Stage Select: Tree Top Bop (Donkey Kong Country Returns)

em 16/09/2011

Desde o Super Nintendo que ficamos acostumados com as belas fases da franquia Donkey Kong Country, pois elas são desafiadoras, bem feitas, c... (por Alberto Canen em 16/09/2011, via Nintendo Blast)

Tree Top BopDesde o Super Nintendo que ficamos acostumados com as belas fases da franquia Donkey Kong Country, pois elas são desafiadoras, bem feitas, com músicas marcantes e inimigos divertidos. A sua versão para Wii, Donkey Kong Country Returns,  desenvolvida brilhantemente pela Retro Studios não deixou por menos, continuou com maestria a série e fez um enorme sucesso de imediato. Os estágios agora contém novidades, como elementos interativos, mas vários outros foram mantidos, a exemplo das fases bônus, bananas, moedas e balões de vida. Vale a pena conferir uma das primeiras fases do jogo e o que há de novo no mundo dos Kongs.
Nesse novo DKC houve uma bela evolução dos estágios, com cenários cheios de vida e interativos tomando lugar das paisagens quase estáticas dos jogos anteriores. Tudo é bonito e natural. Encontrar árvores tropicais que balançam e dificultam os saltos, por exemplo, são comuns nessa fase que estamos destacando, que é a terceira do jogo. Um belo céu azul de final de tarde e o vulcão atrás completam o visual.

Captura de tela 2011-09-16 às 09.31.061-3-B

Ainda é necessário coletar as famosas letras K-O-N-G, mas também existem pedaços de um quebra-cabeça (Puzzle Pieces) a serem encontrados, que podem ser de 5, 7 ou 9 partes. No caso de Tree Top Bop, apenas 5 são necessários. Eles ficam bem escondidos e vão fazer com que o jogador tenha que explorar bem a fase.

Captura de tela 2011-09-16 às 09.11.17

Infelizmente, uma das qualidades mais divertidas dos jogos, os animais ajudantes, apareceram em uma quantidade irrisória, apenas 2: o Squawk (o papagaio) e o meu favorito, Rambi, o rinoceronte, que aparece pela primeira vez justamente nessa fase em análise.


Toda ajuda possível


  • Tutorial PigTutorial Pig: esse simpático porco tem várias serventias: substituiu os antigos Star Barrels como checkpoints; ensina como usar os controles durante a partida; diz quais botões apertar para realizar certas ações; e algo que vocês nunca viram, ele sugere que o jogador, após morrer 8 vezes numa mesma fase, use o Super Kong, um DK bem mais experiente que irá passar a fase no seu lugar.
Captura de tela 2011-09-16 às 14.05.00Super Kong

  • RambiRambi: todo mundo que já jogou DKC conhece e gosta desse poderoso rinoceronte. O Rambi, além das habilidades antigas – de poder correr e de destruir quase tudo com o seu chifre – tem duas novas: destruir estacas de madeira e bater no chão. A única fraqueza desse ajudante especial é ter medo de fogo, então evite tocar em inimigos que estejam em chamas, pois irá perder a sua montaria. Em Tree Top Bop, o Rambi é fundamental para alcançar a primeira fase bônus, por isso essa é uma parceria obrigatória.
Captura de tela 2011-09-16 às 09.20.28Captura de tela 2011-09-16 às 13.44.58

Inimigos novos, mas não melhores


  • AwkAwk: são aves de penas azuis e bico de papagaio. Entre os inimigos do jogo, esse certamente é o mais fraco e fácil de vencer, pois eles são lentos, não possuem algum tipo de ataque (além de esbarrar nos Kongs) e apenas ficam andando de um lado para o outro. Um pulo em cima deles e está resolvido.

  • FrogoonFrogoon: são sapos verdes que pulam alto e inflam. Não oferecem um grande desafio, mas podem causar algum dano, caso um pulo saia mal calculado. Então é bom não se distrair. Quando são derrotados, eles voam se esvaziando, como balões que perdem o ar rapidamente.

  • HopgoonHopgoon: outra espécie de sapo. Mas ao contrário dos frogoons, eles não ficam inflando no mesmo lugar, e sim pulando pelo cenário, o que faz deles um inconveniente maior. Também não são difíceis de serem derrotados, mas podem causar danos aos mais apressados.

  • Tiki GoonTiki Goom: tem forma de um bongo, bem do tipo que o DK adora bater, e é o membro mais comum do Tiki Tak Tribe, um grupo maligno que que aparece em DKCR em que seus integrantes têm, na maioria das vezes, aparência de um instrumento musical (até por terem poderes relacionados à música) e tem a capacidade de hipnotizar os animais, com a exceção dos ajudantes dos Kongs. Se você ficou com saudades dos Kremlings (dos antigos DKCs) e interessado em saber qual dos grupos é o melhor, não deixe de conferir o nosso Blast Battle entre esses dois tipos de vilões.

  • Tiki DoomTiki Doom: é uma versão maior do tiki goon, ou seja, um bongo grande. Se tiver uma chance, certamente irá morder qualquer dos Kongs que esteja ao seu alcance (não ofereça a mão). Para vencê-lo é necessário um ataque rolando, com um barril ou três pulos sobre sua cabeça. Ele ainda podem servir como plataforma para alcançar locais mais altos, então use esse inimigo ao seu favor.

Bônus e Puzzle


Puzzle Piece LevelsAs fases bônus são bem conhecidas pelos jogadores de DKC. Nesse novo game, elas têm uma função ainda maior e não podem passar batidas por conterem algo muito valioso: os Puzzle Pieces. Em Tree Top Bop existem duas fases bônus, o que significam dois dos cinco pedaços do quebra-cabeça.
  • Bônus 1: esse primeiro bônus é bem simples, basta coletar todas as bananas e moedas no tempo predefinido de 30 segundos.
Captura de tela 2011-09-16 às 13.41.48Captura de tela 2011-09-16 às 10.07.11
  • Bônus 2: esse também não será problema, até porque ainda é a terceira fase. Novamente os 30 segundos começam a contar para que as bananas e moedas sejam todas adquiridas.
bonus 2Captura de tela 2011-09-16 às 10.07.46

E você, caro leitor, qual é a sua fase favorita de Donkey Kong Country Returns que merece um Stage Select? Deixe o seu comentário.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.