Game Music: The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony

em 21/01/2012

Você se lembra da coluna Game Music? Caso não se lembre (ou talvez nem conheça), não é para menos, já que faz um bom tempo que não public... (por Daniel Moisés em 21/01/2012, via Nintendo Blast)

Game Music: The Legend of Zelda 25th Anniversary SymphonyVocê se lembra da coluna Game Music? Caso não se lembre (ou talvez nem conheça), não é para menos, já que faz um bom tempo que não publicamos nada nesta coluna que fala especificamente sobre músicas e trilhas sonoras de jogos. E que momento melhor para ressuscitá-la senão agora, com o recente lançamento de The Legend of Zelda: Skyward Sword? É verdade que a última aventura de Link tem uma trilha sonora excelente – o que era de se esperar de um jogo da série – mas, na realidade, não é exatamente sobre ela que vou falar aqui e sim sobre o CD de músicas que acompanha o jogo. O CD intitulado “The Legend of Zelda: 25th Anniversary Symphony” e que traz espetaculares versões orquestradas de diversas músicas conhecidas da série, fazendo mais uma belíssima homenagem aos seus 25 anos.

O bundle lendárioMeses antes do seu lançamento, foi divulgado que haveria um bundle especial na pré-venda de Skyward Sword que, além do jogo, traria um CD com músicas orquestradas da série e um controle Wii Motion Plus comemorativo, na cor dourada. Contudo, por mais atrativo que esse conjunto fosse, o trabalho de fazer a compra antecipada em sites americanos e o preço mais elevado fez com que muitos desanimassem de comprar a edição especial com o Wii Motion Plus dourado e, por tabela, abrissem mão também do CD.

Grande foi a alegria dos fãs, então, quando foi revelado que o CD de músicas não ficaria restrito apenas ao bundle especial da pré-venda e também seria incluso nas versões “comuns” do jogo. Assim foi que o jogo chegou às lojas no fim do ano passado e todos que o compraram puderam ter a alegria de abrir a caixinha e ver, além do disco do jogo, o CD dourado de The Legend of Zelda: 25th Anniversary Symphony. Sim, todas as cópias postas à venda no período do lançamento de Skyward Sword contém o CD de músicas, mas se você realmente quer possuir um destes e ainda não comprou o jogo, é bom não demorar muito para adquiri-lo, pois é bem provável que mais para frente, a fim de reduzir custos, o CD deixe de ser distribuído e o jogo seja vendido isoladamente.

O belo CD dourado das músicas

Mas chega de enrolação, é hora de falar sobre o que realmente interessa, que é o conteúdo deste CD. Infelizmente, a sua duração é curta: contendo apenas oito faixas, o disco pode ser ouvido do início ao fim em pouco menos que 50 minutos. Ao terminar, não há como não sentir aquele desejo de que o repertório fosse maior, com mais rearranjos orquestrados de outras músicas icônicas da série. Mesmo assim, cada segundo desta lendária sinfonia merece ser apreciado repetidas vezes.

Será que tem alguma ocarina aí no meio?Os responsáveis por este magnífico trabalho são muitos. Temos os compositores (incluindo, é claro, Koji Kondo, o compositor original de The Legend of Zelda e vários outros jogos e séries da Nintendo), as pessoas que criaram os arranjos especialmente para estas versões, além da talentosa orquestra e sua condutora. Para mais informações sobre quem participou, veja a ficha de dados informativos no final da matéria. E o resultado foi, sem dúvida, um enorme sucesso. Tanto que o trabalho não ficou limitado apenas a este CD e a Sinfonia de Aniversário de 25 anos de The Legend of Zelda fez diversas apresentações pelo Japão, Europa e Estados Unidos. A sinfonia continuará a ser apresentada, agora com o título “Symphony of the Goddess”, mas por enquanto apenas nos Estados Unidos. Nós ficamos aqui sonhando que um dia ela chegue ao Brasil, mas enquanto isso não acontece, o jeito é ouvir as músicas do CD, fechar os olhos e imaginar que estamos escutando a orquestra ao vivo.

Confira, a seguir, cada uma das faixas contidas no CD:

1. The Legend of Zelda 25th Anniversary Medley

O CD já começa em grande estilo, com uma faixa que traz uma sequência de músicas de vários jogos da série. Nos primeiros segundos, ouve-se a música tocada dentro da câmara da Triforce em A Link to the Past (SNES), seguido pelo tema principal de Spirit Tracks (DS) e o tema de Dragon Roost Island, de The Wind Waker (GameCube). À continuação, um trecho do tema principal da série é tocado, mas a melhor parte é a que vem logo em seguida: o tema do Dark World, de A Link to the Past, uma das melhores músicas da série, na minha opinião (e que deveria ser mais utilizada... o único outro jogo no qual ela é tocada é Super Smash Bros. Brawl). A faixa termina com mais um pouco do tema principal e um trechinho de Zelda’s Lullaby. É ou não é um começo para deixar qualquer fã vibrando de empolgação?

