Mario Bits: Retrospectiva 2011

em 05/01/2012

O Mario Bits relembra os maiores momentos da série Mario no ano de 2011. Cogumelos e princesas de janeiro a dezembro! Em 1985, quem jogava... (por Eduardo Jardim em 05/01/2012, via Nintendo Blast)

O Mario Bits relembra os maiores momentos da série Mario no ano de 2011. Cogumelos e princesas de janeiro a dezembro!
Em 1985, quem jogava Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e Mario Bros. nos arcades foi apresentado a uma nova forma de ver o mundo. O que antes era formado por gorilas anabolizados, carpinteiros e garotas do Brooklyn de vestidinho vermelho indefectível se transformou num universo essencialmente utópico, repleto de fantasia, estrelas, princesas, castelos e muitos, muitos cogumelos. O verdadeiro conto de fadas apresentado em Super Mario Bros. para NES não apenas deu origem à mais bem sucedida série de video games de todos os tempos como também mostrou que não existem limites para um mero encanador ítalo-americano. Aquele foi certamente um grande ano para a recém-formada franquia. E é no decorrer de marcos históricos na indústria dos video games que o símbolo bigodudo da Nintendo chegou ao seu 30º aniversário desde sua criação original, quando ainda era conhecido por seus desenvolvedores como Jumpman, Mr. Video e Ossan. Pode-se dizer que 2011 foi um ótimo ano para a franquia — e que nem mesmo 3 décadas completas podem tirar o fôlego do baixinho e sua carismática turma de encanadores, princesas e dinossauros que ainda preenchem nossas salas com muita diversão. No melhor estilo Pokémon Blast: Retrospectiva 2011, o Mario Bits traz uma retrospectiva dos momentos mais marcantes da série Mario em 2011.

Janeiro


Enquanto os primeiros comerciais do Nintendo 3DS pipocavam na rede e roíamos todas as nossas unhas de ansiedade, aconteceu no Brasil um evento inédito e inusitado: Super Mario Ballet: O Rapto da Princesa Peach. Realizado pela companhia LeBallet do Colégio Maria Imaculada, em Porto Alegre, sob o comando da professora de Ballet Clássico e coreógrafa Luciana Mallorca e Débora Piccini — administradora do Reino do Cogumelo —, o evento ocorreu no finzinho de 2010, mas as fotos e vídeos foram divulgadas em janeiro. A peça contava a história dos encanadores extraordinários atendendo a um pedido de socorro da Princesa Peach. Turmas de vários níveis de aprendizado participaram do recital, que ajudou a mesclar os video games com arte e divulgar o entretenimento interativo a um novo público.

Enquanto isso, Mario Sports Mix, o crossover entre personagens das séries Mario, Dragon Quest e Final Fantasy, posicionava os personagens mais icônicos dos video games em calorosas disputas de vôlei, basquete, queimada e hóquei; o game foi lançado em 27 de janeiro na Austrália e no dia 28 de janeiro na Europa.
Mesmo não tendo relação com a série Mario, é interessante notar que janeiro de 2011 foi o mês dos velhinhos na indústria dos games. Logo no começo do ano, Jennie T. Gatses, de 60 anos e 8 passagens pela polícia, foi flagrada na tentativa de furtar quatro jogos de Wii (e carne de siri enlatada!) numa loja não identificada dos Estados Unidos; já John Bates, de 85 anos, fez mais de 2.800 partidas perfeitas no boliche virtual do Wii Sports e entrou para o livro dos recordes. Haja disposição!

Fevereiro


Mario Sports Mix finalmente chega às prateleiras do Reino Unido e América nos dias 4 e 7 de fevereiro, respectivamente. Mas o hype daquela época ficava por conta do novo hardware da Nintendo.

