No último dia 15 de novembro o Rio de Janeiro foi palco do Cosplay in Rio, evento idealizado pela galera do Instituto Japão Pop BR. Como a edição desse ano era homenagear o mundo dos games, foram escalados para o quadro de jurados jornalistas de diversos veículos focados em games, atores e alguns representantes de outros eventos. Ao todo se apresentaram doze duplas de diversos cantos do Brasil, que competiam entre si pelo prêmio de R$ 3.000,00 para o primeiro colocado.
Graças à temática gamer, pudemos assistir a apresentações que homenageavam séries ilustres, como The Legend of Zelda e Breath of Fire. Antes de começar a competição, o grupo Anime Daiko, do Paraná, presenteou os visitantes com um show de tambores ao ritmo de Naruto e The King of Fighters. Também rolou um mini-concurso entre os cosplayers não-competidores, no qual a galera que foi devidamente fantasiada pôde disputar o gosto do público.
Entre uma apresentação e outra, Wendel Bezerra, a voz do Goku e do Bob Esponja, bateu um papo com os apresentadores do evento, onde falou um pouco sobre sua rotina como dublador e deu sua opinião sobre a atual situação do mercado de dublagem nacional. Simpático, Bezerra fez uma brincadeira onde narrou um encontro entre Goku, Bob Esponja e Edward Cullen (de Crepúsculo) participando do Karaokê do Gugu Liberato. Com direito a muitas piadas, a apresentação foi simplesmente impagável!
Ao final das apresentações, foi feita a contagem de votos dos jurados e finalmente chegou-se a um veredito. Em terceiro lugar ficou a dupla Gabriela de Lima e Nathália Lelis, interpretando o Breath of Fire II, com a média final 8,78.
A segunda colocação ficou para a dupla formada por Gabriel Paz e Vinícius Oliveira, que apresentaram um encontro entre Zero, da série Megaman, e Chris Redfield, de Resident Evil, inspirada no jogo Marvel vs. Capcom 3. A média final da dupla foi de 9,11.
E o primeiro lugar ficou para Paulo Melo e Juliana Pereira e sua espetacular apresentação de Vampire Hunter D., mangá e animê que recebeu um jogo para PlayStation em setembro de 2000.
Com apresentações de nível internacional, o Cosplay in Rio mostrou que o Rio de Janeiro tem potencial para ser a capital brasileira do Cosplay. Com muitos efeitos especiais e ótimas atuações, o evento, que reuniu as 12 melhores duplas de cosplayers do Brasil, foi capaz de mostrar que cosplay é uma arte de gente grande (mas também de gente pequenininha, né, mini Miku?)
O Nintendo Blast agradece a organização do Cosplay in Rio pelo convite para participação do júri.