E foi dada a largada! A Brasil Game Show teve início na última quarta-feira, dia 5 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Reservados à imprensa, os três primeiros dias foram cheios de conferências destinadas a negócios, desenvolvedores e mercado. Dentre as inúmeras palestras, três delas chamaram bastante atenção por mesclar assuntos específicos a interesse dos gamers.
A conferência da Rovio, produtora responsável pelo super sucesso Angry Birds, “abriu” o ciclo de palestras no primeiro dia e foi apresentada pelo vice-presidente da empresa para a América Latina, Jere Erkko. Destacando o crescimento da empresa e de sua principal franquia, Erkko falou um pouco da história de Angry Birds (lançado pela primeira vez na App Store do iPhone em 2009), reclamou da política de aprovação de jogos no Brasil e apresentou os números impressionantes da franquia. Hoje Angry Birds ultrapassou 350 milhões de downloads, tem 300 milhões de minutos jogados por dia e 150 milhões de usuários ativos mensalmente. O objetivo da empresa é atingir a marca de 1 bilhão de downloads até o fim do próximo ano. Impossível tapar o sol com a peneira e negar que a empresa acertou em cheio ao criar o jogo dos pássaros zangados.
No segundo dia de conferência, fomos reapresentados ao Xperia PLAY pelo Karl-Johan Dahlström, diretor de relações com desenvolvedores da Sony Ericsson. Durante a apresentação, Dahlström nos mostrou mais números impressionantes: de acordo com ele, 80% dos usuários jogam todos os dias no aparelho e a EA consegue vender mais jogos nesta plataforma do que em todas as outras juntas. Reafirmando que esta é a primeira plataforma móvel destinada única e exclusivamente ao entretenimento, o diretor convocou os desenvolvedores presentes (eram muitos) a aprender e trabalhar na plataforma. Algumas ferramentas foram apresentadas, recomendações dadas e diversos momentos de quase-súplica aos desenvolvedores. E a conferência praticamente ficou por isso mesmo – nem uma novidade sequer.
Talvez o PLAY seja realmente um bom aparelho, mas não acredito que ele já seja suficientemente popular e/ou rentável para que empresas ou desenvolvedores independentes adotem a plataforma e comecem a trabalhar nela. Particularmente, nunca vi uma pessoa sequer com esse aparelho (mentira, vi duas que ganharam um aparelho cada depois de gritarem feito loucas no auditório). Você conhece alguma?
Para finalizar o segundo dia, Zafer Cohen, lead animator de Batman: Arkham City, subiu ao palco e nos fez sentir, pela primeira vez, verdadeiramente em uma feira de vídeo games, e não de desenvolvedores. Ao invés de falar, falar e falar, ele executou a demo do jogo apresentada à imprensa na E3 desse ano – e foi durante a jogatina que ele nos falou sobre as novidades do título, cujo lançamento está previsto para o dia 18 de outubro.
No jogo, controlamos primeiro a sensual Mulher-Gato (deram uma exagerada nas curvas dela, mas tá valendo) para só depois controlar o morcegão que está cheio de novos movimentos. O que mais impressionou foi a nova capacidade de planar por todo cenário com o personagem. Não fossem as informações que você precisa arrancar dos bandidos na base da porrada, você poderia planar o cenário inteiro e ir logo aos finalmentes. Depois de quase 30 minutos de apresentação, perguntas vem e vão e ficamos sabendo que o jogo virá com legendas em português já no lançamento.
esta sexta, além da abertura da feira para o público geral, ainda teremos o keynote do Yoshinori Ono (produtor da série Street Fighter), mas isso é papo para outro post.
A Brasil Game Show 2011 vai até o dia 09, domingo.