Assim como na série Super Mario Galaxy, Luigi tem atributos diferentes de seu irmão: baseado no vídeo, parece que o homem de verde pode correr mais rápido e pular mais alto que seu irmão. Kenta Motokura, diretor de arte de Super Mario 3D Land, explicou que Luigi estará disponível como um personagem jogável em fases especiais — que poderão ser acessadas após o World 8-4.
Somado a isso, foi revelado que, mesmo com a remoção das capacidades de voo do Tanooki Mario/Luigi, a habilidade de se transformar em pedra ainda estará presente no game, e o que é melhor — com as mesmas funções de antigamente. O diretor Koichi Hayashida afirmou que um de seus maiores desejos era o de trazer a estátua de Kṣitigarbha de volta à série Mario, revivendo os tempos de Super Mario Bros. 3. Outro elemento que representa novidade no game é um novo tipo de bloco "?" dentro do qual Mario pode se esconder para passar despercebido por inimigos. Por enquanto, eles são chamados de hatena boxes.
O jogo terá um modo time attack, no qual, como recompensa por passar a fase, o encanador é desafiado a uma corrida contra um tipo de Shadow Mario; se a versão obscura de si mesmo o tocar, Mario sofrerá danos, tornando os oponentes mais similares aos Cosmic Marios de Super Mario Galaxy.
As aplicações do StreetPass do 3DS em Super Mario 3D Land também foram detalhadas: os recordes de tempo obtidos nas citadas fases extra poderão ser compartilhados entre usuário de 3DS por meio da função. A interação entre outros sistemas 3DS também trará benefícios aos jogadores através das Toad Houses do game: quanto mais você usar o StreetPass, mais Power-Ups estarão disponíveis quando você visitar as casinhas.
Super Mario 3D Land será lançado para 3DS no dia 13 de novembro de 2011.
Via Siliconera | IGN