Discussão: Nintendo Network, o que quero de você

em 13/04/2012

Todos nós, nintendistas, somos muito teimosos. Sempre confiamos plenamente nas promessas da Big N e batemos de frente com quem discordar. El... (por Anônimo em 13/04/2012, via Nintendo Blast)

nintendo-networkx-large[6]Todos nós, nintendistas, somos muito teimosos. Sempre confiamos plenamente nas promessas da Big N e batemos de frente com quem discordar. Ela nos prometeu uma revolução nos controles com o Wii e foi exatamente isso o que recebemos. Ela nos garantiu uma nova forma de vermos os games com o 3DS e pronto: jogamos em 3D sem precisar daqueles óculos especiais. Agora a Nintendo nos promete um super serviço online com a chamada Nintendo Network, e é aí que devemos dizer algo que já está engasgado faz tempo em nossas gargantas: já não era sem tempo.

Nintendo Wi-FAIL Connection

wii-online-play-nintendo-wi-fi-connectionCom o Nintendo Wii, a revolução prometida aconteceu e foi sensacional. Passamos a jogar de uma forma tão diferente que logo fomos copiados pela concorrência. Sim, sim, isso é tudo muito bacana, mas é fato que ficamos quilômetros, anos-luz atrás dos outros dois consoles da atual geração no quesito “online”. A Nintendo Wi-Fi Connection é fraca, lenta, com poucas opções de interatividade e o pior de tudo: aqueles horrorosos Friend Codes. São poucos os títulos que usufruem bem do serviço sem fio da Big N. Passamos a usá-lo apenas para baixar as ótimas opções de Virtual Console e as nem tão ótimas opções de WiiWare. Isso por causa do limite chato de 40 MB por game que a Nintendo impôs. Enquanto isso, a Microsoft dava um show com a Xbox LIVE e a Sony fazia um trabalho mais humilde, mas também competente, com a Playstation Network. Podíamos jogar nesses consoles títulos sensacionais como Resident Evil 2, Parasite Eve e Street Fighter 3 online. Com o Wii, por mais que tivéssemos uma seleção ótima e variada de games, a sensação de estar bons passos atrás da concorrência era algo frustrante.



Finalmente!

Nintendo-3DS

Com o Nintendo 3DS a Big N começou a olhar melhor para o mundo online. Os Friend Codes de games acabaram, agora há um único Friend Code por console, o que já é um avanço significativo. Mas o melhor de tudo ainda está por vir: a Nintendo Network está chegando. Já podemos ver seu logo moderno na caixa de Kid Icarus: Uprising e há informações e dizeres de chefões da Nintendo a respeito do novo serviço por toda a internet. Isso é tudo muito animador, já que uma das principais notícias é de que teremos algo similar à Xbox LIVE, com toda aquela competência e pompa.

modal-box-art

A NN promete trazer uma interatividade sensacional aos jogadores. Teremos (finalmente!) contas individuais por console, fazendo com que qualquer pessoa de sua família possa ter sua própria personalidade gamística. Poderemos dar graças aos céus (ou não, dependendo de seu ponto de vista) ao fato de termos DLCs (downloadable content) para nossos queridos games. Outro ponto importante será a disponibilização de games completos via download por preços mais baixos que o dos vendidos em mídia física. Os dois consoles concorrentes já possuem este serviço, mas seria sensacional poder adquirir um Zelda ou Metroid sem precisar ir até às lojas ou gastar muito dinheiro com as taxas de importação.

Nintendo-Wii-U-Supports-Friends-List-Achievements-Online-Match-Scheduling-2

 

Minhas exigências

Se a NN oferecer basicamente o que os serviços online da concorrência já oferecem, isso já seria algo muito bom. Mas não podemos esquecer que estamos falando da Nintendo, um nome que caminha lado a lado com a inovação. É por este motivo que quero muito mais do que o “padrão”. Eu quero aquela golden coin mais difícil de pegar.

6358589209_5956705746Que tal conferências em vídeo em tempo real com as pessoas de nossa lista de amigos? Assim poderemos bater aquele papo antes de começar a desenfreada jogatina. Também acho interessante a ideia de festividades em nossos consoles, algo como um visual diferente, cheio de neve e duendes em nossa tela inicial quando for Natal ou coelhinhos pulando quando for Páscoa. Poderíamos ter atualizações de aplicativos como o “Everybody Votes Channel” e até mesmo game shows de perguntas e respostas em tempo real pelo controle-tablet do Wii U. Tudo isso, obviamente, sem precisar adquirir um game, mas com apenas um download rápido e indolor.

Outra ideia bem bacana e até mesmo já iniciada no 3DS é o sistema de comunidades de Mario Kart 7. Que tal se todo game com modo online possuir sua comunidade? Assim os títulos demorariam muito mais para serem encostados e as empresas continuariam a ganhar seu rico dinheirinho.

wifi_1229730851

Isso tudo são apenas ideias que saíram da cabeça de um apaixonado pela Nintendo que não quer abrir mão de jogar seus games favoritos por causa de um serviço online precário. É importante ressaltar que mesmo com todas essas “exigências”, o mais importante de tudo é que precisamos, não, merecemos uma conexão com nossa empresa favorita que seja plena e constante (mesmo que isso ainda não ocorra totalmente nem mesmo na Microsoft e Sony). Está mais do que na hora da Nintendo encarar da forma correta o mundo virtual.

E você? O que gostaria de ver na Nintendo Network? Compartilhe suas ideias e opiniões. Mostre-nos suas vontades!


Revisão: Lucas Oliveira

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).