As Olimpíadas têm um poder enorme sobre as pessoas desde o seu início em 776 a.c. Para se ter ideia, durante o período dos jogos era proclamada a proibição da guerra e nenhum peregrino poderia ser atacado. Era a famosa "trégua sagrada". Considerando que Sonic e Mario travaram uma verdadeira guerra durante a hoje saudosa década de 90, período em que a Sega ainda produzia consoles, podemos dizer que a série Olympic Games surgiu como uma verdadeira "trégua sagrada" entre os dois dos maiores personagens da história, e toda a sua turma. Foi lançada em 2007 a primeira versão, antecedendo os jogos do ano seguinte, em Pequim (China). Em 2009, anterior aos jogos de inverno de Vancouver (2010) chegou a segunda versão. Agora que estamos no ano anterior aos próximos jogos, a versão londrina foi lançada (15 de novembro de 2011).
Assim como a própria Olimpíada, todo novo crossover das duas franquias (Mario e Sonic) carrega um misto de ansiedade e preocupação. Afinal, os jogos sempre nos deixam contentes por si só, mas nos preocupa saber se eles serão superiores às suas versões anteriores. Com a evolução da tecnologia, só nos resta exigir que sim e, caso contrário, a decepção se tornará evidente. Mas não adianta ficar apenas esperando: que comecem os jogos!
Delegações olímpicas
Os personagens na estreia em 2007 eram 16 ao todo – 8 da turma do Sonic e 8 da turma do Mario. No game seguinte, em 2009, foram acrescentados mais 4 - 2 para cada lado. Na versão londrina, foram mantidos os mesmo participantes da versão de inverno. A habilidades também são as mesmas, ou seja, quem era mais voltado para o quesito força ou velocidade, continua forte ou veloz, respectivamente. Vamos aos super atletas:
Delegação “sônica”
All-Around (equilibrados)
- Amy
- Blaze
Speed Type (Velocidade)
- Sonic
- Shadow
- Metal Sonic
Power Type (Força)
- Knuckles
- Vector
Skill Type (Habilidade)
- Tails
- Dr. Eggman
- Silver
Delegação “encanadora”
All-Around (equilibrados)
- Mario
- Luigi
- Bowser Jr.
Speed Type (Velocidade)
- Daisy
- Yoshi
Power Type (Força)
- Bowser
- Wario
- Donkey Kong
Skill Type (Habilidade)
- Peach
- Waluigi
Como já virou tradição desde o primeiro game, além dos personagens das duas franquias, também é possível jogar utilizando o seu próprio Mii, o que é sempre uma opção interessante e divertida, pois até as roupas podem ser desbloqueadas. Além de se fantasiar dos próprios participantes, como Mario, Sonic ou Peach, ainda existem alguns trajes na versão power-up, como Bee Mario (Super Mario Galaxy, Wii) e Penguin Mario (New Super Mario Bros. Wii). Fora do universo dos videogames, ainda temos a opção de fantasiar nosso Mii de Wenlock, o esquisito e animado ciclope que é mascote da próxima Olimpíada.
Mais do mesmo
O jogo nem de longe busca por uma experiência que se aproxime de simulação. A ideia é realmente colocar vários esportes com jogabilidade casual juntos. Os controles continuam parecidos com os da primeira versão de 2007 (Mario & Sonic at the Olympic Games), ou seja, super simples e intuitivos de serem executados. A grande decepção fica por parte da ausência de suporte ao Wii MotionPlus, que há muito tempo não é novidade no mercado e cairia como uma luva para determinados esportes, como os que usam raquete, por exemplo.
Em relação aos eventos em si, não existem grandes novidades nessa área na versão para Wii, sendo que apenas 4 esportes realmente novos foram acrescentados: hipismo, badminton, canoagem e futebol. A versão para 3DS, por outro lado, promete mais modalidades, como BMX, judô e marcha atlética.
Badminton se resume aos balanços da raquete para acertar o alvo e "não deixar a peteca cair", literalmente. No hipismo, exige-se equilibrar o Wiimote e o Nunchuk para passar pelos obstáculos, os quais não devem ser derrubados, e cuidado para "não cair do cavalo". A canoagem é um joguinho de ritmo, no qual é necessário balançar o controle no momento certo. O futebol é uma versão pobre de Mario Strikers Charged (Wii, 2007), ainda assim divertida, apesar de ser complicado criar jogadas um pouco mais elaboradas, pois os passes não são muito precisos e não existem opções como cruzamento, cabeceadas ou dribles variados. Mas as faltas estão lá, então cuidado ao dar aquele carrinho por trás!
Além dos esportes normais, que qualquer pessoa pratica no dia a dia, existe a categoria Dream Events, com modalidades que só em sonhos alguém poderia participar. Um bom exemplo é a Dream Spacewalk, localizada em Sky Station Galaxy, de Super Mario Galaxy 2 (Wii, 2010), na qual 4 atletas devem voar ao espaço sideral, cada um com sua própria estrela luma, para derrotar uma Dino piranha. Os jogadores devem sincronizar as formações de voo para que os ataques sejam disparados. O time que vencê-la no menor tempo será o campeão.
