Há dezenas de personagens mundo afora que representam um rival para algum protagonista. Este rival não é necessariamente um vilão ou um inimigo, mas sim alguém que difere da personalidade de seu adversário. Podemos lembrar de muitos exemplos como Knucles nos games da série Sonic, Vegeta no anime Dragon Ball Z, e Falco no espaço de Star Fox. Mesmo que Kirby represente um mundo fofinho e sossegado, um rival é sempre bem-vindo, pois é ele quem força o protagonista a se esforçar mais e ser cada vez melhor. Meta Knight é o cara que bate de frente com a bolota rosa, e muitas vezes se mostra mais competente do que o próprio Kirby.
Mistério. Este poderia muito bem ser o nome do meio do intrigante e complexo personagem que apareceu em praticamente todos os games da série Kirby. Sua fisionomia é muito parecida com seu rival: ele é basicamente uma bolota com braços e pernas. A grande diferença está em suas vestimentas. Meta Knight usa uma máscara por toda a sua face, uma capa no maior estilo Batman, algo como uma armadura para protegê-lo nos combates, botas e luvas bem bacanas.
Kirby anda vestindo apenas… Bem… Nada.
Além das roupas muito estilosas e bacaninhas, o misterioso guerreiro utliza-se de uma espada tão legal, mas tão legal que daria para usarmos uma matéria inteira sobre ela. Bom, o nome da arma é Galaxia, uma espada de ouro puro com um rubi em sua base. Ela é poderosa a ponto de soltar raios contra os inimigos, e possui um corte extremamente afiado. Para poder manejar uma arma tão especial, Meta Knight deve ser um exímio espadachim, algo que ele já provou em sua participação em Super Smash Bros Brawl com seus golpes certeiros e potentes. Não é á toa que ele é considerado um personagem top no game. Sua capa – a Dimensional Cape - possui certos poderes como a manipulação de espaço e a habilidade de voô/levitação.
Sua aparência sem a máscara e os apetrechos é um segredo guardado muito bem, mesmo que muitos gamers por aí já viram sua real face. Meta Knight esconde grandes segredos além de seu físico, suas intenções são sempre bem obscuras. Há momentos onde ele parece querer ajudar Kirby usando todas as suas habilidades, mas há vezes onde ele mais parece como um vilão, se metendo no caminho da bolota rosa e até mesmo entrando em combate com o herói. Em geral, Meta Knight é um personagem ambíguo, mas eu o considero com boas intenções, pois suas principais aparições são para dar uma força para salvar Dream Land.
Seu código de honra é algo a ser muito valorizado. Sempre que enfrenta Kirby em um combate, Meta Knight entrega a seu adversário uma espada para o confronto ser de igual para igual. Isso deve-se muito ao fato de que ele é um comandante de um exército de soldados conhecidos como “Meta-Knights” e dono da nave de combate conhecida como Battleship Halberd.
Há muitos personagens que podem ser considerados rivais de grandes heróis e protagonistas. Desde Gary na série Pokémon a Asuka em Evangelion. Eles estão lá para equilibrar as aventuras, dar um desafio para o herói ser forçado a crescer, mas nunca para derrubar a ideia de unidade. Meta Knight não apenas se encaixa muito bem nas aventuras de Kirby como muitas vezes consegue roubar a cena e se tornar muito mais do que um rival. Ele torna-se um protagonista.