2. Kakariko Village - Twilight Princess Theme

A música tema de Kakariko Village sempre foi outra de minhas favoritas da série e, pelo fato de ter sido escolhida para estar incluso no CD, este também parece ser o sentimento de muitos. Desde que foi utilizada pela primeira vez, em A Link to the Past (SNES), esta música passou por vários rearranjos, mas não é de se surpreender que a versão tocada no CD seja a de Twilight Princess (GameCube / Wii), já que a trilha sonora deste jogo é excepcionalmente bem trabalhada. E é claro que o relaxante e familiar tema de Kakariko Village sempre manteve o seu charme característico e, independentemente de qual jogo a música te faça lembrar, basta fechar os olhos para imaginar um cenário rural, um moinho e um monte de galinhas cacarejando por aí.

3. The Wind Waker Symphonic Movement

Fica suspeito se eu disser que a trilha sonora de The Wind Waker (GameCube) está entre as minhas preferidas da série? É, eu sei, eu sei... se continuar assim, eu vou dizer que todas as músicas da série são as minhas preferidas. Mas não há como negar que The Wind Waker conta com uma excelente trilha, que se destaca das demais com seu estilo próprio. A terceira faixa do CD captura toda esta magia da música de The Wind Waker, com um movimento sinfônico que reúne as principais do jogo, como a do prólogo, os temas de Outset Island, dos piratas e do Great Sea, a música da batalha contra Ganondorf e, é claro, o tema principal do jogo. Dá uma vontade danada de pegar um GameCube e reviver a aventura de Link pelo Grande Mar.

4. Gerudo Valley

Dentre tantas músicas excelentes presentes na trilha sonora de Ocarina of Time (N64), o tema de Gerudo Valley pode parecer, a princípio, uma escolha peculiar para inclusão no CD. De fato, muitos provavelmente pensariam primeiro em outras como o tema de Hyrule Field, Zelda’s Lullaby, Saria’s Song ou Epona’s Song, por exemplo. Mas, justamente por não estar entre as que geralmente pensamos primeiro, e escolha foi muito boa. Afinal, a música é ótima, empolgante e orquestrada fica melhor ainda. Um medley de Ocarina of Time (como o que está incluso em Super Smash Bros. Brawl) teria sido muito bom também, mas lotar o CD de medleys provavelmente teria sido um pouco apelativo. Portanto, o melhor mesmo é aproveitar esta excelente versão do tema de Gerudo Valley, imaginando um deserto, cavalos, arco-e-flecha, mulheres bandidas e carpinteiros correndo de maneira afeminada.

5. Great Fairy's Fountain Theme

A quinta faixa é o momento de relaxar e recuperar as energias antes da última parte do CD, com o tema da Grande Fada. Grande Fada? Que Grande Fada que nada, esta é o tema da “tela dos saves”! Pois é, esta música acabou ficando muito mais conhecida por ser aquela que sempre toca quando se vai selecionar qual jogo salvo utilizar, ou começar um jogo novo. Apesar de ser bonita, não sei se merecia uma única faixa especialmente para ela...

6. Twilight Princess Symphonic Movement

Mais um movimento sinfônico com a trilha sonora de outro grande favorito da série. Ouvir esta faixa é como reviver Twilight Princess (GameCube / Wii) em apenas dez minutos. O começo é lento e com um tom triste, o que me faz lembrar de Hyrule tomada pelo poder das trevas. No terceiro minuto, a música se torna empolgante com o tema principal do jogo, e imagino Link cavalgando pelos belíssimos cenários do jogo, em sua jornada para salvar Hyrule. A segunda metade começa dramática, com a música de confronto entre Link e Ganondorf e termina com um final triunfante. Verdadeiramente épico, assim como o jogo.

7. The Legend of Zelda Main Theme Medley

Nenhuma compilação de músicas de The Legend of Zelda estaria completa sem a música tema da série. E o que falar sobre ela, senão que é a composição musical que retrata perfeitamente toda a grandiosidade da série, desde que foi usada pela primeira vez, no primeiro The Legend of Zelda (NES)? (Interessante notar a inclusão da famosa musiquinha de “resolução de um puzzle”, tocada em 0:50)

8. Ballad of the Goddess from Skyward Sword

Já que o CD vem junto com Skyward Sword, é claro que não podia faltar a música tema do novo jogo: Ballad of the Goddess. Quem está jogando Skyward Sword, jogou recentemente, ou acompanhou os vídeos divulgados antes do seu lançamento, já deve conhecer bem a música, mas é realmente uma fantástica composição e uma ótima maneira de encerrar o CD. Agora, uma curiosidade: se você acha que a música Ballad of the Goddess soa estranhamente familiar, o motivo disso é que ela é nada mais nada menos que Zelda’s Lullaby. Basta ouvi-la de trás para frente. Isso mesmo, Ballad of the Goddess é Zelda’s Lullaby invertida. Para comprovar, consiga um áudio da música tema da Princesa Zelda e use um programa de edição de áudio para inverter a faixa toda. Coloque-a para tocar e você ouvirá, claramente, a música Ballad of the Goddess.

Dados Informativos:

Compositores: Koji Kondo, Toru Minegishi, Kenta Nagata, Asuka Ohta, Hajime Wakai
Arranjos: Kosuke Yamashita, Chad Seiter
Condutora: Eimear Noone
Orquestra: Orchestra Nova San Diego
Local da gravação: Bastyr Chapel, Kenmore, WA – Estados Unidos

E assim chegamos ao fim deste CD, um fantástico tributo à série e um presente incrível para os fãs. E você, o que achou das músicas de The Legend of Zelda: 25th Anniversary Symphony?

Revisão: Jaime Ninice

Todos os Links estão contentes com a sinfonia


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.