Todo ano é ano de futebol. Em nosso país essa é a tal da paixão nacional, mas a verdade é que o esporte já se tornou há tempos uma paixão mundial. Por este motivo é que a Konami lança todo ano uma nova edição de Pro Evolution Soccer, e mesmo sabendo que a franquia não tem o sucesso de seu início, ela ainda o coloca na lista de vendas garantidas, pois nunca é demais lembrar: a Terra é o planeta do futebol.
Jogo de console grande no portátil
Assim que mexemos no menu de Pro Evolution Soccer 2012 em nosso pequeno notável, Nintendo 3DS percebe-se algo grandioso: tudo aquilo que há nas versões para consoles de mesa aparece com toda a força neste título. É sensacional ver que opções como disputar a Master League, a copa Santander Libertadores, ou encarnar atletas profissionais, são possibilitadas por este pequeno cartão de jogo. Há uma variedade de modalidades e alternativas. Podemos ouvir até a inigualável voz do enigmático Silvio Luiz junto com o comentarista Mauro Betting. É tudo tão legal que certamente esta acaba sendo a melhor opção de narração para as suas partidas.
Os gráficos são parecidos com os da versão para o Wii, nenhum motivo para babarmos na tela de toque, mas mesmo assim comprovam a potência de console grande do 3DS. O efeito 3D é descartável, mesmo quando usamos a câmera pensada justamente para se usufruir deste recurso. A jogabilidade flui bem, usar o circle pad é fundamental, mas de vez em quando cansa o dedo com a repetição de movimentos. O som da torcida não tem utilidade nenhuma: na verdade, se você não curtir a voz de Silvio Luiz, é melhor jogar o game sem áudio algum, fazendo assim a bateria do portátil durar mais e ainda poupando seus ouvidos.
Pequenos detalhes portáteis
O destaque do 3DS neste game fica em sua tela de toque. Com ela podemos definir táticas para os nossos jogadores em plena partida como posicioná-los no contra-ataque ou jogar pelos lados do campo. Além das estratégias, ainda há as opções de predefinir dribles e jogadas com um simples toque na tela. Assim aquele chapéu no adversário vai ficar muito mais fácil.
A grande novidade nesta versão é que finalmente temos o modo online. Há a óbvia opção de multiplayer local com dois portáteis e dois cartões de jogo, mas a grande reclamação em cima da versão 2011 era a falta de modalidades de competição online. Em Pro Evolution Soccer 2012 podemos encarar qualquer pessoa de qualquer parte do mundo em partidas dinâmicas e divertidas. Infelizmente me parece que não há muitos jogadores disponíveis, pois é sempre demorado arranjar adversários. Quando finalmente conseguimos jogar, o lag fica longe de encher o saco, tudo flui perfeitamente bem e a câmera é sempre escolhida por quem for o host da partida. Mesmo assim é extremamente prazeroso dar essa boa utilidade à sua internet wireless.
Jogo ganho
A franquia PES já teve dias melhores. Faz tempo que a série Fifa a superou, principalmente no quesito gameplay. Na versão portátil de PES 2012 tudo está muito semelhante a qualquer jogo anterior da sequência, mas o grande destaque da versão de 3DS é mostrar sua competência em manter tudo o que as versões para consoles de mesa têm. Se você gosta de futebol com certeza aproveitará muito bem este game, seja em meio a uma partida da UEFA Champions League durante o trajeto do ônibus, ou disputando um amistoso na casa da sua vó.
Desta vez a Konami fez um belo gol.
Prós:
- Vários modos de jogo inclusive, modo online
- Uso inteligente da tela de toque
Pontos negativos:
- Som dispensável
- Jogabilidade um pouco ultrapassada
Pro Evolution Soceer 2012 – Nintendo 3DS – Nota Final: 8.0
Gráficos: 8.0 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 8.0 | Diversão: 9.0
Revisão: Bruna Lima