Blast from the Past: F-Zero X (N64)

em 24/12/2011

Quando ocorreu uma das maiores mudanças gráficas no mundo dos games, todos nós nos deslumbramos com a nova realidade trazida com polígonos e... (por Anônimo em 24/12/2011, via Nintendo Blast)

250px-F-Zero_X_frontQuando ocorreu uma das maiores mudanças gráficas no mundo dos games, todos nós nos deslumbramos com a nova realidade trazida com polígonos e tudo o mais. A evolução foi quase inacreditável, pois estávamos saindo do mundo side-scrolling e caminhando para um novo mundo em terceira dimensão. Super Mario 64 nos trouxe mais cores, um novo direcional e um sistema de câmera usado até hoje. Kirby 64 mostrou que os games com a visão lateral ainda podiam resistir e que só precisavam de um toque mais fino. Mas quando vimos pela primeira vez toda a velocidade de F-Zero X, nossas mentes viajaram e passamos a nos perguntar: Por que eu não jogava as aventuras do Capitão Falcon dessa forma antes?

3,2,1, GO!

Lançado em 1998, F-Zero X é considerado o melhor game da franquia. Na época de seu lançamento, os brasileiros estavam à beira de um colapso nervoso ao ver a seleção de futebol perder a Copa para a França. As locadoras de games ainda F-Zero X (J)_1bombavam, e é claro que este título do Capitão Falcon e Cia. estava entre os que quase nunca permaneciam nas prateleiras às sextas-feiras. Suas qualidades beiravam a perfeição da potência do Nintendo 64, os 30 veículos eram tão estilosos quanto seus pilotos, as pistas possuíam formas variadas como túneis e até mesmo loopings. A sensação de velocidade que o game trazia era de babar. Assim que o letreiro eletrônico indicava os segundos antes da largada já era possível apertar o botão de acelerar para que seu veículo saísse do chão e ficasse flutuando sobre a pista. Este efeito dava a sensação de urgência, de que estávamos prontos para o que nos estava por vir. Cada ultrapassagem era comemorada, pois F-Zero X pode ser tudo, menos um game fácil.


Cada volta é uma volta

F-Zero é famoso por ser uma das franquias mais difíceis da Big N - nem vou comentar sobre o sadismo que é F-Zero GX de Game Cube - e por isso a versão de 64 entra com louvor para a lista. Jogar o game no modo mais fácil (Novice) é o que chamamos de “modo normal” de certos games, mas ao adentrar aos modos Expert e Master, o pesadelo começa. Fica quase impossível ultrapassar veículos de pilotos tops, o controle sobre o seu próprio veículo acaba se tornando muito mais complexo e mantê-lo em pistas sem acostamento é um desespero puro. Pois é, ter sangue frio é o mínimo para completar tudo o que F-Zero X tem a oferecer.

F-Zero_X

O modo multiplayer faz jus ao sucesso estrondoso que o Nintendo 64 trouxe para o mundo. Até quatro jogadores simultâneos podem se enfrentar em corridas extremas e divertidas. Há o modo time-attack para aquele jogador que gosta de mostrar bons tempos de corrida e há o meu modo favorito: Death Race, onde nosso simples objetivo é aniquilar todos os carros da pista e ser o único sobrevivente. Este modo fez muito sucesso nas casas de muitos mundo afora, pois misturava velocidade com destreza nos controles. Um ótimo desafio.

f-zero_x_003

 

64DD

443088394_oEm 2000 foi lançado (infelizmente APENAS no Japão) uma expansão para o acessório Nintendo 64DD. Ele trazia 12 novas pistas, um editor de carros, um modo de criação de pistas, novas músicas na trilha sonora, dois novos campeonatos e a possibilidade de se criar campeonatos pessoais. Isso aumentava o já enorme tempo de jogo do cartucho e acrescentava mais diversão entre os que curtiam jogar de multiplayer. Pena que o expansor nunca chegou ao ocidente, o que nos privou de uma quantidade muito maior de tardes passeando por Mute City.

00610


Final Lap

F-Zero X não apenas fez com que os fãs da versão de SNES se surpreendessem com a nova empreitada, mas trouxe uma gigantesca nova legião de corredores futuristas para o grupo seleto de fãs da Nintendo. Até hoje é considerado o melhor da série, um dos melhores games do N64 e um dos mais desafiantes.
Consegue jogar todas as pistas no modo Master?
Então você é o verdadeiro Capitão Falcon.
Parabéns!

images

 

Revisão: Leandro Freire


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.