou seja, para fazer as curvas é preciso virar muito mais o acessório do que seria necessário no volante real ou até mesmo com o próprio controle. A princípio essa brincadeira é até legal, mas depois de um tempinho
, o jogo torna-se cansativo e desgastante, ainda mais no modo Drift, onde há muitas curvas e manobras a serem feitas.
No estilo N64
Um dos maiores pontos negativos de GT Pro Series são os gráficos muito simples: os carros parecem até feitos de plástico. Já que são baseados em automóveis reais e comercializados pelas empresas japonesas, supõe-se que deveriam ter um toque mais realístico, certo?. Além disso, você pode bater o carro quantas vezes quiser que ele continuará novinho, sem nenhum arranhão.
Falando de carro, os que são controlados pelo computador são muito artificiais, pois não mudam de pista e nem se movimentam, ao menos que você encoste neles. E, para piorar, a trilha sonora ainda é entediante e sem graça, ruim não apenas na sonoridade, mas também na qualidade de gravação e dos efeitos sonoros, que cansam já nos primeiros minutos de jogo.
O visual das pistas é bem repetitivo, pobre, as cores são feias e muito vibrantes, o que acaba cansando a vista em um curto período de jogatina. Mesmo a opção de pista noturna e alteração de tempo climático não são suficientes para deixar o jogo mais interessante ou agradável nesse sentido.
Se você curte jogos de corrida, passe correndo longe deste
Apesar de ter uma boa variedade de modo de jogos, o GT Pro Series é infinitamente melhor na teoria do que na prática. Por se tratar de um título para Nintendo Wii a expectativa era de uma qualidade gráfica muito maior, e não algo semelhante aos jogos do Nintendo 64. Parece apenas mais um game criado para rechear o acervo de títulos do Nintendo Wii, considerando a falta de jogos de corrida para o console. Não é de se estranhar o desapontamento do público e consequentemente o desastre nas vendas do game. O Wii e seus jogadores merecem algo muito melhor do que é oferecido pelo GT Pro Series.
Se você procura um jogo de corrida mais realístico e não está a fim de se decepcionar, recomendo que escolha outro título do gênero. Mas se gosta de um jogo mais no estilo voltado para o arcade, este será perfeito!
Revisão: Bruna Lima