O mundo ainda não ficou livre dos diversos crimes que acometem as populações de todos os países. Diversos casos não podem ser solucionados pela simples polícia local. Para isto existem os grandes centros policiais do mundo: a Interpol, o FBI, a Scotland Yard... Mas quando a parada fica séria no Reino dos Cogumelos e nem nosso amigo Mario dá conta, o grande detetive Shroomlock, da Toadland Yard é chamado. Suas habilidades foram perfeitas para a resolução de diversos casos em Shroom City, a cidade onde se passa Mario Party Advance. Vamos conhecer mais sobre o investigador mais experiente da série Mario?
"I´m Shroomlock, from Toadland Yard."
Shroomlock é o mais importante detetive da Toadland Yard, a versão Nintendo da organização policial mais importante da Inglaterra. O personagem é inspirado em Sherlock Holmes, a grande criação de Sir Arthur Conan Doyle. Sua única aparição é em Mario Party Advance, com suas resoluções fantásticas dos casos, no qual ele precisou da ajuda dos jogadores do GBA em troca de gaddgets. Ele faz muito bem o seu trabalho para trazer dinheiro à sua casa, já que é casado com Mrs. Shroomlock, no qual vive um relacionamento a muitos anos. Vamos analisar seus casos mais famosos e descobrir quais são as suas técnicas de dedução tão invejadas por muitos encanadores.
Interrogue os suspeitos e investigue a cena do crime
Interrogar os suspeitos se mostrou fundamental para a resolução do caso "Probably A Robbery?", quando moedas foram roubadas do Town Koopa Bank. Você foi responsável por questionar os suspeitos do caso. Após interrogar Goombob (o goomba riquinho), Mr. I. (o olho tarado por princesas) e Paratroopa (o mordomo), Shroomlock usa suas habilidades de dedução e descobre que o mordomo é o culpado, pra variar. Afinal, mordomos não sabem mentir e o nosso detetive conseguiu perceber isto a tempo.
Investigar o lugar onde ocorreu o crime se tornou uma das principais tarefas de Shroomlock no estranho caso conhecido como "Weeping Thwomp". Um Thwomp acionou a Toadland Yard e disse que tinha sido roubado em 40 moedas (2 estrelas, pô). Você analisou todas as partes da pequena casa da vítima e, apenas com estas informações, Shroomlock descobriu a elementar resposta: Thwomp não foi roubado; ele era o ladrão, pois não conseguia sair pela porta! Vai entender...
Decifre os códigos e preste atenção em tudo
A mente criminosa desafia os detetives tanto com casos estranhos quanto com enigmas indecifráveis. Dessa vez, Shroomlock teve de enfrentar uma mente não tão criminosa e nem tão enigmática.
Em seu caso "Monkeynapping!?", ele teve de usar suas habilidades para encontrar Ukiki, um macaco que fugiu de sua casa e foi ao Loch Dorrie. O código deixado por ele e a habilidade de Shroomlock foram essenciais para encontrar o animal por mais que ele só tenha tirado as letras maiúsculas do código que informava a localização e que qualquer um possa fazer isto.
Porém, o caso mais horripilante aconteceu nos arredores do Boo Cemetery e é conhecido por todos como "True-Blue Boo". Uma estátua de ouro muito importante foi roubada dos Boos, e Shroomlock, juntamente com seu ajudante, teve de descobrir onde ela estava.
A primeira evidência era de que havia um impostor entre os fantasmas. E o nosso detetive percebeu que seu assistente estava intrigado com o movimento de um dos Boos. Dito e feito: Shroomlock descobre Koopa Kid disfarçado e recupera a estátua.
Conheça quem tenta te jogar de um penhasco
Esta tarefa pode ser um pouco específica, mas foi fundamental para Shroomlock: alguém tentou arruinar a carreira do investigador o puxando de um penhasco, na região de Sushi Cliff, no caso conhecido por “Sploosh!”. Apenas três criaturas estavam no momento do crime: Blooper, Dolphin e Cheep Cheep.
Você, como um bom ajudante, observou muito bem as qualidades físicas dos acusados. Cheep Cheep mal respirava com suas brânquias, Dolphin tinha apenas suas barbatanas e Blooper estava quieto com seus tentáculos. Shroomlock, com seu alto conhecimento biológico, logo deduziu que apenas Blooper poderia ter puxado ele. Posso dizer que a coisa não ficou tão boa para o nosso amigo do mar...
Feche a boca e abra os ouvidos
Esta simples frase fez com que Shroomlock concluísse a sua maior investigação: acusar a tartaruga mais feia e maligna do Mushroom Kingdom de roubar um quadro! O caso ficou conhecido como "Bowser: Accused!".
Apenas com o depoimento de Bowser, Shroomlock descobriu que ele é tão burro quanto uma porta. Disse que não poderia esconder um quadro em uma mansão tão grande como a dele. Todos nós sabemos que isto não é verdade. Quando Bowser foi questionado sobre isto, acabou revelando que conhecia o quadro (e que tinha mentido novamente). Por fim, Shroomlock acabou fazendo o nosso amigo confessar o roubo do quadro.
Elementar, meu caro jogador
Shroomlock é um dos personagens mais carismáticos de Mario Party Advance e poderia muito bem aparecer ao lado de outros detetives da série. Afinal, ele tem uma família para sustentar...
Enquanto ele não aparece, que tal aproveitar o lançamento de Mario Party 9 pro Wii?
Jogos em que Shroomlock aparece: Mario Party Advance.
Revisão: Marcos Vargas Silveira