O bastão das estações
Não me impressiona que um jogo inteiro de Zelda seja baseado nas quatro estações do ano. Até mesmo Vivaldi, um dos principais compositores da época barroca, fez um conjunto de obras sobre o inverno, o verão, o outono e a primavera.
Em Oracle of Seasons, a Triforce te chama para sair de Hyrule e resolver problemas em Holodrum, a terra onde se passa a trama. Sua principal ajudante não será nem a Navi, nem o Tingle e nem a Dona Pedra; será a Rod of Seasons, o bastão adquirido no Temple of Seasons capaz de alterar a estação do ano quando se está perto de um toco de árvore mágico (semelhante ao Ezlo em Minish Cap).
Não pense que são apenas as paisagens que mudam. Bem... Na verdade, as paisagens mudam, mas elas se tornam fundamentais para seu progresso no jogo.
A coleção Outono-Inverno
Se você acha que tudo são flores na vida, está enganado. Até porque a primeira estação na Rod of Seasons é o Inverno (as demais são desbloqueadas à medida que são encontradas as Season Spirits). Todas as águas de Holodrum são congeladas nesta estação, liberando a passagem de Link. Árvores também perdem completamente as suas folhas, fazendo com que o personagem consiga acessar diversos lugares. Montes de neve se formam e será preciso retirá-los com uma pá. As Ember Seeds, sementes semelhantes à Fire Flower (da série Mario) e que são usadas para acender tochas e queimar objetos, só nascem nesta estação.
O jeito Nintendo das estações não combina com o nosso jeito. Assim, o Outono é a última estação a ser desbloqueada no jogo. Nela, Rock Mushrooms deixam de ser obstáculos e passam a ser como impulsionadores (quando se está equipado com o Power Bracelet, um tipo de bracelete que aumenta a força de Link). As folhas das árvores ficam maduras e caem, encobrindo diversos buracos e permitindo a passagem. Só nascem nesta estação as Pegasus Seeds, sementes capazes de aumentar a velocidade de Link.
O calor do verão e as flores da primavera
É tempo de sol em Holodrum! Pelo menos, enquanto você estiver usando o poder do seu bastão para deixar a estação como Verão. Nela, as plantas crescem e os rios secam (o mundo vai acabar!), possibilitando para Link percorrer o leito dos rios. Plantas crescem em paredes e podem servir de escadas em diversos lugares dos mapas. O Verão conta com duas sementes exclusivas: a Mystery Seed (capaz de dar dicas nas Owl Statues e causar danos aleatórios nos monstros) e a Gale Seed (capaz de teletransportar Link para alguma árvore sementeira [no mapa] ou para o início do calabouço [na dungeon]).
Por fim, chegamos a tão florida Primavera. Alguns lagos que ainda tinham gelo aumentam seu nível, encobrindo barreiras e permitindo que Link possa nadar neles. Você ainda pode colher algumas flores normais e Blast Blooms florescem (semelhantes às Deku Flowers de Majora´s Mask), permitindo que Link possa alcançar lugares mais altos. Você pode coletar na Primavera a Scent Seed, uma semente que atrai os monstros e pode afastar os inimigos de Link (remete ao poder de Bow em Paper Mario).
As quatro estações
Não importa se é verão ou inverno, outono ou primavera. O que importa é que a Nintendo deu um toque especial a Oracle of Seasons com este item. E quando combinado com os códigos de Oracle of Ages, a história se torna completa e você pode desfrutar do desfecho que você alcançou com o uso do seu Rod of Seasons. E você: qual é a sua estação preferida?