No dia 30 de Março começou a GameWorld 2012, evento que vem crescendo a cada ano e que traz as maiores novidades do mundo dos games para o Brasil. Assim como no ano anterior, o evento voltou ao Centro de Convenções Frei Caneca e não fez feio, pois o local se mostra bem adequado para uma convenção deste tamanho.
Neste primeiro dia, dedicado à imprensa e aos que trabalham com games, houve diversos painéis e mesas redondas para a discussão sobre o mercado de jogos no Brasil. Como convidados especiais deste ano vieram Yoshitaka Amano, responsável pela criação de personagens de Final Fantasy, e de Reuben Langdon, o famoso dublador de Ken Masters em Street Fighter 4 e do Chris Redfield em Resident Evil 5. Todas essas atividades foram realizadas em um teatro amplo e que permitiu que os visitantes assistissem aos convidados com qualidade.
Na área dos estandes, diversas produtoras ocupam o espaço tentando atrair a atenção dos visitantes com suas músicas, jogos ou com suas belas atendentes que auxiliam qualquer jogador que não sabe o que fazer no jogo. Além dos estandes, há um palco em que diversas atividades interativas com o público marcarão presença no sábado e no domingo, como o torneio de Just Dance e um concurso cosplay de Final Fantasy.
A Nintendo marcou presença em diversos locais na área de estandes. Para os que desejam uma festa, diversas televisões trazem Mario Party 9 e diversos controles para se jogar com seus velhos (ou novos) amigos. Mas se o seu lance é velocidade, também há diversos totens com Mario Kart 7 com 3DS prontos para uma corrida acirrada. A Nintendo também trouxe vários Kid Icarus para teste, e quem joga ainda ganha um AR Card com itens para o jogo, mais legal que isso só se ela desse uma caixinha para guardar os AR Cards... e não é que ela dá também?
Em um estande com diversos jogos do Sonic, é possível para o público jogar Mario & Sonic at the Olympic Games 2012 e Sonic the Hedgehog 4 Episode I. A Disney, por sua vez, traz um estande decorado com as estrelas do Disney XD e com um monitor mostrando vídeos do vindouro Epic Mickey 2 – Poder em Dobro. Se você é fã dos Pokémon, não pode deixar de passar no estande da Coapg, que trouxe um espaço gigantesco para você batalhar no Pokémon TCG.
Para minutos de calmaria, o ideal é visitar a exposição de Yoshitaka Amano, que traz ilustrações originais do clássico Final Fantasy VI de SNES. Só atenção: se você fotografar lá, surgem várias GFs avisando que é proibido o uso de câmeras na exposição. Tá, é mentira sobre as GFs, mas não sobre a fotografia, e só descobrimos porque caímos na tentação de registrar os belos traços de Amano.
Mas caso você queira descansar de verdade, também tem a Praça Mii, onde você pode sentar na velha praça e aguardar fazer suas trocas do Street Pass no Nintendo 3DS. Nessa área a Nintendo também disponibilizou códigos para baixar os Miis da equipe da Nintendo Worlds e mais totens com 3DSs, até o Super Mario 3D Land está lá para degustação.
Ao fim do primeiro dia, houve a entrega do 8º troféu Gameworld, uma premição divertidíssima apresentada pela famosa Flavia Gasi. Os videogames Nintendo tiveram suas próprias premiações, com The Legend of Zelda: The Skyward Sword ganhando como melhor jogo de Wii, Mario Kart 7 ganhando como melhor de 3DS e Call of Duty 3 surpreendendo e derrotando Pokémon Black & White na disputa de melhor jogo de Nintendo DS. Essas premiações populares são uma surpresa mesmo. Confira os vencedores das principais categoriais:
JOGO DO ANO
Batman: Arkham City
DESENVOLVEDORA
EA
MELHOR JOGO DE Wii
The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR JOGO DE NINTENDO 3DS
Mario Kart 7
MELHOR JOGO DE NINTENDO DS
Call Of Duty: Modern Warfare 3
MELHOR TRILHA SONORA
Assassin's Creed: Revelations
MELHOR JOGO DE PS3
Call of Duty: Modern Warfare 3
MELHOR JOGO DE PC
Call of Duty: Modern Warfare 3
MELHOR JOGO DE Xbox 360
Call of Duty: Modern Warfare 3
O GameWorld deste ano está excelente e vale a pena uma visita. Sábado e Domingo tem mais, e a equipe da Nintendo Blast estará presente fazendo a cobertura especial. Se você encontrar um dos blasters andando, pode nos chamar porque não mordemos. Pelo menos a maioria não morde.
Fotos por Leandro Fernandes, Samuel Coelho e Fabrício Vianna/Divulgação