Em fevereiro, o novo portátil da Nintendo se aproximava a cada vez mais — mas sem a presença do Mario. Ao invés disso, Reggie Fils-Aime, presidente executivo da Nintendo of America, disse que um game do encanador seria lançado no 3DS "apenas quando fizesse mais sentido"; em contraste, Shigeru Miyamoto, diretor criativo e criador do Mario, confirmou em uma edição do quadro Iwata Asks que, "no interesse de adotar uma nova tecnologia para a tradição de Super Mario Bros.", eles estavam "produzindo um novo game de Super Mario para o Nintendo 3DS". Foi o bastante para que especulações desenfreadas sobre o título — que viria a ser o divertido Super Mario 3D Land — tivessem início. Enquanto isso, Super Mario Galaxy 2 levou o prêmio em cinco categorias da premiação anual da revista Nintendo Power, incluindo "melhor game para Wii" e "melhor trilha sonora original".

Março


O delírio dos fãs de Mario chegou primeiro em São Francisco, na Califórnia. Durante a apresentação da Nintendo na Game Developers Conference de 2011, Satoru Iwata revelou com seu sotaque carregadíssimo as primeiras imagens e detalhes sobre o novo game do Mario para 3DS — incluindo o retumbante retorno do rabo de Tanooki! Passamos a apostar no sucesso do título com a confirmação de que a equipe por trás da série Galaxy — a Nintendo EAD Tokyo — era a responsável por seu desenvolvimento.

Querendo dar mais uma chance a quem ainda não havia adquirido Super Mario All-Stars: Limited Edition, a Nintendo relançou o pacote durante o mês de março.

Abril


Logo no dia 1º, a Nintendo e a Capcom lançaram nos arcades a máquina New Super Mario Bros. Wii Coin World — a qual esperamos chegar nos parques fechados do Ocidente até hoje! Mas quem disse que isso teve qualquer significância mediante aos rumores sobre o "Project Café", o sucessor do Wii? Imagens potenciais e teorias malucas de múltiplas "fontes internas" passaram a ser o deleite dos blogs de video games. Na Ilha DK, tudo era mais concreto: em abril, Donkey Kong Country Returns, uma nova adição a uma das mais bem sucedidas séries de plataforma de todos os tempos, alcançou a faixa de 5 milhões de unidades vendidas. Na área de marketing, a Nintendo lançou oficialmente o produto final de sua parceria com a Converse: uma série de tênis comemorativos em uma homenagem tardia ao aniversário de 25 anos de Super Mario Bros. Não demorou muito até que os primeiros trocadilhos com Super Mario All Stars começassem...

Neste mês, o presidente da Sony ainda categorizou o Nintendo DS como um "brinquedo de criança" que ninguém com mais de 20 anos se prezaria a jogar. Mas era o mês da mentira, né?

Maio


As informações sobre Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games passaram a ficar maciças; descobrimos, inclusive, que hipismo foi confirmado como uma das modalidades do game. Isso quer dizer que os personagens do Marioverso montaram num cavalo pela primeira vez — ao que havia nos registros, a turma do Mario havia cavalgado apenas em dinossauros, rinocerontes e avestruzes! Tanto falamos sobre o terceiro game olímpico de Mario e Sonic que descobrimos, por meio de entrevistas, que a Sega havia cogitado um novo periférico para o jogo — embora o conceito jamais tenha sido levada adiante — e que, após a aprovação da ideia do crossover entre os maiores rivais dos anos '90, demorou até chegarem no consenso de ambientá-los nas Olimpíadas. Não pense que ninguém da Nintendo ou da Sega ponderou sobre uma aventura de plataforma de Mario & Sonic: depois de muito debate, os Jogos Olímpicos foram a melhor solução plausível.

Junho


Agora a coisa ficou séria! Em junho, os rumores sobre o vulgo "Project Café" tiveram um fim: em Los Angeles, o evento mais esperado do ano, a Electronic Entertainment Expo, ou E3, tomou palco. Muitos dos conceitos especulados para o novo console da Nintendo se tornaram verdade com o anúncio do Wii U, o sucessor do Wii. Finalmente, descobrimos que o 3DS ganhou a line-up dos sonhos — uma inusitada sequência de Luigi's Mansion, um novíssimo Mario Kart onde os competidores conseguiam voar com asas-delta e até mesmo um Paper Mario portátil. O novo Super Mario para 3DS também ganhou uma grande atualização de novidades quando nem ao menos tinha um nome definido.

