A cidade de Terragrigia, localizada no Mar Mediterrâneo demorou onze anos para ser construída e foi projetada com o preceito de ser a cidade mais ecologicamente correta de todas. Ela era abastecida completamente por energia solar que era captada e redirecionada por meio de um satélite, o Regia Solis. Porém, no ano de 2004 um destino terrível foi traçado, mudando para sempre a vida dos habitantes da grande metrópole.
A cidade flutuante
Terragrigia foi projetada a partir de uma parceria entre a Europa e os EUA, sendo vista como o marco da união entre as duas potências mundiais. Pressupõe-se que a cidade esteja localizada na costa italiana, tendo em vista o estilo arquitetônico representado logo no início do jogo.
As imagens da cidade, em sua maioria, são de cortes aéreos. Essas cenas evidenciam a grandiosidade do lugar, com suas extensas pontes, prédios enormes e arquitetura sóbria e moderna, mantendo um padrão retilíneo, sem muitas cores e poluição visual.
A metrópole era abastecida inteiramente por energia solar, um fato inédito em todo o mundo. Pode-se ver em imagens da cidade pátios lotados de painéis solares.
Tal feito só foi possível com a criação de uma matriz energética chamada de Regia Solis, um enorme satélite artificial capaz de projetar energia solar concentrada em direção à cidade.
Pânico em Terragrigia
Como dito anteriormente, Terragrigia seria a primeira cidade a depender somente da energia solar, tornando-a assim, a cidade mais autossustentável do mundo. Opondo-se a tal avanço tecnológico, o grupo bioterrorista “Il Veltro” atacou o lugar utilizando-se de armas biológicas chamadas “Hunters”, descendentes das experiências da Umbrella Corporation.
Como resposta desesperada ao ataque, o comandante Morgan Lansdale da FBC (Federal Bioterrorism Comission), decidiu em uma conversa por telefone utilizar o Regia Solis para destruir a cidade e tudo que nela existisse. Mais tarde, a FBC em pronunciamento, afirmou ter acabado com o grupo bioterrorista de forma definitiva.
Após esses acontecimentos Terragrigia passou a ser utilizada como exemplo pela mídia dos perigos do bioterrorismo, simbolizado pelos destroços da cidade que ali ficaram em meio ao mar.
São poucos os momentos em Resident Evil Revelations que jogamos tendo Terragrigia como cenário. Esses momentos são pontuados por uma ação frenética protagonizada por Parker e Jessica, que estão à procura de Raymond Vester, agente da FBC que havia desobedecido uma ordem e tentou resolver as coisas à sua maneira.
Os acontecimentos servem para amarrar a trama principal do jogo e revelar, de forma pontuada, diálogos decisivos para que a execução da história ocorra de forma fluída.
Curiosidades
“Aquapolis” e “Floating City” (Cidade flutuante) são formas de descrição de Terragrigia que aparecem durante todo o jogo.
O nome da cidade vem do italiano e significa “Terra cinza”, cor predominante de suas edificações.
No site oficial do Queen Zenobia ainda temos como rota de viagem a cidade de Terragrigia, mas devido aos acontecimentos já informados, não se pode marcar a cidade como destino.
Em 1976, a NASA imaginou um satélite que pudesse captar e redirecionar energia solar à partir de micro-ondas ou radiação infravermelha. O projeto foi criado no intuito de evitar conflitos pela posse de fontes energéticas.