Enquanto Isso: Nova tecnologia de computação gráfica impressiona no realismo

em 07/02/2012

Com uma nova geração de consoles começando a dar o ar de sua graça, a tecnologia também está mostrando novas ferramentas para o desenvolvime... (por Alexandre Galvão em 07/02/2012, via Nintendo Blast)

Com uma nova geração de consoles começando a dar o ar de sua graça, a tecnologia também está mostrando novas ferramentas para o desenvolvimento de video games. O pesquisador Jorge Gimenez, da Universidade de Saragoça, na Espanha, apresentou um novo método de renderização em tempo real, o SSSS (Separable Subsurface Scaterring). O método possibilita criar com o máximo de perfeição detalhes da pele humana, como cicatrizes, espinhas, suor, fios de cabelo em posições diferentes e pequenos hematomas. Gimenez acrescenta dizendo que o projeto é voltado diretamente para o desenvolvimento de games.

"São nossas imperfeições que nos tornam perfeitos". É com essa frase que começa a apresentação em vídeo que você poderá assistir a seguir. O recomendável é que você faça o download da demonstração, caso tenha um equipamento potente o suficiente para executá-lo. Para quem não tem, pode simplesmente assistir o vídeo preferencialmente em tela cheia em em resolução máxima (1080p).



O próximo passo de Gimenez e sua equipe é investir em cabelos e pelos mais realistas, com o intuito de acabar com o uso de chumaços de cabelo que são muito utilizados nos jogos atualmente. Com isso, já podemos esperar gráficos estupidamente formidáveis em jogos futuros, tanto para PC's e MAC's e nos novos consoles. Possivelmente no Wii U também. Aguardaremos ansiosos.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege