Random Blast: Mãe e filho se unem e escrevem livro em defesa dos videogames

em 16/04/2012

Não é de hoje que lemos e ouvimos muita gente dizendo que videogames trazem dezenas e dezenas de malefícios para aqueles que amam passar... (por Henrique Melo em 16/04/2012, via Nintendo Blast)

Não é de hoje que lemos e ouvimos muita gente dizendo que videogames trazem dezenas e dezenas de malefícios para aqueles que amam passar um bom tempo se divertindo em incríveis mundos virtuais. Falta de atenção, diminuição de produtividade, enfraquecimento da memória, estímulo à violência... São muitas as consequências que os "anti-games" afirmam ser causadas pelos jogos eletrônicos. E numa nobre tentativa de desmentir tudo isso, o canadense de 27 anos Teace Snyder se uniu à sua mãe de 65 anos, Jayne Gackenbech, professora de psicologia na Grant MacEwan University, para escrever o livro Play Reality, cujo a criativa capa você confere na imagem ao lado.

O livro tem como objetivo expor e analisar os efeitos positivos trazidos pelos videogames e combater as concepções errôneas comumente pregadas em relação às consequências que a jogatina traz para nosso cérebro. "Metade dos argumentos (anti-games) são baseados em informações falsas, então vários desses livros (que tratam os games de forma brutal) ensinam às pessoas coisas que o mal-entendimento as levaram a acreditar serem verdadeiras" afirmou Snyder.

O jovem canadense ainda completa: "O que está acontecendo agora não é uma anomalia, pelo contrário, é algo bem comum. Os videogames são uma nova forma de mídia que as pessoas ainda não compreendem, assim como a TV em seu princípio. Então, elas vão com a maioria, entendendo e denunciando que games são as piores coisas do mundo e que irão arruinar essa geração. Mas esse não é o caso. Essa nova forma de mídia está apenas transformando essa geração e é importante compreender essa transformação e estudá-la profundamente."

Esperamos realmente que esse livro seja publicado em vários países, inclusive o Brasil. Não seria um ótimo presente de Dia das Mães?

Siga o Blast nas Redes Sociais
Henrique Melo
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.