3DS

Especial: O Nintendo 3DS e seu primeiro ano de vida

em 20/03/2012

Em março de 2010, a Nintendo anunciou o sucessor de um de seus maiores sucessos comerciais de todos os tempos, o Nintendo DS. Para aument... (por Unknown em 20/03/2012, via Nintendo Blast)

40028-nintendo3ds nblastEm março de 2010, a Nintendo anunciou o sucessor de um de seus maiores sucessos comerciais de todos os tempos, o Nintendo DS. Para aumentar as expectativas em torno do anúncio, a única informação dada sobre o console foi a de que ele seria capaz de reproduzir imagens em 3D estereoscópico sem a necessidade de óculos especiais.

 

A nova funcionalidade do console surpreendeu a todos, e a ansiedade para sua revelação, tanto da mídia quanto dos jogadores, aumentou drasticamente. Finalmente, na E3, em uma de suas melhores conferências dos últimos anos (em que o anúncio de um novo Zelda acabou se tornando mero detalhe), a Nintendo revelou seu novo hardware. Prometendo uma experiência revolucionária e uma line-up de encher os olhos (e esvaziar os bolsos), o portátil foi considerado por muitos um forte candidato a ter o melhor lançamento de console de todos os tempos. Menos de um ano depois, em março de 2011, o console foi lançado, mas o sucesso desejado pela Nintendo parecia algo distante.

Início turbulento

street-fighter-3ds-2 nblastO Nintendo 3DS foi lançado no mercado ocidental em 27 de março de 2011, custando 250 dólares, um dos preços mais altos já praticados pela Nintendo em qualquer de seus consoles, normalmente vendidos a preços mais acessíveis que os de suas concorrentes. A line-up inicial do console, ao contrário do que vinha sendo falado desde o anúncio do portátil, foi bastante mediana, tendo como carro chefe um port de Super Street Fighter IV, da Capcom, e Pilotwings, da Nintendo. Games fortíssimos anunciados na E3 2010, como Kid Icarus, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Resident Evil: Revelations e Metal Gear Solid 3: Snake Eater 3D ficaram de fora, fazendo com que as expectativas sobre o lançamento do console diminuíssem bastante.

PilotWings-Resort-59605 nblastComo se não bastasse a falta de jogos, o preço do console era muito alto e os consumidores não estavam convencidos que era vantajoso trocar seus antigos portáteis por um novo e caro hardware que não oferecia nenhum título que realmente valesse o investimento. A Nintendo ainda havia prometido uma loja online, tal como o Wii Shop Channel no lançamento do console, mas isso também não ocorreu. O eShop acabou sendo lançado 3 meses depois, um dia antes da conferência da empresa na E3 2011.

Por último, e não menos grave, a estratégia de marketing da Nintendo foi bastante infeliz. As ações publicitárias faziam parecer que o console era apenas um Nintendo DS com efeito 3D, e não exploravam nenhuma das outras funcionalidades do robusto sistema, como o Street Pass, a tecnologia de realidade aumentada, as duas câmeras embutidas no console e outras funcionalidades interessantes. O efeito 3D, além de não chamar tanto a atenção do público, ainda o intimidava, já que houve muitos relatos de usuários com mal estar e dores de cabeça após a utilização do sistema (a própria Nintendo não recomenda que crianças menores de 7 anos utilizem o efeito).

Com isso, as vendas do console começaram a cair muito, e o sucesso do console parecia distante. Os céticos afirmavam que o 3DS seria o segundo grande fracasso da Nintendo, perdendo apenas para o Virtual Boy, que se manteve nas lojas por menos de um ano. Assim, a Nintendo deveria tomar medidas urgentes ou perderia mercado para sua grande concorrente no segmento: a Sony com seu NGP, mais tarde nomeado Playstation Vita. As baixas vendas do aparelho ainda causaram diversos adiamentos e cancelamentos de games. Jogos agendados para o final do ano, como Metal Gear Solid e Tales of Abyss, foram adiados para 2012, e outros, como Megaman Legends 3 e Assassin’s Creed, foram simplesmente abandonados.