New Super Mario Bros. Mii permitia aos comparecentes da E3 2011 jogar New Super Mario Bros. Wii com os bons e velhos avatares da Nintendo, os Miis, no Wii U. Infelizmente, ainda não há indícios de que o demo se tornará um game completo. Será? Também para o Wii, descobrimos que Mario Party 9 e Fortune Street já estavam sendo desenvolvidos para o console.

A Nintendo ainda colocou o carro na frente dos bois e anunciou que um novo game da série Super Smash Bros. estava a caminho, tanto para 3DS quanto para o Wii U — somente para se arrepender e dizer que a revelação foi precipitada demais. Agora é tarde! Todos os fãs da Nintendo já estão roendo as cutículas por ansiedade.

Enquanto isso, no Japão, o 3DS consegue atingir a marca de um milhão de unidades vendidas, superando todos os desastres ocorridos na Terra do Sol Nascente em meados do lançamento do novo portátil.

Julho


Depois da explosão de novidades, a mídia fez de tudo para extrair o máximo que conseguiu dos estilhaços. Como resultado, tivemos a divulgação de uma infinidade de vídeos amadores e informações internas a respeito dos games anunciados no mês anterior. Em meio a tanto burburinho e curiosidade, recebemos a confirmação dos nomes Super Mario 3D Land e Mario Kart 7 e relembramos os tempos de Game Boy com o lançamento de Mario's Picross para o eShop do 3DS.
Em julho, na televisão brasileira, foi ao ar uma chamada do Programa do Ratinho completamente baseada na série Mario. Tratava-se de uma animação em Adobe Flash na qual as imagens dos apresentadores e animadores eram usadas sobre sprites de Super Mario World e Super Mario All-Stars. Xarope, né?

Agosto


No mês do cachorro louco, a Nintendo abaixou o preço do 3DS para R$ 799 na tentativa de driblar os massivos prejuízos comerciais. No eShop, o obscuro jogo de estilo breakout da série Mario Alleyway chegou ao eShop já avisando que Super Mario Land 2: Six Golden Coins seria o próximo título clássico da franquia a chegar no sistema de downloads.

Setembro


O party game Fortune Street começou a ganhar força na mídia e reconhecimento por sua natureza fora do Japão — o título para Wii marca a primeira vez em que a série Itadaki Street é lançada no Ocidente. Em setembro de 2011 também descobrimos que, 22 anos depois do lançamento original de Super Mario Land, a Nintendo finalmente decidiu dar um nome ocidental para alguns dos inimigos, que antes eram mundialmente tratados por suas alcunhas japonesas. A mudança aconteceu devido à chegada da aventura clássica de Game Boy para o eShop do 3DS na Europa, que levou os jogadores de volta aos quatro reinos da distante região de Sarasaland. Ao fim de setembro, chegou o fantástico Super Mario Land 2: Six Golden Coins, a sequência do jogo original desenvolvido sob a supervisão do mestre Gunpei Yokoi. Podemos dizer que foi um mês de recordações em preto, branco e tons de cinza.

No Mundo Real, a Nintendo of America brigava pelos direitos autorais sobre o domínio SuperMario.com, que — acredite ou não — ainda não pertencia à companhia. A queixa foi prestada à Organização Mundial da Propriedade Intelectual — a OMPI (ou WIPO), uma entidade integrante da ONU com foco na proteção de marcas intelectuais — tornando-se o caso D2011-1348.

Outubro


Enquanto Super Mario 3D Land ganha detalhes, informações, imagens e comerciais às massas, alguns itens, elementos e personagens de Mario Kart 7 são explorados mais a fundo pela mídia — embora de forma menos desenfreada. Estranhamos a imagem do Luigi transformado em pedra; no fim, talvez o novo Tanooki não fosse tão limitado quanto parecia! Em outubro, a Nintendo oficialmente tomou posse do domínio SuperMario.com que havia reivindicado, usando-o para redirecionar ao website do game Super Mario 3D Land. Enquanto isso, na Austrália, a Nintendo realizou um heptatlo de Mario Kart num evento temático inteiramente dedicado à série. Uma verdadeira viagem ao passado, de kart e asa-delta.
No dia das bruxas, as Bella Twins, lutadoras de WWE, se fantasiaram de Mario e Luigi para participar de um royal rumble temático. Infelizmente, elas foram desbancadas. Talvez teriam ganhado com o uso de algum Power-Up?