Vamos conferir a lista completa de eventos:
Modalidades olímpicas
Atletismo (Athletics)
- Corrida de 100 metros (100m Sprint)
- 110 metros com barreiras (110m Hurdles)
- Revezamento 4x100 metros livres (4x100m Relay)
- Salto em distância (Long Jump)
- Lançamento de martelo (Hammer Throw)
- Lançamento de disco (Discus Thwrow)
- Lançamento de dardo (Javelin Throw)
Ginástica (Gymnastics)
- Barras paralelas assimétricas (Uneven Bars)
- Trampolim (Trampolining)
- Fita (Rhythmic Ribbon)
Aquática (Aquatics)
- Natação 100 metros nado livre (100m Freestyle)
- Nado sincronizado (Synchronised Swimming)
Outras
- Canoagem: 1000 metros (Canoe Sprint 1000m)
- Hipismo (Equestrian: show Jumping)
- Badminton
- Vôlei de praia (Beach Volleyball)
- Tênis de mesa (Table Tennis)
- Futebol (Football/Soccer)
- Tiro esportivo (Shooting - Pistol)
- Esgrima - Florete (Fencing - Épée)
- Ciclismo de pista - perseguição por equipes (Tracking Cycling - Team Pursuit)
Modalidades dos sonhos
- Dream Long Jump
- Dream Rafting
- Dream Discus
- Dream Uneven Bars
- Dream Hurdles
- Dream Equestrian
- Dream Sprint
- Dream Trampoline
- Dream Spacewalk
- Dream Fencing
Festa em Londres
Esse modo de jogo (London Party Mode) é um dos maiores diferenciais que podemos encontrar no game. É uma espécie de Mario Party, valendo-se da cidade de Londres como cenário/tabuleiro. São 4 participantes por partida e o objetivo é coletar adesivos (stickers) para colar no seu álbum de turismo. O primeiro que preencher por completo será o vencedor. Para conseguir esses adesivos, disputas em mini-games são travadas entre os jogadores. Estes joguinhos acontecem ao badalar do famoso relógio Big Ben ou quando, por exemplo, encontra-se um NPC (personagem não controlável), que oferece a oportunidade de competir por adesivos - que pode muito bem ser negada.
A princípio esse modo é um pouco confuso e não traz relação alguma com os jogos Olímpicos em si: existe apenas para valorizar a bela cidade de Londres e, claro, entreter os jogadores com uma opção diferente do que as de costume nos títulos antecessores da série. E da mesma forma que os jogos da franquia Mario Party, apenas em grupo, com os amigos, é possível realmente se divertir com esse modo, caso contrário pode ser um tanto enfadonho.
Posição no pódio
Esse novo crossover entre os poderosos Mario e Sonic deixou um pouco a desejar. A mesma fórmula dos seus predecessores foi repetida, com apenas pequenos acréscimos. Os controles ficaram acorrentados à mesmice, que se por um lado é simples e acessível, por outro é bastante limitadora, considerando os avanços nos mecanismos - veja-se a falta do MotionPlus. Poucas foram as novidades no número de modalidades, perdendo, inclusive, para a sua versão portátil (3DS), ainda a ser lançada no próximo ano. Apenas o London Party Mode, versão menor e alternativa de jogos da série Mario Party, apareceu como destaque, acrescentando uma alternativa às modalidades olímpicas em si.
O visual também não inovou na série, bem como os sons do jogo, que podem ser encontrados repetitivamente nas respectivas franquias de Mario e de Sonic. Ainda assim, quando jogado em multiplayer é que o game encontra a sua força, pois o esquema de controles é fácil para qualquer um pegar sem precisar de um período de aprendizado maior que alguns minutos, sendo uma opção bastante viável para os jogadores mais casuais. Além do mais, quase todas as modalidades trazem a opção para até 4 jogadores, o que dificilmente deixará alguém de fora da festa, que tem um bom valor no quesito diversão. Dessa forma, apesar de o game não alcançar o lugar mais alto do pódio, ainda ganha uma honrosa e merecida medalha de bronze.
Prós
- Diversos personagens jogáveis das franquias Mario e Sonic;
- Esquema de controles fácil e de curto aprendizado;
- Modo multiplayer local para até 4 jogadores em quase todas as modalidades;
- Modo London Party estilo Mario Party bem divertido.
Contras
- Fórmula repetida dos controles, visual e sons;
- Poucas modalidades novas;
- Ausência do Wii MotionPlus.
Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games – Wii – Nota Final: 7.5
Gráficos: 7.0 | Som: 6.5 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 8.0
Revisão: Bruna de Lima
* Essa matéria estará na Revista Nº 27 (dezembro)