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A primeira tentativa de recuperação

object_18252.nphd nblastCom o passar das semanas, o 3DS vendia cada vez menos, e a Nintendo pouco parecia se importar, afirmando que os jogos estavam por vir e que o console repetiria o sucesso de seu predecessor. Tal sofrimento se prolongou até junho, quando a empresa finalmente lançou o eShop para o console. Prático e muito funcional, o aplicativo possibilita a compra de games de DSiWare, Virtual Console (inicialmente contando apenas com jogos de portáteis) e jogos originais em 3D. A line-up do aplicativo foi bastante forte, e incluía Super Mario Land e The Legend of Zelda: Link’s Awakening. Os preços também eram bastante tentadores, de forma que os jogos iniciais do eShop foram (e ainda são) sucesso de vendas entre os proprietários do portátil.

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Um dia depois, a Nintendo realizou outra conferência bombástica. Focada na comemoração dos 25 anos da série The Legend of Zelda e no anúncio do Wii U (antes chamado de Project Café), a empresa deu um verdadeiro show, com direito até a uma orquestra tocando as mais icônicas melodias da série aniversariante. Ainda assim, a Nintendo não deixou o 3DS de lado e soltou uma enxurrada de anúncios de peso para o console. Reggie subiu ao palco e anunciou games fantásticos, como Super Mario Land 3D, Mario Kart 7 e Luigi’s Mansion 2, que ao lado dos já anunciados Star Fox 64 3D, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e Kid Icarus Uprising formavam a line-up first party do ano fiscal do console. Os fortes anúncios da feira não alavancaram as vendas do portátil, mas geraram melhores expectativas quanto ao seu futuro, já que a Nintendo estava claramente trabalhando para suprir o console com lançamentos de peso e sem tanto intervalo de tempo.

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O maior impeditivo: preço exorbitante

O preço do Nintendo 3DS era alto, muito alto. Para piorar a situação, na E3 a Sony anunciou o preço de seu novo portátil, o Playstation Vita. O console, que é praticamente um Playstation 3 portátil e um centro multimídia, iria custar em sua versão mais simples (sem tecnologia 3G) 250 dólares, o mesmo preço do portátil da Nintendo. Analistas consideravam a guerra perdida para a Nintendo se o preço do console não fosse reduzido, obrigando-a a fazer isto.

nintendo_3ds_flame_red nblastNo final de julho, Satoru Iwata anunciou um corte de preço de 80 dólares no Nintendo 3DS. O portátil passaria a custar 170 dólares, praticamente o mesmo preço do Nintendo DS Lite e mais barato que o Nintendo DS XL. Para compensar os early adopters do console, Iwata também anunciou o Ambassador Program, programa que presenteava os primeiros compradores do console com 20 jogos, sendo 10 de NES e 10 de GBA.

A reação do público quanto ao corte de preço foi uma surpresa, pois a Nintendo nunca havia tomado uma medida tão drástica em seus mais de 100 anos de existência. Altos executivos da Nintendo, como o próprio Iwata, tiveram cortes drásticos em seus salários, que chegaram a serem diminuídos pela metade. Apesar da gravidade da situação da Nintendo, foi nesse momento que o console começou a se recuperar. As vendas aumentaram tanto antes do corte efetivo no preço (pois alguns consumidores se interessaram pelos jogos gratuitos que seriam distribuídos) quanto depois. Quando o corte foi efetivamente realizado, o portátil viu suas vendas serem alavancadas exponencialmente. O corte, somado ao lançamento de Star Fox, Zelda e uma nova cor do console (Flame Red) fez com que o portátil visse uma luz no fim do túnel.

Mantendo o bom trabalho

Daí para frente, utilizando-se das lições aprendidas com o fraco lançamento do console, a Nintendo passou a se dedicar a seu produto como há muito tempo não se via com nenhum de seus consoles. O foco das ações publicitárias do console deixou de ser o efeito tridimensional e os holofotes foram direcionados aos grandes jogos que o portátil estava recebendo, como Zelda, Mario, Mario Kart e Star Fox.

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nintendo-3ds-circle-pad nblastJá em setembro, a Nintendo começou a fazer pequenas conferências dedicadas exclusivamente ao seu portátil, e tais conferências, em especial a primeira, foram bombásticas. Em um palco sem muitas firulas, Iwata foi direto, anunciou uma versão de Monster Hunter 3 para o console e foi além. Para surpresa de todos, o presidente da Nintendo mostrou o primeiro vídeo de Monster Hunter 4, jogo até então não revelado, cujo anúncio surpreendeu a todos, até mesmo à Sony, que mantinha certa exclusividade sobre a série.

