Análise: Penguin Patrol (DSiWare/eShop)

em 13/05/2012

Sempre que lidamos com jogos de enredo minimalista pode haver duas máximas: ou estamos diante de um game focado em mêcânicas apuradas e pers... (por Aurelio em 13/05/2012, via Nintendo Blast)

unnamedSempre que lidamos com jogos de enredo minimalista pode haver duas máximas: ou estamos diante de um game focado em mêcânicas apuradas e personagens carismáticos, ou estamos diante de uma proposta preguiçosa que apenas busca alcançar um público mais variado. Salvar pinguins sequestrados por uma morsa que os quer fazer de jantar é o desafio de Penguin Patrol. Simples e de fácil aceitação. Com certeza este é um jogo de enredo minimalista. Em qual das duas máximas esse simpático título se encaixaria?

Gelando a cuca

O jogo consiste em resgatar os pinguins distribuídos por vários estágios. O protagonista, um esquimó, deve percorrer por um labirinto de plataformas de gelo fino, sem nenhum tipo de ferramenta ou item especial. Quando ele passa por uma plataforma a mesma se rompe, ou seja, nesse jogo não há como voltar atrás no caminho. Qualquer escolha errada pode determinar o sucesso ou o fracasso na realização das missões.

O malO bom

Conforme vai avançando pelos estágios o jogo explica cada uma das variáveis do gameplay. A mais importante delas são os pinguins:

  • Fledgling PenguinFledgling Penguin: Este é o mais comum durante toda a jogatina. Ele se mantém imóvel enquanto o jogador desbrava os cenários, facilitando sua captura.

  • Playful penguinPlayful Penguin: Este aqui é um pinguim moleque e perauta que não facilitará sua captura . Possui uma movimentação pré-determinada cabendo ao jogador traçar a melhor estratégia para detê-lo, lembrando que ele pode cair na água caso você faça algum movimento errado.

  • Bratty penguinBratty Penguin: Ele gosta de brincar. Você deve buscar pelo cenário um determinado brinquedo para que possa atraí-lo e capturá-lo.


  • Fatty PenguinFatty Penguin: Este aqui é gordo e dorminhoco, o jogador deve empurrá-lo até a plataforma em forma de estrela que representa o final do estágio.

Assim como os pinguins, o gelo também tem suas variáveis. Além das plataformas comuns, há as escorregadias e outra que resiste a dois movimentos acima dela. Isso implica na estratégia para conseguir completar as fases e conquistar todas as estrelas em sua conclusão.

*----* adorável!

Em cada estágio você ganha uma estrela ao conseguir pegar o número mínimo de pinguins, outra capturando o número total dos mesmos, e a terceira por passar por todas as plataformas do cenário e ao mesmo tempo conseguir resgatar todas as aves. Esse mode de premiação nada mais é do que uma espécie de incentivo para que o jogador cumpra todas as atividades apresentadas. Apertando o botão “L” é possível retroceder alguns movimentos, em caso de necessidade. Já no menu Start há a opção de reiniciar completamente o estágio no qual você estiver: o jogo não permite erros, e com o passar dos níveis você será testado em sua habilidade e raciocínio.

Simpatia e fofura? Sim senhor!

largeOs sprites animados são muito bonitos e cartunizados, o que confere identidade aos personagens e ao cenário esbanjando simpatia e fofura. Os pinguins estão sempre em movimento: se você empurrar um pinguim gordo a bolha estoura e ele faz cara de assustado, os brincalhões esperneiam querendo seus brinquedos. Esses são pequenos exemplos de que o jogo é minimalista em todos os sentidos possíveis.

A música ambiente é a mesma durante os 59 estágios. Faltou um pouco mais de esmero em relação ao som. Os pinguins não fazem barulho, este tipo de detalhe contribuiria para tornar o clima bem mais interessante.

O título também está disponível para Iphone e Android. A versão dos portáteis da Nintendo acabou perdendo algumas mínimas funcionalidades, apesar do DSi e o 3DS possuírem uma touchscreen e os menus serem dispostos na tela inferior do console não é possível acessá-los somente pelo toque. Não quero dizer porém que todos os jogos devem utilizar a função, mas é uma característica forte e para alguns usuários já é natural acessar os menus pela tela touch. Também foi perdida a função de compartilhar os resultados no facebook e as conquistas.

Mais um copo quase quente para pessoas um tanto frias

7070655247_a5e3ac029c_oPenguin Patrol definitivamente vale a pena, menos de 30 segundos para fazer o download, horas e horas de desafios, diversão e o preço ainda é bem baixo (200 DSi points ou  R$2,99 para quem baixar o jogo pela eShop).

Esse é o tipo de jogo que pode não atrair a todos, pois é um jogo que não vai exigir reflexos apurados, e nem é muito agitado. É basicamente um jogo de raciocínio que usa da simplicidade a seu favor, mantendo um ritmo balanceado.

A proposta também não traz nada original, quem não lembra dos puzzles dos ginásios de gelo de Pokémon? Mas o que é interessante é como o game acrescentou elementos à fórmula tornando-a fresca e agradável ao longo do jogo.

Enfim, aventure-se sem preconceito pois você estará diante de um game de mecânica apurada e cheio de charme. Além disso, somando os 59 estágios principais e as fases extras temos um total de 78 estágios que rendem boa diversão.

Prós

  • PenguinPatrol1Diversidade de mecânicas
  • Belos sprites dão personalidade ao jogo
  • Preço acessível
  • Muitos estágios

Contras

  • Música repetitiva
  • Perda de funções em relação ao Iphone/Ipad e celulares Android

Penguin Patrol – DSi/3DS - Nota final: 8,5

Gráficos: 8,0 | Som: 6,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 9,0

Revisão: Bruna Lima

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).