A produtora WayForward conseguiu criar um padrão de qualidade para games lançados para DSiWare por causa de títulos como Shantae e Mighty Flip Champs. Eles valem cada centavo gasto para deixar seu portátil mais divertido e variado. Agora, com sua primeira empreitada no eShop do 3DS, a produtora tentou mostrar que seu padrão de qualidade continua elevado e que pode fazer com que as escolhas nas compras de novos games via download podem começar a partir de seu novo título, Mighty Switch Force. A questão é uma só: o padrão foi elevado ou a WayForward tropeçou?
Capturando beldades
Assim que ligamos o 3DS para começar a aventura, um game estiloso é apresentado. Ele possui uma arte impecável e a trilha sonora é muito bacana. Jogamos na pele da oficial Patricia Wagon, que deve recapturar algumas belas fugitivas que se perderam em cenários complexos com alguns inimigos que não hesitarão em ficar em seu caminho. A nossa heroína possui uma arma para destruir os adversários e abrir caminho para encontrar todas as belezinhas. Com isso em mente, pode até parecer que Mighty Switch Force é um game de ação e, mesmo vendo somente as imagens, podemos compará-lo a um Mega Man. Na verdade este game é muito mais um puzzle do que parece, pois a verdadeira questão aqui é como capturar as fujonas pelo cenário - que lembram labirintos bem montados - em curto período de tempo. Para resolver cada um dos dezesseis desafios, é necessário saber planejar, tentar e errar, pois se calcular algo errado, você poderá perder corações e ficar cada vez mais perto de um game over. A dificuldade é crescente, o que é um deleite para aqueles que gostam de um autodesafio.
Clique do poder
Para quem apenas der uma olhada nas imagens de Mighty Switch Force, o game pode parecer ordinário e nada de mais. Mesmo com gráficos bacanas e cores vivas, o que realmente ressalta na aventura é o simples apertar de um botão. Com um clique no L do Nintendo 3DS, plataformas aparecem e desaparecem para ajudar nossa heroína a alcançar certos lugares e até mesmo a derrotar certos inimigos impossíveis de se atingir com a arma. Este é o verdadeiro ponto estratégico e o que dá o maior foco no estilo puzzle. Sem planejamento ou total certeza de quando acionar certas plataformas, você pode ser obrigado a reiniciar toda a missão. É bom ser perspicaz e cuidadoso em suas ações. Além de todo esse foco na estratégia, há mais um elemento que pretende desafiar ainda mais o jogador: a corrida contra o tempo. É dessa forma que nos obrigamos a jogar as mesmas fases várias vezes para provar a todos que podemos finalizar a missão no menor tempo possível.
Falta um algo a mais
Se você leu o que escrevi com atenção até agora, poderia acreditar que simplesmente adorei o game. Não é bem assim. O grande problema de Mighty Switch Force é a falta de um conteúdo extra. Algo que nos faça revisitar a aventura por mais vezes, já que o tempo de gameplay é curto e quase não há extras. A produtora WayForward aposta nos desafios contra o tempo e nos recordes pessoais para que o jogador não encoste o game no interior do 3DS. Infelizmente isso não é o suficiente para nos prender por dias a fio e, aos poucos, acabamos voltando para outros títulos mais duradouros como Pushmo ou Mario VS Donkey Kong.
Mighty Switch Force é um ótimo título, mas não é completo e nem dá essa sensação ao jogador.
Pontos Positivos:
- Bela mistura de puzzle com ação
- Ótima arte
- Divertimento instantâneo
Pontos negativos:
- Falta um algo a mais para nos prender no game por mais tempo
- Inutilidade do efeito 3D
Mighty Switch Force – Nintendo 3DS – Nota Final: 8.0
Gráficos: 8.0 | Som: 8.0 | Jogabilidade: 8.0 | Diversão: 8.0
Revisão: Leandro Freire