Quando ocorreu uma das maiores mudanças gráficas no mundo dos games, todos nós nos deslumbramos com a nova realidade trazida com polígonos e tudo o mais. A evolução foi quase inacreditável, pois estávamos saindo do mundo side-scrolling e caminhando para um novo mundo em terceira dimensão. Super Mario 64 nos trouxe mais cores, um novo direcional e um sistema de câmera usado até hoje. Kirby 64 mostrou que os games com a visão lateral ainda podiam resistir e que só precisavam de um toque mais fino. Mas quando vimos pela primeira vez toda a velocidade de F-Zero X, nossas mentes viajaram e passamos a nos perguntar: Por que eu não jogava as aventuras do Capitão Falcon dessa forma antes?
3,2,1, GO!
Lançado em 1998, F-Zero X é considerado o melhor game da franquia. Na época de seu lançamento, os brasileiros estavam à beira de um colapso nervoso ao ver a seleção de futebol perder a Copa para a França. As locadoras de games ainda bombavam, e é claro que este título do Capitão Falcon e Cia. estava entre os que quase nunca permaneciam nas prateleiras às sextas-feiras. Suas qualidades beiravam a perfeição da potência do Nintendo 64, os 30 veículos eram tão estilosos quanto seus pilotos, as pistas possuíam formas variadas como túneis e até mesmo loopings. A sensação de velocidade que o game trazia era de babar. Assim que o letreiro eletrônico indicava os segundos antes da largada já era possível apertar o botão de acelerar para que seu veículo saísse do chão e ficasse flutuando sobre a pista. Este efeito dava a sensação de urgência, de que estávamos prontos para o que nos estava por vir. Cada ultrapassagem era comemorada, pois F-Zero X pode ser tudo, menos um game fácil.
Cada volta é uma volta
F-Zero é famoso por ser uma das franquias mais difíceis da Big N - nem vou comentar sobre o sadismo que é F-Zero GX de Game Cube - e por isso a versão de 64 entra com louvor para a lista. Jogar o game no modo mais fácil (Novice) é o que chamamos de “modo normal” de certos games, mas ao adentrar aos modos Expert e Master, o pesadelo começa. Fica quase impossível ultrapassar veículos de pilotos tops, o controle sobre o seu próprio veículo acaba se tornando muito mais complexo e mantê-lo em pistas sem acostamento é um desespero puro. Pois é, ter sangue frio é o mínimo para completar tudo o que F-Zero X tem a oferecer.
O modo multiplayer faz jus ao sucesso estrondoso que o Nintendo 64 trouxe para o mundo. Até quatro jogadores simultâneos podem se enfrentar em corridas extremas e divertidas. Há o modo time-attack para aquele jogador que gosta de mostrar bons tempos de corrida e há o meu modo favorito: Death Race, onde nosso simples objetivo é aniquilar todos os carros da pista e ser o único sobrevivente. Este modo fez muito sucesso nas casas de muitos mundo afora, pois misturava velocidade com destreza nos controles. Um ótimo desafio.
64DD
Em 2000 foi lançado (infelizmente APENAS no Japão) uma expansão para o acessório Nintendo 64DD. Ele trazia 12 novas pistas, um editor de carros, um modo de criação de pistas, novas músicas na trilha sonora, dois novos campeonatos e a possibilidade de se criar campeonatos pessoais. Isso aumentava o já enorme tempo de jogo do cartucho e acrescentava mais diversão entre os que curtiam jogar de multiplayer. Pena que o expansor nunca chegou ao ocidente, o que nos privou de uma quantidade muito maior de tardes passeando por Mute City.
Final Lap
F-Zero X não apenas fez com que os fãs da versão de SNES se surpreendessem com a nova empreitada, mas trouxe uma gigantesca nova legião de corredores futuristas para o grupo seleto de fãs da Nintendo. Até hoje é considerado o melhor da série, um dos melhores games do N64 e um dos mais desafiantes.
Consegue jogar todas as pistas no modo Master?
Então você é o verdadeiro Capitão Falcon.
Parabéns!
Revisão: Leandro Freire