O mundo está dizimado. A Ciência dominou e devastou a Terra. A legislação vigente autoriza que qualquer pessoa possa levar o que quiser sem nem ao menos dizer “Obrigado”. É um cenário ideal para mercenários gananciosos e um caos sem fim atrás de riquezas. Este é Forsaken, um jogo de tiro 3D em primeira pessoa, produzido pela Probe Entertaiment e pela Iguana, sendo distribuído pela Acclaim, para o Nintendo 64.
Quando o poder foge às mãos do homem…
Bem, você se encontra em um mundo devastado. A ciência evoluiu muito fugindo ao controle dos humanos e se tornando auto-sustentável. Mas algo aconteceu. A superfície da Terra foi dizimada enquanto um sistema dotado por inteligência artificial acidentalmente escutava funk sem fones de ouvido causando uma reação de fusão incontrolável. Resultado: um ano depois a Terra está morta e é classificada como “condenada”, tornando o planeta um lugar ideal para que qualquer ser vivente se aproveite de suas riquezas. Assim começa Forsaken, com uma cambada de mercenários xingando a mãe do outro enquanto causam explosões e trocam tiros em nome de uma ganância sem fim.
Sim, tudo isso poderia ter sido evitado, se o maldito funkeiro estivesse usando fones de ouvido.
Sombrio Visual Pós-Apocalíptico
O que esperar de um jogo que vive um cenário pós-apocalíptico? Oras! Bailes funks todas as noites durante toda a eternidade, não é? Não! Para o seu bem, a visão do inferno ainda não chegou e o cenário do jogo mostra uma visão um pouco mais diferente do que um lago de enxofre com mulheres-frutas e cantores com um cérebro do tamanho de uma PDS. Forsaken mostra que mesmo com um acidente dessa magnitude, muitos dos lugares permaneceram intactos. Lugares como instalações militares, reatores nucleares e templos são ambientes onde a troca de tiros em busca de ouro e cristais se inicia.
Jogabilidade e Multiplayer
Andar voando por aí em uma hoverbike enquanto procura por riquezas e destrói inimigos parece bastante complicado, não? Pareceria, se o controle do jogo não fosse bom. Forsaken 64 possui controles de fácil domínio que até um hamster obeso poderia facilmente dominar.
O multiplayer do jogo é outro ponto fortíssimo. Sem dúvidas, perdendo só para Goldeneye 007. Ele possui o segundo melhor multiplayer para o console sem sombra de contestações. E, se pensa o contrário, que sua opinião queime no fogo da Santa Inquisição! Brincadeiras a parte, Forsaken fica entre o Top 10 dos multiplayers para N64.
Outro ponto atrativo do jogo são suas armas. Quem jogou sabe o quanto elas eram únicas. Céus! E eram muitas! Cada arma possui três níveis de poder dependendo de quantos power pods você encontrasse. Logicamente, quanto mais power pods fossem encontrados, mais devastador seria seu poder de fogo e mais inimigos pediriam pela mãe naquele momento. Queira ou não, algumas das armas são essenciais para momentos de crise ou contra chefões.
Jogando ou não. O som arrebenta
Sinceramente, Forsaken possui uma das melhores trilhas sonoras para Nintendo 64. Independente da posição que ele ocupe no ranking, é impossível não concordar que as músicas não traduzam o sentimento de vazio e caos que imperam no jogo. O tom sombrio junto com músicas eletrônicas e drum and bass criam a harmonia e o ambiente proposto do jogo. Todo o trabalho musical foi realizado e produzido por The Swarm que, entre todas as faixas, produziram Pure Power, música título do jogo.
Não há como negar que Forsaken 64, seja considerado um dos melhores títulos do Nintendo 64. Talvez pouco conhecido, mas não menos um ótimo jogo. Este é um daqueles games de ficção que merecem estar no currículo de todo gamer. Se você curte um bom jogo de tiro com um tema futurista e odeia funk, agradeça a Forsaken por te fazer a pessoa melhor que é hoje.
Revisão: Leandro Freire