Além deste grande anúncio, em suas conferências a Nintendo ainda revelou jogos como Mario Tennis Open, Fire Emblem, Love Plus, Theatrhythm Final Fantasy, Bravely Default entre outros games com muito apelo. E o melhor, todos esses jogos seriam lançados em um curto período de tempo, tornando o 3DS uma plataforma sem pausas entre seus grandes lançamentos, com no mínimo um grande jogo lançado por mês. A empresa ainda anunciou o Circle Pad Pro, um controverso acessório que adiciona um segundo direcional analógico e dois botões ao console. O acessório parece mais uma gambiarra feita às pressas para consertar uma falha de conceito do portátil, mas é inegável que este só traz melhorias ao console, deixando-o mais ergonômico e funcional.

Além de todos os anúncios, ainda foi lançado um novo firmware para o console, que adicionava a funcionalidade de gravar e compartilhar vídeos em três dimensões, dando à câmera do portátil uma funcionalidade mais útil. O eShop também não foi esquecido e teve uma onda de lançamentos espetaculares como Pushmo, Mighty Switch Force, e diversas pérolas do Virtual Console.

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Em novembro e dezembro, a Nintendo consolidou o sucesso do portátil com o lançamento de Super Mario Land 3D, Mario Kart 7 e Monster Hunter 3G (sendo o último por enquanto apenas no Japão). As vendas do console foram astronômicas no período, ofuscando completamente o lançamento nipônico do Playstation Vita. Nos EUA, o portátil também fez bonito graças ao lançamento de Mario Kart 7, que faz muito sucesso por essas bandas. Com o tamanho sucesso do console, a Nintendo conseguiu fazer com que o console superasse todas as expectativas de vendas, ultrapassando até o seu predecessor e se consolidando como o console de vendagem mais rápida da história.

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Início de ano forte

Swapnote_logo nblastMal terminaram as festas e a Nintendo já estava aprontando mais com seu bem sucedido portátil. Ainda em dezembro, foi lançado o Swapnote, aplicativo que possibilita a troca de mensagens entre usuários do console. O programa conta com uma interface muito agradável, é bastante divertido e acabou virando febre entre os usuários do portátil. A Nintendo também começou a disponibilizar demos de jogos para o console, funcionalidade prometida pela empresa desde seu lançamento. Para completar as novidades, Iwata anunciou a venda de DLCs para os games do portátil, sendo Theatrhythm Final Fantasy o primeiro game a receber os conteúdos.

resident_evil_revelations nblastJá no início do ano, o 3DS recebeu diversos lançamentos de peso, seja por distribuição digital ou por mídia física. Na primeira frente temos Sakura Samurai: Art of Sword e Dillon’s Rolling Western, duas novas franquias da Nintendo que utilizam exaustivamente as capacidades do portátil. Ambos os games foram muito bem recebidos e figuram como alguns dos melhores disponíveis no eShop até o momento. Quanto aos lançamentos em mídia física, a situação é ainda melhor. Em fevereiro o console recebeu jogos muito esperados como Tekken 3D: Prime Edition, Resident Evil: Revelations, Tales of the Abyss e Metal Gear Solid 3: Snake Eater 3D. No meio tempo, houve mais uma conferência em que Reggie e Iwata anunciaram datas de outros lançamentos, como Mario Tennis Open e Kid Icarus Uprising, que serão lançados em breve.

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Futuro promissor

O Nintendo 3DS cresceu e apareceu. Com as lições aprendidas no fraco lançamento, a Nintendo está cuidando para que o portátil não tenha nenhuma janela sem lançamentos, o que se reflete na quantidade de jogos previstos até a E3, momento em que novos games devem ser anunciados. Com o lançamento de Kid Icarus nessa sexta seguido por jogos esperados como Mario Tennis Open, Kingdom Hearts, Fire Emblem, Paper Mario, Animal Crossing, entre outros grandes jogos, é fácil perceber que o portátil tem um futuro brilhante pela frente. As vendas sobem cada vez mais, o que rende mais e mais anúncios de peso das third parties. Agora só nos resta aguardar até a E3 para sabermos o que nos espera para o resto do ano, se tivermos tempo de soltar o 3DS para ver, é claro!

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Revisão: Leandro Freire

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