Desde junho, quando a E3 2011 agitou Los Angeles, o mercado de games não estava prestes a viver uma semana tão movimentada como agora. Na madrugada de terça-feira, a Nintendo realiza uma conferência onde deve anunciar novos softwares e acessórios para o Nintendo 3DS. Já na quinta-feira, é a vez do início da Tokyo Game Show 2011, um dos eventos mais tradicionais do universo dos games. Nosso foco hoje é a conferência que a Nintendo realiza na terça, que vai ter como personagem principal o seu portátil, que luta bravamente para se reerguer no mercado japonês.
Nintendo 3DS Conference 2011
Quando: 13 de setembro
Horário: 1h da madrugada do dia 12 para o dia 13 no horário de Brasília
Transmissão em vídeo pelo site: Nintendo 3DS Conference 2011
Muito se fala sobre o que a Nintendo pode anunciar na tal conferência. Jornais e agências de notícias falam em “grandes anúncios”, mas o que nós sabemos mesmo é que muitas novidades devem ser reveladas – uma tentativa de mudar a opinião daqueles que acham que estão faltando games para o Nintendo 3DS. A verdade é que é meio difícil imaginar o que realmente será mostrado pela Nintendo, mas algumas coisas são meio certas, como a aparição do add-on que acrescenta um segundo circle pad ao portátil e grandes novidades de Mario Kart 7, Super Mario 3D Land, Monster Hunter Tri G e Kid Icarus: Uprising, que chegam às lojas até o final do ano.
Além dessas certezas, alguns rumores vêm povoando os fóruns de discussão mundo afora. Reunimos as principais especulações abaixo (algumas delas já apareceram aqui no Nintendo Blast) e opinamos sobre cada uma delas:
-
Anúncios de grandes games para o 3DS
Ace Attorney 5: É uma boa possibilidade, principalmente se pensarmos que o quarto game da série foi lançado há mais de quatro anos (isso se não contarmos, logicamente, o spin-off Investigations, lançado em 2009). A série sempre teve uma grande identificação com as plataformas Nintendo, então mais cedo ou mais tarde o quinto game da série deve mesmo aparecer. O único ponto contrário é que Capcom e Level 5 trabalham atualmente em Professor Layton VS Ace Attorney, o crossover mais legal dos últimos tempos, o que pode atrasar o anúncio até o próximo ano.
Baten Kaitos 3: É praticamente certo que a série Baten Kaitos deve voltar em breve, principalmente depois da promessa de que a próxima edição da revista oficial da Big N no Japão, a Nintendo Dream, vai trazer os detalhes sobre o próximo projeto da Monolith Soft e após dicas de um integrante da equipe de desenvolvimento. A grande questão é: Baten Kaitos volta no Nintendo 3DS ou no Wii U? Pelo jeito é no portátil.
Castlevania: Foram três os Castlevania lançados para o GameBoy Advance e três os lançados para o DS. Todos foram sucessos comerciais importantes para a Konami, o que nos leva a crer que um título da franquia para o 3DS é realmente muito provável. É mais um anúncio que mais cedo ou mais tarde vai acontecer, a questão é se será nessa terça-feira ou não.
Contra: O último game da série Contra foi lançado justamente para o DS, alcançando bons números de vendas, principalmente nos EUA. A Konami deu a entender na última E3 que a franquia vai retornar em breve, só não revelou em qual console isso pode acontecer. De toda forma, as possibilidades da aparição da franquia no 3DS são boas.
Fire Emblem: Perfeito para portáteis, a série estratégica da Nintendo se deu muito bem no DS e não deve ser diferente no 3DS. Os rumores do anúncio de um novo título são cada vez mais fortes, o que pode indicar que esse é o momento perfeito para a Nintendo colocar um fim na boataria e confirmar o desenvolvimento do título.
Final Fantasy 4 Warriors of Light 2: Os rumores sobre uma possível continuação de FF 4 Warrios of Light (Final Fantasy Gaiden no Japão) apareceram pela primeira vez no fórum NeoGAF, conhecido por ter usuários infiltrados dentro das empresas. O primeiro game da série não foi lá tão bem (tanto em vendas como na recepção da crítica), mas quem sabe as coisas não melhorem nessa continuação?
Etrian Odyssey: Apesar de não ser um grande sucesso de vendas ao redor do mundo, a série da Atlus acumula cada vez mais fãs. Com três games lançados para o DS, é bem provável que possíveis novas continuações apareçam no portátil da Nintendo. Resta esperar.
