Stage Select: DK's Treetop Temple (Mario Party 8)

em 14/03/2012

Depois de cinco anos de espera, a nova versão da franquia Mario Party chegou às lojas para a diversão de todos. Aproveitando esse lançam... (por Fábio Garcia em 14/03/2012, via Nintendo Blast)

Quando jogo, o dado está sempre viciado em números baixos.Depois de cinco anos de espera, a nova versão da franquia Mario Party chegou às lojas para a diversão de todos. Aproveitando esse lançamento, por que não relembrar uma das fases marcantes da história da série de jogos de tabuleiro, principalmente do jogo anterior? Mario Party 8 não foi o momento mais glorioso da saga do encanador italiano em tabuleiros, mas o jogo ainda sim consegue trazer fases muito criativas que fogem do senso comum dos jogos anteriores da série. Entre essas fases, a DK’s Treetop Temple é a primeira disponível e uma das que mais têm homenagens ao universo da Nintendo.

A selva é aqui

Quantos Ukikis foram necessários para carregar esta estátua gigante do topo das árvores até o chão para o tabuleiro do DS? Donkey Kong escolheu o meio da selva para montar o seu tabuleiro. Se o jogador parar de prestar atenção apenas aos blocos azuis e vermelhos, verá ao fundo árvores centenárias, um toboágua que circula um tronco gigantesco, uma cachoeira ao lado de um dinossauro e uma imponente estátua do DK (que foi depois reaproveitada em um tabuleiro de Mario Party DS, veja imagem ao lado).

Para a locomoção entre as plataformas, escadas, canhões e barris estão estrategicamente colocados para facilitar o acesso entre as áreas superiores e inferiores. Para os mais aventureiros, cipós e um pé de feijão ajudam também no trajeto. Se você espera encontrar algum Kremling ou algum parente do Kong vivendo em DK’s Treetop Temple, esqueça. Os personagens que habitam este tabuleiro são todos oriundos do colorido Yoshi’s Island, como os Ukikis (aqueles macaquinhos que o Yoshi não conseguia derrotar) e os Spear Guys (os Shy Guys indígenas).

Homenagem aos Primórdios

Que festa é essa que obriga os convidados a escalar árvores e enfrentar Piranha Plants? Este tabuleiro é uma grande homenagem à primeira aparição do Donkey Kong no mundo. As plataformas dispostas verticalmente e ligadas por escadas simples fazem DK’s Treetop Temple ficar bem parecida com a clássica primeira fase do arcade Donkey Kong, aquele em que o macacão rapta Pauline e é perseguido pelo Mario. E as homenagens não ficam restritas apenas à disposição das plataformas, pois a qualquer momento algum azarado pode pisar em um espaço de interrogação e ser enxotado por barris rolantes.

Ao contrário dos jogos anteriores, em Mario Party 8 cada tabuleiro tem suas próprias regras para conquistar estrelas. Felizmente, o Donkey Kong decidiu facilitar a vida dos jogadores e manteve a regra tradicional que se mantinha desde o primeiro Mario Party: basta ir até onde a estrela foi aleatoriamente colocada e comprá-la por vinte moedas. Infelizmente, chegar lá é o maior dos problemas.

Alguém tem um GPS aí?

Por causa das escadarias e dos diversos sentidos possíveis de caminhos, este tabuleiro é bem complicado para se deslocar. Não é de se estranhar que todos os jogadores atrasem o lançamento do dado para dar uma olhada no mapinha e conferir se estão no caminho correto para a estrela. Mas caso você goste de viver perigosamente, uma alternativa legal é pegar um dos barris DK. Por um módico preço de cinco moedas, você será arremessado aleatoriamente para qualquer campo de pouso do tabuleiro.

Como vingança por ter sido demitido do elenco principal de Mario Party, o Donkey Kong fez esta fase para acabar com a festa de todo mundo.

Como o DK’s Treetop Temple possui muitas candies espalhadas pelo caminho, outra maneira boa para uma fácil locomoção é usar a Springo Candy, que te leva à localização de outro jogador. Precisa apenas de sorte.
O maior problema para quem joga é que todos vão em direção à estrela e, quando ela é comprada, outro lugar é selecionado para recebê-la. A outra maneira de se tirar a estrela do lugar e levá-la aleatoriamente para outro local (e de quebra ser chamado de espírito de porco pelos seus amigos) é pisando no símbolo do Bowser, que fará esse servicinho.

Os segredos da floresta

Depois de passar por este caminho, Waluigi ganhou uma estrela. E eu não. DK’s Treetop Temple possui diversos segredos para aqueles mais dedicados (ou para os sortudos que caem na casa certa acidentalmente). Caso você caia na casa DK, o próprio Donkey Kong surgirá de um barril e te arremessará direto para a estrela.
Agora, se você teve a sorte de cair no Lucky Space, casa dourada localizada à frente da estátua gigante do Donkey Kong, pode comemorar e zoar todos os seus adversários. Pisando no espaço da sorte, você ganha uma viagem para a parte de trás do tabuleiro onde você encontrará um caminho cheio de moedas e uma estrela, completamente de graça.

Mesmo com sua aparência um pouco assustadora, DK’s Treetop Temple é um dos tabuleiros mais tradicionais de Mario Party 8. Por remeter-se tão facilmente aos tabuleiros dos primeiros jogos da série, é a melhor escolha para começar neste jogo que, embora seja um dos mais fracos da série, ainda consegue divertir bastante. E se você tem alguma experiência sobre este tabuleiro, provavelmente alguma envolvendo um barril desgraçado que te que te impediu de chegar à estrela, por que não compartilha com a gente aí nos comentários?

Revisão: Luigi Santana

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).