Novembro


O mês foi estampado com múltiplos eventos de lançamento de Super Mario 3D Land em todo o mundo e a visita de Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, ao Brasil. Com o lançamento da nova aventura do encanador, spoilers massivos começam a pipocar e rolar soltos por aí. Mario também invadiu os escritórios da MTV Geek em Nova York para comer salada, dar palestras e anunciar sua nova plataforma. Do outro lado do universo, Mario e Sonic se encontram para participar das Olimpíadas de 2012 em Londres com Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games — que mostra que encanadores e ouriços podem não ter tanta etiqueta ao jantar com o príncipe da Inglaterra ("alguém pediu chili-dog"?) —, distribuído numa exclusiva boxart amarela. Enquanto isso, screenshots do encabulado Mario Tennis para 3DS chegam bem tímidas à telinha do PC, de pouco a pouco. Para fechar o mês, o periférico Mario Kart 7 Wheel, um volante para o 3DS, foi lançado na Europa; mas não me pergunte o porquê.

Mais polêmico que mamilos, a PETA — Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais — acusou Super Mario 3D Land de fazer apologia ao uso de casacos e roupas de pele de animais com a imagem de Tanooki Mario. Ignorando o fato de que a roupa é adquirida por meio de uma Super Folha baseada unicamente em uma lenda do folclore japonês, a ONG conseguiu a atenção que queria na mídia e logo se calou, pedindo aos fãs do Mario que se acalmassem e que nada passava de uma grande brincadeira — tão sem graça quanto A Praça é Nossa.

Dezembro


Chegamos ao fim do ano com o lançamento oficial de Mario Kart 7 para 3DS e Fortune Street para Wii. Conhecemos aquela que pode ser considerada como a melhor Rainbow Road da história de Mario Kart e nos divertimos, sim, com o clima Banco Imobiliário do novo game de tabuleiro da turma do Mario. Olhando para as pequenas coisas da vida, Wario Land: Super Mario Land 3 chegou ao eShop do Japão. Falando em eShop, o Super Mario Bros. original foi anunciado para o programa de embaixadores do 3DS no Japão — onde não será necessário ser um embaixador para obter o jogo sem custo algum!

Já na Nintendo, o assunto foi a aposentadoria do criador do Mario, Shigeru Miyamoto, que confirmou seus planos de sair de seu cargo atual na empresa e já há algum tempo prepara profissionais para substituí-lo quando o fizer. Em seguida, foram feitos os remendos para acalmar os ânimos da mídia — e o bom e velho gênio do desenvolvimento continua na casa.

O Ano do Guaxinim


Criado em Super Mario Bros. 3 no fim dos anos '80, o traje de Guaxinim tem sido relembrado na série Mario uma vez por década. Super Mario All-Stars (Super NES, 1993) e Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 (2003) são um bom exemplo disso. Em 2011, o Tanooki Suit voltou com força total em Super Mario 3D Land, levando os gamers das antigas a uma nova e espetacular jornada com o uniforme felpudo. Só faltou mesmo um Rei do Cogumelo dizendo "obrigado, bondoso guaxinim. Por favor, me diga seu nome". Sem falar que o rabo de guaxinim foi distribuído tanto para heróis quanto para inimigos, chefões e karts. Tendo em vista que até um tijolo tem rabo em Super Mario 3D Land, nos sentimos seguros em nomear 2011 como o "Ano do Guaxinim" para a franquia Mario. E quem sabe para a indústria como um todo?
2011 certamente foi um ano de muitas surpresas e decepções. No geral, tivemos experiências inesquecíveis, especialmente no mundo dos portáteis. O que será que 2012 reserva para os fãs da mais lucrativa franquia de games da história? Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (3DS), Mario Party 9, Luigi's Mansion 2, Mario Tennis e Paper Mario estão entre as maiores respostas. E que venha 2012, com muito mais novidades e surpresas inesquecíveis. Um feliz ano novo a todos!
Revisão: Rafael Neves
Siga o Blast nas Redes Sociais

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).