God Eater 3DS: Com grande sucesso no Japão, a série da Namco Bandai, claramente inspirado em Monster Hunter, vem conquistando cada vez mais os jogadores nipônicos. Os rumores mais recentes apontam que o próximo game da série será lançado para o 3DS e o Vita no começo do próximo ano. Seria um anúncio importantíssimo para o sucesso do portátil na terra do sol nascente.
Hatsune Miku Project Diva: Sucesso no Japão, a série de games de ritmo da SEGA também vai ganhar versão para o 3DS, apontam os rumores. Se confirmado, seria mais um game must-have para os japoneses que teria uma versão para o 3DS, o que pode ajudar, e muito, o portátil por lá.
Mach Rider Unchained: Dos rumores que apareceram nos últimos tempos, esse é, sem dúvida, o mais inesperado. Segundo um usuário do fórum NeoGAF, a Nintendo está planejando o retorno de Mach Rider, um game que mistura corrida e ação lançado para o NES em 1985. Aparentemente, o game sairia em 2012 e o usuário diz que é “facilmente o game mais bonito que eu vi no 3DS até hoje”.
Novo game dos criadores de Wario Ware: Pode ser um novo IP, pode ser uma viagem inimaginável ou pode ser, até mesmo, simplesmente um novo Wario Ware. O que dá pra afirmar com certeza é que a equipe é tão talentosa que independente do projeto vai colocar algo de grande qualidade no mercado.
The Silver Case: Desde 2007, a Grasshopper (de No More Heroes) trabalha em um remake para o DS do game que originalmente foi lançado para o PSX em 1999. Rumores indicam que o projeto foi movido para o 3DS e está prontinho para ser revelado.
Yoshi: Depois de dar vida nova à série Kirby com Epic Yarn, a Good-Feel pode estar sendo a responsável por ressuscitar o dinossauro preferido dos nintendistas. Dizem por aí que o novo game seria um side scroller tradicional, o que seria perfeito para agradar àqueles que, assim como eu, acham Yoshi Island um dos melhores games já criados.
Grandes incógnitas
Redesign para o 3DS: Apesar de ser bem possível que o portátil da Nintendo ganhe uma versão redesenhada algum dia, parece cedo demais para isso acontecer. Alguns acreditam na possibilidade de um novo modelo ser revelado agora, mas isso iria completamente contra a estratégia de alavancar as vendas do portátil pelo mundo afora.
Demos disponibilizadas no eShop do 3DS ainda esse mês: Com a aproximação do lançamento de grandes games – como Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land – está mais do que na hora da Nintendo começar a disponibilizar as esperadas demonstrações de seus lançamentos. Existe a possibilidade do anúncio ser feito nessa terça-feira, por isso vamos torcer muito.
Games inéditos para o eShop: Até o momento, a Nintendo não está muito interessada em disponibilizar games inéditos para o eShop do Nintendo 3DS. Os lançamentos vindos do GB estão cada dia menos interessantes, o que pode forçar a Big N a buscar novos caminhos.
Atualização e novos aplicativos para o 3DS: A Nintendo já deu indícios de que os aplicativos internos do 3DS (como por exemplo o Mii Plaza) devem ganhar updates nos próximos meses. Ficamos na torcida para que além das atualizações novos aplicativos sejam anunciados, tornando o portátil ainda mais completo.
Outros games pra ficar de olho:
- Animal Crossing 3DS (Nintendo)
- Beyond the Labyrinth (Konami)
- Brave Company (Namco Bandai)
- Kingdom Hearts Dream Drop Distance (Square Enix)
- Luigi’s Mansion 2 (Nintendo)
- Metal Gear Solid Snake Eater 3D (Konami)
- New Love Plus (Konami)
- Paper Mario 3DS (Nintendo)
- Professor Layton VS Ace Attorney (Capcom/ Level 5)
- Resident Evil Revelations (Capcom)
- Tekken 3D Prime Edition (Namco Bandai)
Nossos sonhos de consumo:
- Um remake de Final Fantasy V
- Um novo game da série Metroid
- Pokémon Gray ou remakes de Pokémon Ruby/Sapphire
- Novas franquias desenvolvidas pela Nintendo
E você, o que espera ser anunciado nesta terça-feira? Não se esqueça que o Nintendo Blast vai cobrir a conferência em tempo real, via Twitter e liveblog no site.