Blast from the Past: Diddy Kong Racing (N64)

em 11/10/2011

Quando peguei o game pela primeira vez, confesso que estava repleto de preconceitos. “Um Mario Kart genérico” foi o primeiro pensamento q... (por Jean Duarte em 11/10/2011, via Nintendo Blast)

Diddy_Kong_RacingQuando peguei o game pela primeira vez, confesso que estava repleto de preconceitos. “Um Mario Kart genérico” foi o primeiro pensamento que me veio.

A verdade é que não é bem assim. Confesso que, até há pouco tempo, me peguei jogando o Diddy Kong Racing do Nintendo 64 com meus amigos. O jogo agrada a todas as idades e traz diferentes jogabilidades com a possibilidade de escolher os mais variados veículos para a corrida. Caso não conheça essa obra, está convidado a conhece-la agora.

Uma ilha pacífica, chamada Timber's Island, foi invadida por um porco cruel e maldoso, chamado Wizpig. Ele escravizou os quatro guardiões da ilha, assumindo o controle desta. Os amigos de Timber The Tiger (e alguns inimigos de Diddy) vem ao socorro da ilha e resolvem desafiar Wizpig, a fim de conquistar todos os trajetos. Drumstick, o melhor corredor da ilha, depois de sua derrota foi transformado num sapo pelos poderes de Wizpig.

Indeed, a blast from the Past…

Lembro-me bem da cena, como se fosse ontem. Há cerca de um ano, atrás, manutenções no meu trabalho fariam-me passar a madrugada por lá. Pensei com meus amigos e, depois de algumas ideias, levaríamos um Nintendo 64. O game escolhido foi Diddy Kong Racing. E então começou o flashback de 1 segundo na minha cabeça.

DiddyKongRacingVi o jogo pela primeira vez numa locadora de games que, a muitos anos, fechou. Tinha uma TV slim lá, e Diddy Kong Racing na tela. Eu ridicularizei o jogo. Olhei para os “karts” e achei que eram velocípedes. Os gráficos também não me animaram muito, mas estava curioso demais por ser um lançamento da Rare. Eu devia dar uma oportunidade devido ao Donkey Kong Country que eu tanto amava. Peguei a ultima cópia disponível e fui ao teste.

À primeira vista, achei o game um tanto maçante. O modo aventura não me trouxe grandes dificuldades e prazeres, visto que era necessário fechar as corridas para ganhar um balão dourado. Para algumas pistas, é necessário uma certa quantidade balões dourados. Logo, não é possível correr em pistas mais avançadas, até que se terminem as básicas.

Os heróis anônimos

Diddy-Kong-Racing-Character-SelectNa tela de seleção de personagens, vi uma boa variedade e, mais uma vez pensando no Mario Kart, fiquei pensando se haviam diferenças entre eles. Entre os personagens, poucos perceberam que, em alguns anos depois, veríamos dois protagonistas de games: Banjo (à direita, em cima) e Conker (a esquerda, abaixo). A Rare já estava fazendo o marketing de seus futuros heróis, em meados de 1997.

No fim das contas, não senti tanta diferença assim entre eles. Dei-me conta disso quando jogava com meus amigos. A tela divide-se para acomodar todos os jogadores e a corrida maluca começa!

Por terra, céu ou mar

É possível correr usando três tipos de veículos, e aqui que o jogo se destaca dos outros, fazendo com que você precise treinar para encontrá-los . Eles podem ser usados em qualquer fase e possuem alguns déficits:

  • Carro: Veículo principal do jogo. Extremamente rápido na terra, mas terrivelmente lento na água. É o principal da maioria das pistas.
  • Hovercraft: Utilizado principalmente na água, mas anda na terra também. Dificuldade em manobras. Requer treino
  • Avião : É considerado o mais veloz de todos os veículos. Mas seus controles são totalmente diferentes dos outros veículos.

Balões?

Existem sete tipos de balões, cada um com suas funções. Os dourados e os prateados não se encontram no meio das pistas.

O Balão Dourado é obtido a cada vitória. Um determinado número de balões é necessário para abrir cada mundo, como dito anteriormente. O prateado é semelhante, mas é encontrado no segundo modo aventura, em que as corridas são reversas.

Os balões que possuem power-ups para ser usados na corrida podem sofrer upgrade, se você pegar dois ou 3 da mesma cor.

  • Balão Vermelho: 1 Míssil, 1 míssil teleguiado, 10 mísseis
  • Balão Azul: Turbo, Turbo Azul (mais rápido), Turbo Roxo (mais rápido ainda).
  • Balão Verde: Óleo, Mina, Bolha.
  • Balão Amarelo: Escudo Vermelho, Escudo Azul (mais duradouro) Escudo Verde (ainda mais duradouro).
  • Balão Arco-Íris:Ímã Amarelo, Ímã Vermelho (mais forte), Ímã Verde (mais forte ainda).

Clássicos imortais

diddy11Terminamos o trabalho, e continuamos jogando até as 5 horas da manhã. Fiquei com inveja do meu grande amigo, Bujnowski. Além de dono do game, ele ganhou quase todas as disputas. Eu sabia que passaria um bom tempo até eu jogar Diddy Kong Racing novamente, e desde esse dia, não joguei mesmo. Perdi quase todas as corridas, mas com a promessa de que, um dia, eu retornaria para conquistar a vitória, leve o tempo que levar.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.